Nesses tempos em que os preços dos combustíveis estão nas alturas, saber se determinado carro está entre os mais econômicos se torna ainda mais importante na decisão de compra, mesmo em segmentos como o dos SUVs compactos.
Para auxiliar você a escolher o carro mais econômico, reunimos a seguir os 10 modelos híbridos e flex com o conjunto motriz mais eficiente na categoria. O ranking é baseado nos números oficiais do PBE Veicular, do Inmetro, que além do resultado em km/l, avalia também o consumo energético de cada automóvel.
O motor 1.0 turbo de 120 cv e o câmbio automático de seis marchas estão presentes nas versões N Line, Comfort, Platinum e Limited do Hyundai Creta.
Consumo energético: 1,78 MJ/km
Consumo urbano: 12 km/l (gasolina) e 8,2 km/l (etanol)
Consumo rodoviário: 12,2 km/l (gasolina) e 8,9 km/l (etanol)
O Tiggo 5x Pro Hybrid, da Caoa Chery, é um híbrido leve, equipado com um motor 1.5 turbo de 160 cv e câmbio automático CVT.
Consumo energético: 1,76 MJ/km
Consumo urbano: 11,8 km/l (gasolina) e 8,7 km/l (etanol)
Consumo rodoviário: 12,3 km/l (gasolina) e 8,8 km/l (etanol)
Na linha 2023, o Nissan Kicks passou a ser oferecido apenas com o câmbio automático CVT combinado ao motor 1.6 de 113 cv.
Consumo energético: 1,75 MJ/km
Consumo urbano: 11,4 km/l (gasolina) e 7,8 km/l (etanol)
Consumo rodoviário: 13,9 km/l (gasolina) e 9,6 km/l (etanol)
Apesar de ser bem mais potente que o 1.6 aspirado, o 1.6 turbo THP de 173 cv, combinado com o câmbio automático de seis marchas, é a motorização mais eficiente do Citroën C4 Cactus.
Consumo energético: 1,73 MJ/km
Consumo urbano: 11,7 km/l (gasolina) e 8,2 km/l (etanol)
Consumo rodoviário: 13,4 km/l (gasolina) e 9,5 km/l (etanol)
Combinado com o câmbio automático de seis marchas, o motor 1.0 turbo de 128 cv está presente nas versões Sense 200 TSI, 200 TSI e Comfortline do Volkswagen T-Cross.
Consumo energético: 1,66 MJ/km
Consumo urbano: 12 km/l (gasolina) e 8,3 km/l (etanol)
Consumo rodoviário: 14,4 km/l (gasolina) e 10 km/l (etanol)
Com o mesmo conjunto mecânico do Volkswagen T-Cross, o Nivus consegue resultados de consumo ligeiramente melhores no ciclo urbano (gasolina) e rodoviário (etanol).
Consumo energético: 1,66 MJ/km
Consumo urbano: 12,1 km/l (gasolina) e 8,3 km/l (etanol)
Consumo rodoviário: 14,2 km/l (gasolina) e 10,1 km/l (etanol)
O motor 1.0 turbo que equipa o SUV-cupê Fiat Fastback desenvolve 130 cv e é combinado a um câmbio automático CVT.
Consumo energético: 1,65 MJ/km
Consumo urbano: 11,9 km/l (gasolina) e 8,4km/l (etanol)
Consumo rodoviário: 14,6 km/l (gasolina) e 10,2 km/l (etanol)
Presente nas versões EX e EXL do Honda HR-V de nova geração, o motor 1.5 de 126 cv é combinado com um câmbio automático CVT e coloca o modelo no ranking dos SUVs mais econômicos do segmento.
Consumo energético: 1,62 MJ/km
Consumo urbano: 12,7 km/l (gasolina) e 8,8 km/l (etanol)
Consumo rodoviário: 13,9 km/l (gasolina) e 9,8 km/l (etanol)
Conjunto mais econômico do Fiat Pulse, o motor 1.3 aspirado de 107 cv e o câmbio automático CVT equipam a versão Drive do SUV.
Consumo energético: 1,56 MJ/km
Consumo urbano: 12,9 km/l (gasolina) e 9,2 km/l (etanol)
Consumo rodoviário: 14,3 km/l (gasolina) e 10,4 km/l (etanol)
Dentre os SUVs compactos vendidos atualmente no Brasil, o híbrido leve sul-coreano Kia Stonic lidera o ranking dos mais econômicos. O modelo tem um motor 1.0 turbo de 120 cv e câmbio automatizado de sete marchas e dupla embreagem.
Consumo energético: 1,55 MJ/km
Consumo urbano: 13,7 km/l (gasolina)
Consumo rodoviário: 13,8 km/l (gasolina)
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