Você procura por um sedã médio com aspecto esportivo que alie prazer de dirigir com muito conforto, motor ágil e que tenha um excelente custo-benefício? Por que não pensar no Ford Focus Sedan?
O modelo chegou ao Brasil em 2000 já como linha 2001 importado da Argentina através de um acordo comercial do Mercosul, a exemplo do que aconteceu com a linha Escort em 1997. Por aqui era disponibilizado em duas versões, a de entrada sem nomenclatura e a top de linha denominada de Ghia, ambas equipadas com motor inglês Zetec 2.0 16V de 130 cv e 17,9 kgf.m de torque, emprestado do Mondeo. Desde a mais simples, já era possível encontrar direção hidráulica com coluna ajustável em altura e profundidade, ar-condicionado, conta-giros, CD player, vidros elétricos e ajuste de altura do facho do farol etc. Já a Guia recebia a mais rodas de alumínio de aro 15, airbag para motorista e passageiro, freios ABS, teto solar com acionamento manual, acabamento mais caprichado e faróis de neblina.
Dois anos depois do lançamento a versão de entrada ganha a opção do motor Zetec 1.8 16V de 115 cv e 16,1 kgf.m de torque, já utilizado na versão hatch e no Escort. A Ghia, por sua vez, contava como opção o câmbio automático de quatro marchas, além de bancos em couro e teto solar com acionamento elétrico. No ano de 2004, junto com uma leve reestilização no conjunto frontal da linha, estreava o motor nacional Zetec Rocam 1.6 de 103 cv e 14,6 kgf.m de torque associado a uma caixa de transmissão manual de cinco marchas com relações mais encurtadas e a versão base ganhava a nomenclatura GLX e o antigo propulsor inglês 1.8 16V deixava de ser oferecido.
Em 2005 o motor inglês Zetec de 2.0 de 130 cv litros era aposentado abrindo espaço para o Duratec de 147 cv de origem mexicana. Com isso, o leque de opções para o sedã era restrito a GLX 1.6, GLX 2.0 e Ghia 2.0. A opção flexível para a 1.6 só chegaria em 2007 com potências de 112 cv no etanol e 105 na gasolina, mas a maior mudança ocorreria no ano seguinte com a segunda geração totalmente reformulada e ainda importada da Argentina. Com linhas mais sóbrias - por conta do estilo Kinetic, mais fluido e menos angulosas que o New Edge do seu antecessor - o sedã contava com as mesmas versões da primeira: GLX e Ghia, ambas com motor Duratec HE a gasolina, com bloco e cabeçote de alumínio, sistema de admissão variável 2.0 16V de 145 cv, mas em 2009 chegaria o propulsor Sigma 1.6 flexível.
Agora, a potência na gasolina era de 109,3 cv com torque de 11,3 kgf.m ao passo que no etanol a fábrica declarava 115,6 cv e 16,3 kgf.m de torque máximo. Nesse ano, a primeira geração que ainda convivia com a nova, deixava de ser oferecida por conta de um melhor reposicionamento no mercado. A GLX com motor 1.6 era equipada com direção hidráulica, ao contrário das demais que contavam com assistência eletro-hidráulica, além de ar-condicionado, volante em couro, vidros elétricos para os passageiros de trás, apoio de braço dianteiro etc. Na lista de opcionais, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem EBD e assistência de frenagens em curva CBC.
Foi no ano seguinte que a tecnologia flexível chegava ao 2.0 (148/143 cv) e junto a essa novidade, um novo câmbio, batizado de IB5 Plus, fabricado na unidade de Taubaté, que substituía o antigo argentino.
Para 2010, a Ghia deixava o posto para a Titanium e com isso a linha ganhava novos equipamentos como faróis direcionais com acendimento automático, rodas de alumínio aro 16, moldura da grade dianteira e régua do porta-malas cromadas, teto solar elétrico, piloto automático, soleira nas portas dianteiras, porta-luvas refrigerado, sensor de chuva e espelho retrovisor interno eletrocrômico.
De olho na compra
O modelo quando foi lançado no Brasil, causou polêmica com o seu estilo New Edge inaugurado pelo Ford Ka. As linhas ousadas e pouco convencionais para a época dividia opiniões entre os que defendiam e os que odiavam o visual. Controvérsias à parte, o modelo reúne um dos adjetivos mais desejados no segmento dos sedãs: o conforto e o grande volume do porta-malas de 490 litros cujo sistema de dobradiças é do tipo pantográficas que, ao contrário dos tradicionais “pescoço de ganso”, não roubam parte do espaço da capacidade volumétrica.
