O Hyundai HB20 foi o carro de passeio mais vendido do Brasil neste primeiro semestre de 2021, à frente do Chevrolet Onix, depois de tantos anos apenas com a medalha de prata. Vamos utilizar o relatório de vendas da Fenabrave, com os dados de junho, para fazer a soma dos seis primeiros meses do ano e mostrar quais foram os carros mais vendidos dos primeiros seis meses.
Mais cedo, o WM1 publicou a relação dos veículos líderes das cinco principais categorias do mercado no mês de junho: hatches, sedãs, SUVs, picapes e esportivos. Agora, o balanço aponta a soma das vendas no acumulado dos seis primeiros meses de 2021, isto é, de janeiro a junho.
Depois de quase uma década na luta (o HB20 foi lançado no Brasil no final de 2012, assim como o Chevrolet Onix), o compacto da Hyundai finalmente conseguiu desbancar o modelo da marca norte-americana na soma de dados dos seis primeiros meses de um ano. Isso aconteceu tanto pela crise de semi-condutores que a marca Chevrolet enfrenta, quanto por méritos da empresa sul-coreana.
Até o Fiat Argo conseguiu desbancar o Onix nestes primeiros seis meses de 2021, com cerca de 400 unidades a mais. O terceiro foi o carro da GM, seguido pelo Fiat Mobi (39.356 emplacamentos no período) e pelo veterano Volkswagen Gol, em quinto, com 36.969 registros. Essa classificação deve se manter até o final do ano.
Apesar da crise que a GM enfrenta, no acumulado dos seis primeiros meses do ano o Chevrolet Onix Plus ainda é o sedã mais vendido, com 28.866 unidades, seguido de longe por Toyota Corolla (19.899 emplacamentos), Volkswagen Voyage (14.832), Virtus (13.023) e Hyundai HB20S (12.092).
Como tem quase 9 mil unidades à frente do sedã japonês, o Onix Plus deve manter a liderança geral no ano de 2021 por mais alguns meses, mas se seguir no ritmo dos últimos três meses, o Corolla deve ultrapassá-lo até outubro e terminar o ano como sedã mais vendido do Brasil.
O Jeep Renegade deve mais uma vez ficar com o posto de SUV mais vendido do Brasil, assim como fez em 2019, se mantiver o ritmo destes primeiros seis meses do ano. Até agora já são 40.607 unidades emplacadas, contra 33.493 do Hyundai Creta, o segundo colocado entre os utilitários no acumulado do ano.
Na sequência vemos Jeep Compass, colado no Creta, com 32.554 unidades; Volkswagen T-Cross, o SUV mais vendido de 2020, com 29.179 registros na quarta colocação; e o Chevrolet Tracker em quinto, com 27.125 unidades vendidas de janeiro a junho.
A Fiat Strada não é somente a picape mais vendida do Brasil, mas também o carro mais emplacado do país - posto que pertenceu ao Onix de 2015 a 2020 e deve mudar de dono se a picapinha da Fiat mantiver o ritmo alucinante de vendas dos últimos meses. Até agora, foram 61.064 unidades vendidas da Strada, contra 34.089 da Toro e 19.236 da Toyota Hilux, a terceira colocada.
Na quarta colocação vemos a Volkswagen Saveiro, com 15.570 unidades registradas pela Fenabrave de janeiro a junho, e na quinta a Chevrolet S10, com 12.782 emplacamentos.
O Porsche 911 vendeu mais 65 unidades em junho e reforçou a liderança do segmento no geral - para mostrar que pretende, mais uma vez, dominar a categoria no mercado brasileiro, como fez em 2020. O número no acumulado do 911 subiu para 598 - lembre-se que falamos de um carro que custa "iniciais" R$ 689 mil na tabela, mas tem sido vendido por valores ainda mais altos.
O Ford Mustang, que se renovou para a linha 2021, ganhou nova versão e ficou ainda mais completo, emplacou 15 unidades em junho e manteve a segunda colocação no acumulado do ano - são 230 no geral, à frente do Porsche Taycan, terceiro colocado no acumulado do ano, com 215 unidades, mas apenas o quinto em junho.
É importante a gente destacar que nessa categoria leva-se em conta somente modelos "nascidos" esportivos. Não são considerados, por exemplo, versões esportivas de carros que já existiam, como BMW M3, Renault Sandero RS ou Audi RS6.