A Ram Classic começou a ser vendida no Brasil no início da noite da última quinta-feira (15). E o lote inicial de 1.465 unidades esgotou no mesmo dia, certamente assustando as rivais.
A Ram Classic tem um motor 5.7 V8 de 400 cv, câmbio automático de oito marchas e tração 4x4. Já a capacidade de carga é pequena - de apenas 531 quilos. A média de consumo urbano é de 5,2 km/l, enquanto o rodoviário é de 6,4 km/l.
Um dos trunfos da Ram Classic é o valor inicial de R$ 349.990. Isso porque fica na mesma faixa de preço das versões topo de linha de picapes médias como a Toyota Hilux GR-S e a Volkswagen Amarok V6 - todas com tamanho menor. A explicação para isso é simples: o modelo vem importado do México e, por isso, não paga imposto de importação.
Confira a seguir o que oferecem essas rivais da Ram Classic e também outras picapes que custam até R$ 30 mil a menos, mas com atributos para disputar os mesmos clientes do modelo americano.
Um pouco mais barata que a Ram Classic, a Volkswagen Amarok V6 Extreme parte de R$ 335.500 e está equipada com um motor 3.0 V6 turbodiesel de 258 cv casado a um câmbio automático de oito marchas.
Um dos pontos fortes da picape é o desempenho: acelera de zero a 100 km/h em 7,4 segundos e vai a 190 km/h. Números superiores aos da Ram Classic, que leva 7,7 segundos para ir a 100 km/h e chega a 174 km/h. Tudo isso com um consumo de 8,3 km/l (cidade) e 8,6 km/k (estrada). A capacidade de carga é de 1.156 quilos.
De série, a Volkswagen Amarok V6 Extreme tem airbags laterais, ar-condicionado automático de duas zonas, faróis com acendimento automático, faróis de xenônio com DRL de LED, bancos de couro e sistema multimídia Discover Media.
A Nissan Frontier PRO-4X custa quase R$ 30 mil a menos (R$ 323.890) que a picape Ram Classic. Mas não deixa de ter certas vantagens frente à americana. A versão aventureira é uma das novidades da linha 2023 do modelo, lançada em maio.
Tem motor 2.3 biturbo diesel de 190 cv e câmbio automático de sete marchas, que proporcionam um zero a 100 km/h em 11,3 segundos e a velocidade máxima 180 km/h. O consumo é de 9,1 km/l (cidade) e 11 km/l (estrada). Já a capacidade de carga é de 1.030 quilos.
A picape da Nissan sobressai pelo pacote tecnológico, que tem assistente de manutenção em faixa, monitor de pontos cegos e frenagem autônoma - todos itens indisponíveis na Ram Classic.