E a Neta é mais uma chinesa a desembarcar no Brasil. A marca inicia em setembro as vendas por aqui de dois carros elétricos: o hatch Aya e o SUV médio X.
O Neta X parte de R$ 194.900 e é um dos SUVs elétricos mais baratos do Brasil. Com porte médio, mede 4,62 m de comprimento, 1,86 m de largura e 1,63 m de altura, além de entre-eixos de 2,77 m.
O motor tem 163 cv de potência e 21,41 kgf.m de torque, o que permite ao X chegar a 150 km/h de velocidade máxima e acelerar de zero a 100 km/h em 9,5 segundos. São duas opções de bateria: 52,5 kWh e 64,1 kWh. A menor permite ao Neta X rodar 258 quilômetros no ciclo Inmetro. Já a maior possibilita que o X rode até 317 quilômetros.
São três versões: 400, 500 e 500 Luxury. Todas são equipadas com teto solar panorâmico, faróis de LED com acionamento automático, seis airbags, painel digital e multimídia com tela de 15,6 polegadas. O diferencial da 500 Luxury é a presença do pacote ADAS. Confira a seguir cinco concorrentes do Neta X.
O BYD Song Pro sai por R$ 189.800 (versão GL) e R$ 199.800 (versão GS). Na versão mais cara, tem um conjunto motriz híbrido plug-in com 235 cv de potência. Pode rodar até 80 quilômetros no modo 100% elétrico.
Com 4,74 m de comprimento, é um carro maior que o Neta X. Mas fica devendo um pacote ADAS mesmo em sua versão mais cara.
O Neta X vai brigar diretamente pelos clientes de três versões do Toyota Corolla Cross: a flex XRX (R$ 193.090) e as híbridas autocarregáveis XRV Hybrid (R$ 202.690) e XRX Hybrid (R$ 210.990).
Em todas essas versões citadas acima o Corolla Cross é equipado com itens como ar-condicionado automático, chave presencial e pacote ADAS. Mas o SUV da Toyota é um carro menor: 4,46 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,62 m de altura e entre-eixos de R$ 2,64 m.
Versão de entrada do Haval H6, a HEV2 sai por R$ 216 mil. Ou R$ 1,1 mil mais caro que o Neta X topo de linha, o 500 Luxury. O modelo da GWM é um híbrido autocarregável, com conjunto mecânico de 243 cv.
O H6 também é um modelo de porte médio: 4,68 m de comprimento, 1,89 m de largura, 1,73 m de altura e 2,74 m de entre-eixos. Mesmo nessa configuração mais acessível, é um carro bem equipado, com itens como pacote ADAS e ar-condicionado de duas zonas.
O Honda ZR-V tem valor de tabela de R$ 214.500, embora seja possível achar esse carro no mercado por preços abaixo dos R$ 190 mil. O SUV feito no México é um modelo com quase o mesmo porte do X: mede 4,57 metros de comprimento, 2,66 m de entre-eixos, 1,61 m de altura e 1,84 m de largura.
Em versão única, é um carro bem equipado, com pacote ADAS, oito airbags, ar-condicionado automático de duas zonas, teto solar, bancos de couro com ajustes elétricos para o motorista. Mas é um carro 100% a combustão, equipado com um propulsor 2.0 a gasolina com 161 cv de potência.
Outro modelo 100% a combustão que briga pelos clientes do Neta X é o Jeep Compass. São duas versões na mesma faixa de preço do elétrico chinês: Longitude T270 (R$ 200.990) e Longitude Night Eagle T270 (R$ 209.990). Ambas equipadas com o motor 1.3 turbo flex de 185 cv.
Em ambas as configurações, o Compass tem uma lista de equipamentos bem completa e também com um pacote ADAS, de auxílios tecnológicos de direção. Apesar de ser um SUV médio, é um carro de dimensões menores: 4,40 m de comprimento, 1,63 m de altura, 1,82 m de largura e entre-eixos de 2,64 m.