Mais uma vez a Fiat Strada ficou com a medalha de ouro no quesito vendas de 2022. Só que desta vez foi mais apertado, já que o Chevrolet Onix foi bem. Segundo dados da Fenabrave (associação dos concessionários) divulgados em seu relatório mais recente, a picape foi o automóvel (e comercial leve) mais vendido de fevereiro, seguida por Onix e Hyundai HB20, que fecham o pódio geral.
De acordo com a entidade, o volume de vendas cresceu 3,1% em relação a janeiro - foram 120.192 unidades em fevereiro contra 116.597 no primeiro mês do ano. Só que na comparação com 2021, vale o registro, houve queda de 24,03%. A Fenabrave projeta crescimento de 5,2%, para 2022.
Veja abaixo quais foram os líderes dos cinco principais segmentos do mercado: hatches, sedãs, SUVs, picapes e esportivos.
O Chevrolet Onix terminou fevereiro na frente do Hyundai HB20 e está muito perto de assumir a liderança do segmento no acumulado do ano - muito perto mesmo, afinal o carro da GM tem 11.744 vendas nos dois primeiros meses do ano contra 11.795 do rival da marca sul-coreana. No mês passado, foram 6.541 emplacamentos do Onix contra 6.161 do modelo da Hyundai.
O terceiro colocado em fevereiro foi o Fiat Argo, que teve 4.321 unidades registradas pela entidade, seguido de perto pelo Renault Kwid (4.262) - modelo que teve linha 2023 lançada no fim de janeiro - e pelo Fiat Mobi (4.162).
Se entre os hatches a linha compacta da GM ainda não conseguiu de volta a primeira colocação no acumulado do ano, na categoria de sedãs, o Chevrolet Onix Plus retomou a liderança dos mais vendidos da categoria desde setembro do ano passado, segundo a Fenabrave. E manteve o pódio em fevereiro. O três-volumes produzido em Gravataí no Rio Grande do Sul fechou o mês passado com 4.489 unidades entregues.
O modelo superou neste segundo mês do ano o Toyota Corolla, que terminou na segunda colocação, com 2.729 registros. Este, por sua vez, foi seguido de perto pelo veteraníssimo e aposentado Fiat Siena, que vendeu o restante do estoque para fechar o pódio do mês passado com 2.637 emplacamentos.
O Jeep Renegade foi superado em fevereiro pelo Volkswagen T-Cross, o rival que o derrotou em toda a temporada de 2020 - embora em 2019 e 2021 o modelo da Jeep tenha faturado o título de SUV mais emplacado do país. Foram 5.118 emplacamentos no mês passado do modelo da Volks, contra 4.503 unidades do Jeep Compass e 4.163 registros anotados pelo Hyundai Creta, em terceiro.
Vale lembrar que o Renegade passou por reformulação importante no mês passado, o que certamente deve ter interferido em seu número de vendas - foram "apenas" 2.229 licenciamentos registrados em fevereiro. Mas apostamos que em março o queridinho do mercado volta com força total.
No segmento que a FCA (Fiat Chrysler Automóveis), do conglomerado Stellantis, "domina", o começo do ano mostra que 2022 deve seguir igual a 2021: com domínio da Fiat Strada, a picape - e mais uma vez o carro - mais emplacado do Brasil. Em fevereiro, foi líder de novo, com 7.314 registros, quase 800 unidades à frente do Chevrolet Onix e mais que o dobro que o segundo comercial leve da lista.
A segunda colocação entre as picapes, como já era de imaginar, foi a Fiat Toro (3.178 unidades) - e forma, outra vez, a dobradinha com a Strada na categoria, como ocorreu durante o ano inteiro de 2021 e vários meses de 2020. A Toyota Hilux foi a terceira, com 2.558 licenciamentos, seguida pela Chevrolet S10 com 2.225.
O segmento de esportivos, dominado de ponta a ponta há dois anos pelo Porsche 911, voltou a se mexer em fevereiro. Depois de ver o Ford Mustang vender mais que todos em janeiro, no mês passado a dupla 911 e Boxster terminaram à frente da categoria, cada um com 23 unidades vendidas. A segunda colocação ficou com o Taycan, que emplacou 22. Já o terceiro foi o Mustang, com 21.
É importante a gente destacar que nessa categoria levamos em consideração somente modelos que são "nascidos" esportivos. Não consideramos, por exemplo, versões esportivas criadas sobre carros que já existem, como BMW M3, Renault Sandero RS ou Audi RS6, entre outros. No acumulado do ano, soma dos dois primeiros meses, o muscle car da Ford ainda está na frente.