Já falamos bastante da Fiat Titano aqui, especialmente sobre o fato de assumir o posto de picape média a diesel e 4x4 mais em conta à venda no mercado brasileiro. Mas será que o lançamento só fica à frente das rivais pelo preço?
Bom, para entender isso, fizemos um comparativo virtual entre a picape da marca italiana em sua versão de entrada Endurance, que custa R$ 219.990, e as principais concorrentes do segmento.
Sim, o preço é o maior trunfo da variante de entrada da Titano. Comparada com as rivais Ford Ranger, Toyota Hilux, Nissan Frontier, Mitsubishi L200 e Chevrolet S10, com as mesmas características (diesel, tração 4x4 e cabine dupla) a picape custa em média R$ 25 mil a menos.
Vale mencionar que os valores considerados por nós aqui nesse comparativo são os preços cheios das picapes, sem promoções ou qualquer ação pontual feita pelas montadoras. Dessa forma, a Titano sai na frente.
A Chevrolet S10 era uma das referências entre as picapes médias em tamanho, mas a Titano tem números para barrar a rival. O modelo da Fiat tem 5,33 m de comprimento, 1,96 m de largura, 1,85 m de altura, 3,18 m de entre-eixos e 23,5 cm de distância livre do solo.
Ante a rival da marca da gravata dourada, a Titano é 3 cm menor de uma ponta a outra, 6 cm a mais larga, 7 cm mais alta, tem 10 cm a mais na cabine e 1,5 cm extras na distância em relação ao chão. A picape da Fiat só perde no entre-eixos para a Ranger (3,22 m).
Quando o assunto é a capacidade de carga útil, o modelo recém-lançado fica atrás da Ford Ranger e também da Chevrolet S10, que levam até 1.114 quilos e 1.112 quilos, respectivamente, enquanto a Titano transporta 1.060 quilos.
Por outro lado, a caçamba da picape Fiat é mais ampla quando comparada às concorrentes. São 1.314 litros. A única que chega perto é a Ranger, com 1.250 litros. Outra medida importante, a capacidade de reboque, é mais um trunfo da Titano. O modelo pode puxar 3.500 quilos. O mesmo que Ranger, S10 e Hilux, porém mais que L200 (2.300 quilos) e Frontier (2.800 quilos).
A picape da Fiat se sai melhor em alguns pontos em relação aos modelos da Ford e Chevrolet, mas é contra as rivais da Mitsubishi e da Nissan que deixa a vantagem mais clara.
O motor usado pela Fiat na Titano é o 2.2 turbo diesel DW12, com 180 cv de potência a 3.750 rpm e 37,7 kgf.m de torque a 2.500 rpm. Esse conjunto tem que mover os 2.040 quilos da picape média.
Mais potente, a Toyota Hilux usa motor 2.4 turbo diesel, de 204 cv e 42,8 kgf.m de torque. A Chevrolet S10 também fica na frente com seu motor 2.8 de 200 cv e 44,9 kgf.m de torque. Assim como a Mitsubishi L200, que tem motor 2.4 com 190 cv e 43,9 kgf.m.
As rivais Ranger, com 170 cv e 41,3 kgf.m, e Frontier, com 163 cv e 43,3 kgf.m, têm motores com tamanho parecido ao usado na Titano em litragem, mas ficam ligeiramente atrás do modelo Fiat nos números de potência e torque. A transmissão nas cinco picapes é manual de seis marchas, com tração integral temporária.
O tempo em que os modelos de entrada, conhecidos como “pé de boi”, eram equipados apenas com o mínimo, ficou no passado. A Titano Endurance, por exemplo, tem seis airbags de série (frontais, laterais e de cortina), controles de tração, estabilidade, assistente de partida em rampa e de descida, e piloto automático com limitador de velocidade.
Uma lista próxima à que é oferecida por boa parte das rivais citadas, algumas com mais e outras com menos. A Titano fica à frente da L200, que só tem quatro airbags na versão Outdoor, mas atrás da Ranger XL, que tem sete bolsas - uma extra para os joelhos do motorista.
A S10 e a a Frontier têm alerta de pressão dos pneus, que não faz parte da lista de itens da Titano Endurance.
Em conforto, a picape da Fiat tem ar-condicionado, apoio de braço, três portas USB, tomada 12 Volts, rodas de aço 17 polegadas e iluminação na caçamba. O compartimento, contudo, não vem com revestimento plástico para proteger o assoalho - assim como acontece na Ranger XL e na Frontier S. Nas demais, a tradicional cobertura de poliuretano que protege a pintura vem de série.
As rivais L200, Ranger e Hilux são equipadas de série com central multimídia, o que é bem melhor do que o simples rádio Bluetooth de Titano, S10 e Frontier. Pelo menos a picape da Fiat tem comandos no volante, algo que não existe na grandalhona da Chevrolet e também na da Mitsubishi.
A Titano tem para-choque dianteiro em plástico fosco, o que também ocorre com a Ranger XL. As demais têm a peça na cor do carro.
A estratégia da Fiat para a Titano Endurance parece bem objetiva: atender ao mercado de venda direta. Um motor na medida para o trabalho, sem sobrar ou faltar, e medidas interessantes.
Em equipamentos, a picape italiana oferece o “básico” e um algo a mais, o que algumas rivais também trazem, só que cobrando mais caro. Os argumentos podem pender para o sim ou não, mas a decisão final só cabe a você.
Nós, do WM1, concluímos que a Titano Endurance é mais que adequada a esse uso no trabalho. Mas que também pode ser uma opção interessante para quem busca uma picape cabine dupla 4x4 e a diesel pelo melhor preço - basta abstrair os para-choques na cor preta. as rodas de aço e a falta de alguns mimos a bordo.