O Dolphin Mini pode ameaçar os hatches compactos?

Por R$ 115 mil, elétrico da BYD pode chamar a atenção de motoristas interessados em versões completas dos compactos

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Lucas Cardoso
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O BYD Dolphin Mini chegou para movimentar o mercado elétrico brasileiro, especialmente o de modelos de entrada. Mas será que é só entre os interessados em veículos elétricos que o compacto fará sucesso? Provavelmente não.

O Dolphin Mini pode ameaçar os hatches compactos?

Com preço de R$ 115.800,  é bem provável que o modelo também atraia compradores de outros segmentos. Os hatches compactos certamente aparecem nessa lista de carros convencionais "ameaçados" pela chegada do elétrico.

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Em suas versões mais caras, os compactos costumam ser negociados com preços na casa dos R$ 120 mil. Isso bota o elétrico no radar de alternativas para os compradores mais adeptos de modernidades. E, obviamente, daqueles que usam o carro no trânsito urbano.

O preço do BYD Dolphin Mini veio acima do esperado, mas ainda assim é competitivo
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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O Dolphin Mini tem motor de 75 cv e 13,8 kgf.m. Alimentado por uma bateria de 38 kWh, propõe autonomia de até 280 quilômetros (medição do Inmetro). A novidade também entrega uma lista interessante de equipamentos, itens de segurança e conforto, além de algumas facilidades na compra.

Os hatches, por outro lado, têm a seu favor as dimensões maiores, a capacidade para cinco pessoas (o elétrico só leva quatro ocupantes), a não dependência da infraestrutura de recarga dos elétricos, a maior autonomia e mais potência que o Dolphin Mini - embora não tenham o torque instantâneo inerente aos elétricos.

Confira a lista com os quatro principais hatches que podem ser impactados pela chegada do BYD Dolphin Mini:

Em sua versão mais completa, o Hyundai HB20 tem frenagem autônoma de emergência
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Hyundai HB20: R$ 121.990

Em sua versão mais cara, a Platinum Plus 1.0 TGDI, o Hyundai HB20 é negociado a partir de R$ 121.990. O valor é cerca de R$ 7 mil acima do pedido pelo elétrico.

Nessa configuração, o Hyundai tem motor turbo flex 1.0, de 120 cv e 17,5 kgf.m - 45 cv e 3,7 kgf.m a mais que o BYD. A transmissão é automática de seis marchas.

A lista de equipamentos do hatch tem painel digital de instrumentos, central multimídia, ar-condicionado digital, sensores traseiros e câmera de ré. Chave presencial, botão de partida e carregador por indução também estão a bordo. Bem parecido com o que é entregue pelo elétrico.

O HB20 sobressai em equipamentos de segurança. Os dois têm controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e seis airbags, mas só o HB20 tem frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego, detector de fadiga e manutenção de faixa.

O Chevrolet Onix usa o motor 1.0 turbo de 116 cv em sua versão mais completa
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Chevrolet Onix: R$ 117.990

Na versão Premier 1.0 turbo automática, o quatro portas é negociado por R$ 117.480. A configuração tem motor três cilindros turbo de 116 cv e 16,8 kgf.m - 41 cv e 3 kgf.m a mais que o Dolphin Mini. A transmissão também é automática tem seis marchas.

O conjunto de equipamentos do Onix tem menos itens de segurança se comparado ao do Hyundai, mas é mais completo que o BYD. O alerta de ponto cego é um dos diferenciais do modelo. Em comodidade, sai na frente por ter freio de estacionamento elétrico e auto-hold.

O VW Polo foi o carro de passeio mais emplacado do país em fevereiro; o Highline custa R$ 118.990
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
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Volkswagen Polo: R$ 118.990

Um dos automóveis mais vendidos do país, o Polo custa R$ 118.990 em sua versão mais completa, a Highline. A configuração usa o motor turbo flex 200 TSI 1.0, de até 116 cv e 16,8 kgf.m de torque. Sendo assim, são 41 cv e 3 kgf.m acima do que é entregue pelo compacto elétrico.

O hatch da Volkswagen é o único dos quatro com retrovisor interno fotocrômico, sensores crepuscular, de chuva e de estacionamento dianteiro. Por outro lado, só tem quatro airbags de série e nenhuma assistência à condução.

A lista de equipamentos tem também painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas, central multimídia de 10,1 polegadas, ar-condicionado automático e carregador de celular por indução.

Na versão XLS, o discreto Toyota Yaris tem teto solar elétrico e sistema de pré-colisão
Crédito: Divulgação
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Toyota Yaris : R$ 122.090

O Toyota Yaris hatch na versão XLS pode ser outra "vítima" da modernidade. A mecânica do dois volumes tem motor aspirado flex 1.5, capaz de render até 110 cv e 15,2 kgf.m de torque - 35 cv e 1,4 kgf.m a mais que o BYD. A transmissão é automática do tipo CVT.

A configuração topo do modelo tem sete airbags (frontais, cortina, laterais e de joelho para o motorista), sistema de pré-colisão e alerta de permanência em faixa. A central multimídia tem sete polegadas e o retrovisor interno é fotocrômico. O teto solar é de série nesta versão.

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