É certo que nos últimos anos os sedãs deixaram de ocupar as primeiras posições dos carros mais vendidos. A ação é consequência da ascensão dos SUVs, que tem conquistado o público brasileiro por sua versatilidade, e que em muitos casos, também são capazes de entregar o que um sedã entrega: conforto interno e boa capacidade volumétrica do porta-malas.
Para método de comparação, ao analisarmos a lista dos carros mais vendidos de 2010, dos 20 primeiros colocados, sete eram sedãs - sem considerarmos no ranking os números das picapes e comerciais leves. Entre eles, grandes representantes do segmento no mercado automotivo brasileiro, como Chevrolet Classic, Fiat Siena, Volkswagen Voyage, Chevrolet Prisma, Toyota Corolla, Ford Fiesta Sedan e Renault Logan.
No entanto, em 2021, a lista dos 20 carros mais vendidos (também sem picapes e comerciais leves) contou com cinco sedãs: Chevrolet Onix Plus, Toyota Corolla, Volkswagen Voyage, Fiat Cronos e Hyundai HB20S. A diferença é que há 12 anos, os sedãs estavam espalhados por todo o ranking. Já em 2021, ficaram restritos a posições inferiores.
Este ano, por enquanto, nova queda. Se considerarmos os mesmos critérios acima, nos emplacamentos de carros de passeio entre janeiro e abril, de acordo com dados da Fenabrave, há quatro sedãs entre os 20 mais vendidos. O primeiro dessa lista é o Onix Plus, que aparece em sexto na classificação geral do ranking dos mais vendidos, seguido do Toyota Corolla (14º), HB20S (15º) e Honda City (19º).
Porém, o fato é que ainda há ótimas opções disponíveis no mercado, com proposta mais familiar, bom volume de porta-malas e com espaço interno suficiente para acomodar até cinco passageiros. A reportagem selecionou os cinco sedãs mais baratos do Brasil para te ajudar no momento da escolha. Veja.
A configuração sedã do Hyundai HB20 é o carro mais barato da categoria atualmente. Na versão Vision, pode ser comprado por R$ 80.990. O carro é equipado com motor Kappa 1.0, que atua em conjunto com a transmissão manual de cinco marchas. A potência varia de 75 a 80 cv, de acordo com o combustível.
O carro também é bem equipado desde a versão de entrada e como destaque, conta com central multimídia, com pareamento de smartphone, através do AndroidAuto e do Apple Carplay, bem como ar-condicionado, direção elétrica e computador de bordo com sete funções.
Outro modelo disponível na lista que também tem configuração hatch disponível é o Chevrolet Onix Plus. A versão mais em conta é a LT, que tem preço de R$ 82.760. O sedã da GM também possui embaixo do capô um motor 1.0 aspirado. Nesse caso, a potência é de 78 cv com gasolina e 82 cv com etanol. A transmissão é manual de seis marchas.
O carro é equipado com o Chevrolet MyLink, uma tela sensível ao toque de 8” com integração com smartphones através do Android Auto e Apple CarPlay, Rádio AM/FM, Função Audio Streaming, Bluetooth para até dois celulares simultaneamente e Entrada USB.
A montadora francesa Renault, é representada pelo Logan na configuração Life, que tem preço de R$ 82.590.
O carro está disponível com motor 1.0 flex aspirado. O propulsor gera 79 cv de potência com gasolina e 82 cv quando abastecido com etanol. Aliado ao motor está a transmissão manual de cinco marchas.
No conjunto de equipamentos, destaque para o sistema start-stop, os vidros elétricos dianteiros e o ar-condicionado.
O Fiat Cronos, por mais que tenha nome diferente, é considerado o sedã de outro sucesso da montadora italiana, o Argo, e é vendido por R$ 83.409.
Atualmente, o carro é o responsável por representar a marca italiana na categoria de sedãs, já que o Gran Siena saiu de linha.
O Cronos em sua versão de entrada é equipado com motor 1.3 litros Firefly que gera 98/107 cv de potência. O propulsor trabalha em conjunto com a transmissão manual de cinco marchas.
O sedã conta com predisposição para rádio (2 alto-falantes dianteiros, 2 alto-falantes traseiros, 2 tweeters e antena), quadro de instrumentos 3,5" multifuncional com relógio digital, calendário e informações do veículo em TFT personalizável e ar-condicionado.
Por fim, o quinto sedã mais em conta do mercado nacional é o alemão Volkswagen Voyage. Atualmente, o carro é vendido em versão única, que tem como propulsor o motor 1.0 litros MPI, que gera 84 cv de potência no etanol e 77 cv com gasolina. A transmissão é manual de cinco marchas.
A configuração tem como destaque freios com sistema antitravamento e distribuição eletrônica de frenagem, ar-condicionado com filtro de poeira e pólen, direção hidráulica, sistema de partida a frio sem reservatório adicional de gasolina, banco do motorista com ajuste de altura e vidros dianteiros elétricos.