Pesquisando na internet, é possível encontrar algumas unidades bem completas como a 2.0 Ghia 2007 equipada com ar, direção, trio, airbag para motorista e passageiro, freios ABS e teto-solar, tudo por menos de R$ 25.000, mas tenha calma na hora de fechar o negócio. Como é um modelo que não tem a mesma liquidez de um Honda Civic ou Toyota Corolla, a desvalorização é bem acentuada, sobretudo os primeiros modelos por conta do estilo contraditório. As versões mais comuns de serem achadas em lojas multimarcas são a 2.0 na versão de entrada e, no caso da segunda geração, a Sigma 1.6 flex de 115/109 cv. Aliás, se você quer ter mais agilidade no trânsito, dê preferência a 2.0 que acaba tendo maior potência, mas consumo similar ao 1.6.
Uma grande vantagem do sedã da Ford se comparado aos concorrentes diretos é que ele é um dos modelos com as alíquotas de seguro mais baratas em seu segmento. Com uma cotação realizada no dia 15/07, para a versão Ghia 2007, os preços variam de R$ 2.000 a R$ 3.500 reais, considerando perfil masculino, casado, 34 anos e morador em São Paulo. Comparando com outros sedãs do mesmo segmento como Honda Civic, Toyota Corolla e o extinto Bora, por exemplo, a diferença das cotações de seguro do sedã da Ford chega a custar até 15%, em média, mais barata.
Entres as principais reclamações de donos de Focus Sedan, estão: dificuldade de partida a frio, problema da bomba de combustível mesmo em carros com baixa quilometragem, acabamento inferior dos modelos da segunda geração produzidas a partir de 2008 como o material fonoabsorvente ineficiente, plásticos do acabamento de portas e painel menos caprichados, sobretudo nas versões mais simples, além do arcaico sistema de abertura do capô que necessita da chave para abrir. Outra insatisfação, de acordo com alguns donos consultados, está no serviço de pós-venda de pouca eficiência, falta de peças para pronta entrega e preço das mesmas.
Por falar nisso, ao comprar o Focus Sedan, dê muita atenção a componentes como caixa de direção e conjunto da suspensão que costumam apresentar ruídos ao passar por ruas de pavimento irregular ou de paralelepípedos. Na parte interna, cheque por debaixo dos tapetes se há umidade no carpete, resultado da infiltração ocorrida na porta ou no condensador do ar-condicionado. Outra forma de descobrir o problema é através do mau odor.
Quanto aos recalls, dependendo do ano e modelo do Focus Sedan, atente para saber se foram feitos: substituição do cinto de segurança do motorista nos Focus equipados com airbag (2003), troca da válvula do tubo de vácuo do servo-freio (2003 a 2005), substituição do cabo de controle da velocidade do piloto automático dos modelos equipados com piloto automático e motor 2.0 (2005 a 2008) e verificação e, se necessária, a substituição do reservatório de partida a frio (2010). Na dúvida, entre em contato com a Ford através do número 0800-703-3673 ou pelo site www.ford.com.br. Boa Compra!
Outra opção de usado é...
Volkswagen Bora
Se a esportividade fala mais alto pra você, dê preferência ao sedã da Volkswagen. Derivado do hatch Golf, o Bora é equipado com o mesmo motor do irmão, um 2,0 litros de 116 cv e torque de 17,3 kgf.m a 2400 rpm. Associado a ele, está o excelente câmbio mecânico de cinco marchas com tocadas curtas e diretas, mas a VW dispôs como opcional o câmbio automático de quatro marchas com gerenciamento eletrônico que era disponibilizado tanto para a versão Básica quanto para a Comfortline.
O Bora surgiu por aqui em dezembro de 2000 como modelo 2001 importado do México. Bem equipado, desde a versão de entrada já contava com, direção hidráulica, vidros elétricos nas quatro portas, travas e retrovisores elétricos. A top Comfortline agregava ar-condicionado, airbag para motorista e passageiro, freios ABS com distribuidor eletrônico de frenagem EBD, rodas de alumínio de aro 15, além do acabamento melhorado. A versão flexível só chegaria em 2009 já na segunda geração. Com o motor 2.0, agora a potência era de 116 cv com gasolina e 120 cv no etanol. O torque era de 17,3 kgf.m independentemente da opção do combustível.
O Focus Sedan, por outro lado, acaba ganhando destaque na preferência por quem realmente gosta de abarrotar o porta-malas de objetos - são 490 litros contra 455 litros do VW Bora – além do acabamento mais refinado, conforto e nível de equipamentos.