O lançamento do programa de incentivo à venda de automóveis zero quilômetro mexeu bastante com os preços. O ranking dos 20 carros mais baratos do mercado brasileiro finalmente voltou a ter populares abaixo de R$ 60 mil.
Confira a seguir como ficou a relação dos modelos mais acessíveis do nosso mercado, que inclui não só carros subcompactos, mas também hatches, sedãs e até SUVs.
Este é o valor da versão de entrada Zen do subcompacto da marca francesa. O modelo já era um dos mais acessíveis do Brasil, mas ficou R$ 10 mil mais barato após o programa de incentivo do governo.
Com motor 1.0 de 71 cv, sai de fábrica com itens como ar-condicionado, airbags laterais, controle eletrônico de estabilidade, rádio, direção com assistência elétrica e sistema start-stop.
A versão Like do subcompacto Mobi também ficou R$ 10 mil mais barata e agora está disponível nas concessionárias por R$ 58.990.
Com motor 1.0 de quatro cilindros e 74 cv, o popular da Fiat tem de série itens como direção hidráulica, vidros dianteiros e travas elétricas, ar-condicionado e monitor de pressão dos pneus.
Compacto mais recente da gama da Stellantis, o Citroën C3 agora tem mais versões na mesma faixa de preços do Kwid. A mais acessível é a Live, que sai por R$ 62.990.
Nessa versão, o compacto feito em Porto Real (RJ) tem motor 1.0 Firefly de três cilindros e 75 cv, e vem equipada de série com direção elétrica, ar-condicionado, controles eletrônicos de tração e estabilidade e vidros dianteiros e travas elétricas, entre outros itens.
O compacto premium da Peugeot também tem uma configuração na faixa de preços dos populares. É a Like, que está disponível pelos mesmos R$ 62.990 do Citroën C3 mais simples.
Feito na Argentina, o modelo também tem o conhecido motor 1.0 Firefly de três cilindros e 75 cv. De série, tem airbags laterais, controles eletrônicos de tração e estabilidade, ar-condicionado, rádio e vidros dianteiros e travas elétricas.
Com um desconto de R$ 9.800 sobre o valor da tabela antiga, o Fiat Argo 1.0 está disponível agora por R$ 69.990.
O hatch compacto da marca italiana também usa o motor 1.0 Firefly de 75 cv, e sai de fábrica com ar-condicionado, direção elétrica, alarme, vidros dianteiros e travas elétricas e volante com regulagem de altura.
A versão mais acessível do Hyundai HB20 já agradava pelo bom custo-benefício antes mesmo do novo preço de tabela, que foi reduzido em R$ 12.300.
O modelo tem motor 1.0 de três cilindros e 80 cv, e vem de fábrica com seis airbags, ar-condicionado, direção elétrica, controles eletrônicos de tração e estabilidade, rádio e vidros dianteiros e travas elétricas.
Com o mesmo conjunto mecânico do Argo 1.0, o argentino Cronos é uma opção interessante para quem precisa de um amplo porta-malas: 525 litros.
Também equipado com o motor 1.0 Firefly de 75 cv, tem de série ar-condicionado, vidros dianteiros e travas elétricas, direção elétrica, alarme, volante com regulagem de altura e lanternas traseiras de LED.
A versão aventureira do Polo é atualmente o carro mais acessível da Volkswagen no mercado brasileiro. O novo preço de tabela é R$ 7.300 inferior ao anterior.
Equipado com um motor 1.0 de três cilindros e 84 cv, tem de série ar-condicionado, airbags laterais, controles eletrônicos de tração e estabilidade, direção elétrica e vidros dianteiros e travas elétricas.
A versão aventureira é a única disponível atualmente do modelo compacto da Renault - outrora linha Sandero. Em sua configuração Stepway 1.0, é o modelo mais acessível da marca francesa no Brasil.
O Stepway empata em preço com o Polo, mas é menos equipado. Além do motor 1.0 de três cilindros e 82 cv, tem airbags laterais, ar-condicionado, vidros dianteiros e travas elétricas, direção elétrica e central multimídia.
O compacto da Chevrolet é outro modelo compacto que agrada pelo bom pacote de equipamentos, embora seja o modelo mais acessível da marca no mercado brasileiro.
