Dados oficiais divulgados pela Fenabrave nesta terça (6) mostram o que muitos esperavam: HB20 supera Onix. E a Strada se mantém no topo no acumulado do ano. Só que entre os mais vendidos de março, depois de ver Strada, Onix e HB20 liderarem nessa ordem em fevereiro, desta vez o ranking muda, já que o hatch da Hyundai e o Fiat Mobi emplacaram mais que o GM. E a picape segue no topo.
De acordo com a entidade, o volume de vendas cresceu 9,6% em relação a fevereiro - foram 134.904 unidades em março contra 123.035 no segundo mês do ano. Só que na comparação com 2021, vale o registro, a queda é de 23,8%. A Fenabrave, lembramos, projeta crescimento de 5,2%, para 2022.
Veja abaixo quais foram os líderes dos cinco principais segmentos do mercado: hatches, sedãs, SUVs, picapes e esportivos.
O Hyundai HB20 terminou março na frente do Chevrolet Onix e assumiu a liderança do segmento no acumulado do ano - foram 18.761 vendas registradas nos três primeiros meses do ano contra 17.348 do rival da GM no mesmo período. No mês passado, foram 6.908 emplacamentos do hatch coreano contra 6.549 do modelo da Chevrolet.
Mas o Onix curiosamente não foi o segundo em março, e sim o terceiro. O medalhista de prata, de acordo com a Fenabrave, foi o Fiat Mobi, que teve 6.581 unidades registradas pela entidade, seguido de perto pelo Onix e só depois pelo Renault Kwid, o quarto, com 3.585 licenciamentos. O quinto no mês passado foi o Fiat Argo, que teve 3.078 registros.
Mudança também na lista dos sedãs mais vendidos (aqui consideramos os modelos de três-volumes de todos os tamanhos). Normalmente líder nessa categoria, em março o Onix Plus foi superado pelo Toyota Corolla, que emplacou oficialmente 4.196 unidades - contra as extremamente próximas 4.179 vendas do modelo da GM.
Em terceiro no mês passado vemos o Hyundai HB20S, que vendeu 2.304 unidades. Para fechar a lista de cinco primeiros ainda vemos Honda City (1.992 licenciamentos) e Toyota Yaris Sedan (1.221). No mês passado o Volkswagen Virtus vendeu somente 429 carros.
O Volkswagen T-Cross manteve a liderança do segmento de SUVs compactos em março e graças ao bom mês que fez também superou o Jeep Compass no acumulado do ano - agora, o carro da Volks tem 15.588 registros em 2022, contra 14.235 do segundo e 12.667 do terceiro, o Hyundai Creta. No mês passado, o T-Cross ficou com 6.549, seguido pelo Chevrolet Tracker (4.748) e pelo Compass (4.724).
O Corolla Cross foi o quarto, com 4.318 licenciamentos, seguido pelo Creta, quinto, que teve 4.238. Vale lembrar que o Renegade - o sexto no mês passado, com 3.789 licenciamentos - passou recentemente por reformulação, o que certamente ainda interferiu em seu número de vendas - o modelo foi o grande líder do segmento de utilitários nos últimos anos.
No segmento que a FCA (Fiat Chrysler Automóveis), do conglomerado Stellantis, domina, o começo do ano mostra que 2022 deve seguir igual a 2021: liderança da Fiat Strada, a picape - e mais uma vez o carro - mais emplacado do Brasil. Em março o modelo foi líder de novo, com 7.567 registros, mais de 600 à frente do Hyundai HB20 e muito maior do que o número do segundo comercial leve da lista, a Toro.
Segunda colocada entre as picapes, a Fiat Toro teve 4.442 unidades emplacadas - e forma, outra vez, a dobradinha com a Strada na categoria, como ocorreu durante o ano inteiro de 2021 e vários meses de 2020. A Toyota Hilux foi novamente a terceira, com 3.971 licenciamentos, seguida pela Chevrolet S10, com 2.563, e pela Mitsubishi L200 Triton, com 1.095.
O segmento de esportivos, dominado há dois anos pelo Porsche 911, voltou a ver o campeão levar a medalha de ouro em mais um mês de 2022. Depois de o Ford Mustang vender mais que todos em janeiro, o Porsche 911 se recuperou em fevereiro, e agora levou o ranking de março com 40 unidades vendidas. A segunda colocação ficou com o Taycan, que emplacou 26; o terceiro foi o Mustang, com 18. No acumulado do ano, soma dos três primeiros meses, porém, o muscle car da Ford ainda está na frente (87 a 80).
É importante a gente destacar que nessa categoria levamos em consideração somente modelos que são "nascidos" esportivos. Não levamos em conta, por exemplo, versões esportivas criadas sobre carros que já existem, como BMW M3, Renault Sandero RS ou Audi RS6 Avant, entre outros.