Carros 1.0 mais econômicos? Se você está na busca por um automóvel zero km e tem como foco o consumo de combustível, essa reportagem é para você. Fomos atrás do último PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular) do Inmetro para responder quais são os cinco carros que menos bebem combustível e considerados "populares" - que hoje custam menos de R$ 75 mil.
Abaixo, portanto, você confere quais são os carros que menos bebem combustível pelos preços mais acessíveis neste novo mercado brasileiro. Aqui, importante dizer, estão apontados somente modelos já testados e avaliados oficialmente pelo Inmetro, todos zero km, sem qualquer inserção de modelos híbridos, que podem até ser bem (ou muito) mais econômicos, mas que custam muito mais caro.
Atenção: você pode notar que alguns modelos podem ter determinados números específicos (como, por exemplo, consumo melhor na estrada com gasolina que um carro colocado à sua frente na lista). Isso não significa que ele seja mais econômico no geral. Para fazer a classificação, selecionamos a quantidade de "melhores números" de cada automóvel.
O subcompacto de entrada da Renault custa, hoje, a partir de R$ 44.390 na versão Life, de entrada, que vem sem uma série de equipamentos básicos como ar-condicionado, direção com assistência elétrica e até trio elétrico. Mas é um abstêmio. O motor 1.0 tem 70 cv e 10 kgf.m de torque com etanol (66 cv e 9,6 kgf.m com gasolina) e o câmbio é manual de cinco marchas. Confira os dados:
Consumo na cidade com etanol: 10,3 km/l
Consumo na estrada com etanol: 10,8 km/l
Consumo na cidade com gasolina: 14,9 km/l
Consumo na estrada com gasolina: 15,6 km/l
O carro da GM é o que tem o valor mais salgado dessa lista (a partir de R$ 71.130) - atenção: falamos da nova geração, que tem motor de três cilindros; não da antiga que hoje atende pela alcunha de "Joy" e tem motor quatro-cilindros. São 82 cv e 10,6 kgf.m com etanol (78 cv e 9,6 kgf.m com gasolina) e câmbio manual de seis marchas.
Consumo na cidade com etanol: 9,9 km/l
Consumo na estrada com etanol: 11,7 km/l
Consumo na cidade com gasolina: 13,9 km/l
Consumo na estrada com gasolina: 16,7 km/l
O terceiro colocado de nossa lista de carros mais econômicos é o pequenino Fiat Mobi, rival do primeiro colocado, o Renault Kwid. O modelo da marca italiana atualmente custa iniciais R$ 45.403. Vem com motor 1.0 de 75 cv e 9,9 kgf.m de torque com etanol (73 cv e 9,5 kgf.m com gasolina) e câmbio manual de cinco marchas.
Consumo na cidade com etanol: 9,7 km/l
Consumo na estrada com etanol: 11,5 km/l
Consumo na cidade com gasolina: 13,8 km/l
Consumo na estrada com gasolina: 16,4 km/l
Mais um carro da Fiat na lista, o Argo Drive é outro carro que bebe muito pouco, de acordo com o PBEV do Inmetro. O hatch compacto que tem preço inicial de R$ 61.840 na versão com motor 1.0 (também existe um Argo Drive 1.3) consegue entregar 77 cv e 10,9 kgf.m de torque com etanol e 72 cv e 10,4 kgf.m com gasolina. O câmbio também é manual de cinco marchas.
Consumo na cidade com etanol: 9,8 km/l
Consumo na estrada com etanol: 10,3 km/l
Consumo na cidade com gasolina: 14,2 km/l
Consumo na estrada com gasolina: 14,5 km/l
O quinto colocado entre os carros mais econômicos é o Renault Sandero Zen 1.0, que hoje pede a partir de R$ 68.090 pela versão de entrada, que recebeu nova nomenclatura em uma de suas últimas atualizações. O carro é movido por um motor 1.0 de três-cilindros, assim como todos os rivais citados até aqui, capaz de entregar 82 cv e 10,5 kgf.m de torque com etanol (79 cv e 10,2 kgf.m com gasolina). Câmbio manual de cinco marchas.
Consumo na cidade com etanol: 9,5 km/l
Consumo na estrada com etanol: 9,6 km/l
Consumo na cidade com gasolina: 14,2 km/l
Consumo na estrada com gasolina: 14,1 km/l
Decidimos colocar nessa lista, também, o carro mais econômico da Volks depois da aposentadoria do Up!. Ele seria o sexto colocado no geral, embora com números muito próximos ao do Sandero. O Gol custa a partir de R$ 60.260 e tem motor de três cilindros com 84 cv e 10,4 kgf.m de torque com etanol (75 cv e 9,7 kgf.m com gasolina) acoplado a uma caixa de câmbio manual de... cinco marchas.
Consumo na cidade com etanol: 9,1 km/l
Consumo na estrada com etanol: 10,1 km/l
Consumo na cidade com gasolina: 13,3 km/l
Consumo na estrada com gasolina: 14,4 km/l
Ao receber você aceita e concorda com o uso de seus dados para receber comunicações e outras finalidades descritas na nossa politica de privacidade