Durante os dez anos que esteve em linha - de novembro de 2004 a outubro de 2014 - foram produzidas 48.017 unidades da CB 600F Hornet no Brasil. A naked chegou de forma agressiva e por um preço competitivo: R$ 29.100.
O modelo estava equipado com motor de quatro cilindros em linha, oriundo da esportiva Honda CBR 600 RR. Seus grandes atrativos eram a potência máxima em torno dos 100 cavalos e o ronco inigualável do escapamento quatro em um.
Apesar de sua aposentadoria, a moto é ainda uma das usadas mais procuradas e cobiçadas do País. Hoje já é possível comprar uma Hornet a partir de R$ 17.000. Mas para fazer um bom negócio é preciso pesquisar muito e observar alguns detalhes, principalmente o comportamento do motor.
Para o consultor técnico Marcelo Camargo, o coração da moto deve ter atenção especial. Segundo o especialista, a Hornet, mais antiga, pode estar com o carburador condenado. Isso em virtude da gasolina brasileira, que é misturada com etanol. “Neste caso a moto irá falhar”, conta Camargo.
Para o consultor, o problema nos modelos mais novos, já injetados, pode estar na bomba de gasolina. “Neste caso a moto falha, perde potência. O correto é trocar filtro, regulador de pressão e bomba de combustível”, avalia Camargo, dizendo que o comprador deve verificar também o conjunto de suspensão.
Com o tempo as molas podem ficar “cansadas” e perder eficiência.
Para deixar o motor da Hornet 100% consultamos a equipe de pós-venda da concessionária Honda Tsuji, que fica em Atibaia, interior de São Paulo. No caso da moto carburada, segundo os especialistas Caio Ono e Marcelo Souza, será necessário fazer a limpeza e a equalização do motor.
Fora isso, provavelmente, será preciso trocar as guarnições de borracha, filtro de ar e velas. Para deixar o propulsor em perfeitas condições, o investimento mínimo é de cerca de R$ 2.000. (Veja box)
Já quem quer comprar uma Hornet injetada, de cara a equipe técnica da Tsuji recomenda uma profilaxia no sistema. “Limpeza dos bicos da injeção, corpo do acelerador e filtro de ar. Além de verificar a bomba de combustível”, observa Marcelo Souza.
Por isso, antes de comprar uma usada leve seu mecânico de confiança para dar uma olhada na moto. Muitas vezes, o valor do conserto pode até inviabilizar a negociação. Mas sonho é sonho.
Garimpe e pesquisa na internet. E, antes de “bater o martelo”, faça uma inspeção geral na motoca, de preferência com um especialista.
PREÇO DA REVISÃO*
Honda Hornet (2005 a 2007)
Honda Hornet (2008 a 2014)
*Valores enviados pela equipe de pós-venda da concessionária Honda Tsuji
Linha do tempo
2004 - Quando chegou, a Hornet tinha uma quadra de carburadores a vácuo responsável pela alimentação do motor que oferecia 96,5 cv a 12.000 giros. Lançada como modelo 2005, a Hornet foi sucesso absoluto com 3.752 unidades produzidas naquele ano.
2008 - Além do novo visual, o motor da Hornet ganhou injeção eletrônica e passou a ter mais potência atingindo 102,5 cv. Porém, o grande barato da naked da Honda não estava apenas em sua potência, mas também de uma ciclística refinada e eficiente, o que a torna um objeto de desejo de quem busca uma moto equilibrada e fácil de pilotar.
Para aumentar a segurança o modelo recebeu naquele ano também o sistema de freio combinado e ABS como opcional. Chamado de C-ABS o sistema distribuía a força de frenagem entre as duas rodas, caso o piloto usasse apenas o freio traseiro.
2012 - A naked da Honda ganhou painel totalmente digital, que trazia até computador de bordo. E um visual completamente novo, que lembrava muito o da CB 1000R.