Carros elétricos são coisa do futuro? O presente já responde que não. As vendas em 2020 ainda foram acanhadas, mas são maiores do que as de 2019 e serão menores que as de 2021, na opinião das montadoras. A Audi, por exemplo, terminou 2020 como maior vendedora de modelos 100% elétricos do Brasil, graças ao lançamento do modelo e-tron em duas variantes: SUV e Sportback.
De janeiro a outubro (ainda não temos os dados compilados de novembro e dezembro) foram 232 unidades emplacadas de carros puramente elétricos, segundo levantamento do WM1 junto a fontes do setor automotivo. Abaixo, montamos uma lista com os modelos mais vendidos, sem considerar híbridos ou veículos movidos por outros tipos de energia alternativa.
O carro de praticamente R$ 500 mil da marca alemã das quatro argolas foi o elétrico mais vendido do país com 79 unidades emplacadas de janeiro a outubro - o número deve se aproximar de 90 unidades quando considerados novembro e dezembro (ainda não compilados).
Isso sem considerar a versão acupezada Sportback, lançada em agosto, que vendeu 10 unidades nestes seis últimos meses, o que totaliza 89 unidades de Audi e-tron emplacados no país.
O modelo da GM que custa R$ 246 mil foi o segundo carro elétrico mais vendido do país em 2020, com 65 unidades, no período de janeiro a outubro - a maioria delas no Paraná.
O Bolt é uma espécie de crossover/SUV com pegada de carro familiar, motor com boa autonomia e respostas espertas, comercializado por aqui apenas na versão Premier, a mais completa.
Um SUV de luxo que custa mais de meio milhão foi o terceiro carro elétrico mais emplacado do país. O Jaguar I-Pace, que atualmente cobra a partir de R$ 508.950 para estar na sua garagem, vendeu 49 unidades entre janeiro e outubro de 2020 - se considerarmos novembro e dezembro, que não foram computados, é muito provável que o número de unidades vendidas ultrapasse a marca dos 50.
O quarto colocado da nossa lista foi o Nissan Leaf, que é vendido no Brasil desde 2019 - o modelo havia sido anunciado no Salão de São Paulo de 2018, ao preço de R$ 178.400, mas chegou por R$ 195 mil no ano seguinte.
Atualmente, cobra R$ 220 mil, mas já oferece de série o kit completo de recarga para ser instalado em casa ou ser usado na rua. Seu "primo" Renault Zoe vendeu menos: 19 unidades este ano.
O quinto colocado de nossa lista é um dos modelos elétricos da chinesa JAC Motors, que lançou uma linha de veículos puramente abastecidos por baterias no ano passado.
O mais emplacado deles foi o iEV40, o T40 elétrico, que teve 22 registros ao longo de 2020, de janeiro a outubro. O menorzinho, iEV20 (um J2 elétrico) ficou perto: 21 unidades. Já o iEV60 e a picape iEV 330P tiveram apenas 1 unidade emplacada cada.