O ZR-V nunca atingiu os objetivos traçados pela Honda desde seu lançamento no Brasil, em outubro de 2023. A ideia inicial era vender cerca de mil unidades por mês, mas o SUV médio nunca conseguiu passar das 800 unidades. Muitas vezes sequer superou a barreira dos 500 emplacamentos, de acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Diante deste problema, a Honda passou a adotar estratégias mais ousadas para tentar tirar o ZR-V das concessionárias. Muitas delas que até fogem do seu perfil comercial. A primeira foi dar descontos e bônus, aproximando o preço do "Z" ao do HR-V.
Surtiu efeito, mas nada impressionante. Depois, a fabricante japonesa apostou nas vendas diretas para o SUV, e teve resultado de emplacamentos melhor - passou das 700 unidades nos meses de setembro, outubro e novembro do ano passado.
No entanto, em dezembro de 2024, quando registrou somente 312 unidades comercializadas, e agora em janeiro, mês em que até o momento soma apenas 84 SUVs novos emplacados, o ZR-V voltou ao seus dias mais difíceis.
Porém, ao analisar friamente, vemos que hoje o Honda ZR-V pode ser um excelente negócio para quem busca custo-benefício. Na Webmotors, algumas unidades do modelo - que hoje custa oficialmente R$ 214.500 - são anunciadas por menos de R$ 174.500. Um descontaço extremamente vantajoso, de R$ 40 mil.
Neste cenário, o "Z" se torna mais barato que o HR-V Advance, versão mais em conta com motor turbo do SUV compacto e que parte de R$ 192.700. E um pouco mais caro que o HR-V EXL, a opção topo das configurações com motor 1.6 aspirado e que custa R$ 165.900, de acordo com o site oficial da marca.
Ou seja, hoje é possível pagar um pouco mais do que se pagaria em um Honda HR-V intermediário com motor 1.5 aspirado e ter na garagem um ZR-V - que é maior, mais potente (motor 2.0 aspirado) e vem repleto de equipamentos. Hoje, o ZR-V é um SUV médio completo pelo preço de um SUV compacto.
O ZR-V é equipado com motor quatro cilindros 2.0 16V, aspirado, que consome apenas gasolina. A potência é de 161 cv a 4.200 rpm e torque é de 19,1 kgf.m a 3.600 rpm. O câmbio é automático do tipo CVT, e simula sete marchas
O SUV da Honda tem 4,56 metros de comprimento, 2,65 m de distância entre os eixos, 1,84 m de largura, 1,61 m de altura e porta-malas com capacidade para 389 litros.
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