O Dolphin Mini pode ameaçar os hatches compactos?
Com preço de R$ 115.800, é bem provável que o modelo também atraia compradores de outros segmentos. Os hatches compactos certamente aparecem nessa lista de carros convencionais "ameaçados" pela chegada do elétrico.Em suas versões mais caras, os compactos costumam ser negociados com preços na casa dos R$ 120 mil. Isso bota o elétrico no radar de alternativas para os compradores mais adeptos de modernidades. E, obviamente, daqueles que usam o carro no trânsito urbano.
O Dolphin Mini tem motor de 75 cv e 13,8 kgf.m. Alimentado por uma bateria de 38 kWh, propõe autonomia de até 280 quilômetros (medição do Inmetro). A novidade também entrega uma lista interessante de equipamentos, itens de segurança e conforto, além de algumas facilidades na compra.
Os hatches, por outro lado, têm a seu favor as dimensões maiores, a capacidade para cinco pessoas (o elétrico só leva quatro ocupantes), a não dependência da infraestrutura de recarga dos elétricos, a maior autonomia e mais potência que o Dolphin Mini - embora não tenham o torque instantâneo inerente aos elétricos.
Confira a lista com os quatro principais hatches que podem ser impactados pela chegada do BYD Dolphin Mini:
Hyundai HB20: R$ 121.990
Em sua versão mais cara, a Platinum Plus 1.0 TGDI, o Hyundai HB20 é negociado a partir de R$ 121.990. O valor é cerca de R$ 7 mil acima do pedido pelo elétrico.Nessa configuração, o Hyundai tem motor turbo flex 1.0, de 120 cv e 17,5 kgf.m - 45 cv e 3,7 kgf.m a mais que o BYD. A transmissão é automática de seis marchas.
A lista de equipamentos do hatch tem painel digital de instrumentos, central multimídia, ar-condicionado digital, sensores traseiros e câmera de ré. Chave presencial, botão de partida e carregador por indução também estão a bordo. Bem parecido com o que é entregue pelo elétrico.
O HB20 sobressai em equipamentos de segurança. Os dois têm controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e seis airbags, mas só o HB20 tem frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego, detector de fadiga e manutenção de faixa.
Chevrolet Onix: R$ 117.990
Na versão Premier 1.0 turbo automática, o quatro portas é negociado por R$ 117.480. A configuração tem motor três cilindros turbo de 116 cv e 16,8 kgf.m - 41 cv e 3 kgf.m a mais que o Dolphin Mini. A transmissão também é automática tem seis marchas.O conjunto de equipamentos do Onix tem menos itens de segurança se comparado ao do Hyundai, mas é mais completo que o BYD. O alerta de ponto cego é um dos diferenciais do modelo. Em comodidade, sai na frente por ter freio de estacionamento elétrico e auto-hold.
Volkswagen Polo: R$ 118.990
Um dos automóveis mais vendidos do país, o Polo custa R$ 118.990 em sua versão mais completa, a Highline. A configuração usa o motor turbo flex 200 TSI 1.0, de até 116 cv e 16,8 kgf.m de torque. Sendo assim, são 41 cv e 3 kgf.m acima do que é entregue pelo compacto elétrico.O hatch da Volkswagen é o único dos quatro com retrovisor interno fotocrômico, sensores crepuscular, de chuva e de estacionamento dianteiro. Por outro lado, só tem quatro airbags de série e nenhuma assistência à condução.
A lista de equipamentos tem também painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas, central multimídia de 10,1 polegadas, ar-condicionado automático e carregador de celular por indução.
Toyota Yaris : R$ 122.090
O Toyota Yaris hatch na versão XLS pode ser outra "vítima" da modernidade. A mecânica do dois volumes tem motor aspirado flex 1.5, capaz de render até 110 cv e 15,2 kgf.m de torque - 35 cv e 1,4 kgf.m a mais que o BYD. A transmissão é automática do tipo CVT.A configuração topo do modelo tem sete airbags (frontais, cortina, laterais e de joelho para o motorista), sistema de pré-colisão e alerta de permanência em faixa. A central multimídia tem sete polegadas e o retrovisor interno é fotocrômico. O teto solar é de série nesta versão. VÍDEO RELACIONADO
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