Com motor 1.0 de três cilindros e 80 cv, tem de série seis airbags, controles eletrônicos de tração e estabilidade, direção elétrica, vidros dianteiros e travas elétricas e rádio USB.
O preço da variação de entrada do sedã Hyundai HB20S está bem acima do praticado para o hatch HB20. Mas também oferece mais conteúdo, apesar de usar o mesmo motor 1.0 de 80 cv.
De série, o modelo tem ar-condicionado, vidros travas e retrovisores elétricos, direção elétrica, seis airbags, controles eletrônicos de tração e estabilidade e sistema multimídia.
O SUV compacto da Fiat é atualmente o modelo mais acessível da sua categoria e o único vendido com preço abaixo de R$ 90 mil.
Com motor 1.3 de quatro cilindros e 107 cv, tem câmbio manual de cinco marchas e uma lista de equipamentos que inclui seis airbags, ar-condicionado, direção elétrica, controles eletrônicos de tração e estabilidade, controlador de velocidade de cruzeiro, multimídia com tela de 8,4 polegadas, vidros, retrovisores e travas elétricas.
Apesar do visual parrudo e despojado, a versão mais acessível da picape Saveiro, a Robust - que sai por R$ 90.190 em sua variação cabine simples - tem o mesmo motor 1.6 16V de 116 cv das versões mais caras.
É a picape mais barata do Brasil e tem de série ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas e sensor de estacionamento traseiro.
Com o mesmo conjunto mecânico do hatch, o sedã Onix Plus também se diferencia do irmão pelo porta-malas bem mais amplo: 500 litros.
O motor é o 1.0 aspirado de três cilindros e 80 cv. De série, vem com seis airbags, controles eletrônicos de tração e estabilidade, direção elétrica, vidros dianteiros e travas elétricas e rádio USB.
Versão de trabalho da picape mais vendida do Brasil, a Endurance Cabine Simples combina o visual das versões mais caras da Fiat Strada com o veterano (e robusto) motor 1.4 Fire de quatro cilindros e 88 cv.
De série, é equipada com ar-condicionado, direção hidráulica, controles eletrônicos de tração e estabilidade e assistente de partida em rampas.
Recentemente atualizado pela Volkswagen, o Virtus tem como destaque a presença do motor 1.0 TSI de 116 cv desde a a versão de entrada TSI, que tem câmbio manual de cinco marchas.
Tem de série seis airbags, ar-condicionado, direção elétrica, controles eletrônicos de tração e estabilidade, controlador de velocidade de cruzeiro, multimídia Composition Touch, vidros, retrovisores e travas elétricas.
O veterano Peugeot 2008 Allure é uma opção válida para quem quer um SUV compacto relativamente espaçoso, mas sem estourar os R$ 100 mil.
O motor é o 1.6 aspirado de 120 cv, combinado com um câmbio automático de seis marchas. De série, tem airbags laterais, multimídia, câmera de ré, direção elétrica, vidros, travas e retrovisores elétricos, controlador automático de velocidade e rodas de liga leve.
Com o mesmo conjunto mecânico do Peugeot 2008, o Citroën C4 Cactus se diferencia pelo visual mais descolado e mais atual. Pelo menos no mercado brasileiro, onde foi lançado em 2018.
De série, tem airbags laterais, multimídia, câmera de ré, direção elétrica, vidros, travas e retrovisores elétricos, controlador automático de velocidade e rodas de liga leve.
O SUV Renault Duster sempre se destacou pelo ótimo espaço interno para passageiros e bagagens. Em sua versão Intense, é equipado com motor 1.6 aspirado de 120 cv e câmbio manual de cinco marchas.
Os principais equipamentos e série são ar-condicionado, rodas de liga leve, central multimídia com tela de oito polegadas, controlador automático de velocidade, direção elétrica e vidros, travas e retrovisores elétricos.
Mais versátil que uma picape, o furgão Fiat Fiorino é capaz de levar até 650 quilos de carga e tem motor 1.4 Fire de quatro cilindros e 88 cv.
De série, mima os trabalhadores com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, faróis de neblina, controle eletrônico de estabilidade e assistente de partida em rampas.
Quer saber mais informações sobre o carro que deseja comprar? Clique aqui e acesse o Catálogo da Webmotors.