Desde o primeiro caso de incêndio do Chevrolet Onix Plus, ainda no pátio da fábrica, a equipe do WM1 vem coletando informações com concessionários e fontes ligadas à Chevrolet. À época, os lojistas informaram que houve uma rápida paralisação nas vendas, mas retomada rapidamente.
Segundo as concessionárias, a paralisação no carro recém-lançado foi feita somente para o reposicionamento de uma mangueira que passava muito próxima às áreas mais quentes do motor. Esse tipo de ação é conhecido como "recall branco", quando é feita internamente e sem a comunicação ao público.
Agora, após o segundo caso de incêndio, a Chevrolet optou pela paralisação na venda do Onix Plus. Além disso, a marca irá convocar todas unidades entregues para passar por outro recall. Segundo a marca, o problema está no software de gerenciamento do motor.
Em comunicado oficial, a GM afirma que "preza muito seus clientes" e detalha o problema encontrado:
Em condições muito especificas e combinadas de pressão atmosférica, temperatura ambiente, umidade relativa do ar e composição do combustível o software de gerenciamento do motor pode, eventualmente, apresentar falha, com risco de danos ao motor e potencial incêndio, como no caso ocorrido na região Nordeste. Esta condição é precedida de um alerta visual no painel de instrumentos – a luz indicadora de funcionamento incorreto, referente ao motor, acende.
Os proprietários dos modelos envolvidos serão chamados a comparecer a uma concessionária Chevrolet para realizar de forma gratuita o serviço. Durante o período em que o carro ficar parado, a empresa irá ceder um veículo alugado ao proprietário.
O agendamento estará disponível em toda a Rede Chevrolet e na Central de Relacionamento Chevrolet pelo 0800-702-4200 assim que a atualização de software estiver disponível.