A crise global causada pela pandemia do covid-19 causou grandes mudanças no segmento automotivo. Os carros ficaram mais caros em todo o mundo. E no Brasil, onde também pesou na conta a alta do dólar, não foi diferente. Os chamados carros populares, por exemplo, ultrapassaram a barreira dos R$ 40 mil. Então, atualmente, quais os carros mais baratos do Brasil?
Abaixo vamos listar quais são esses modelos 0 km, de acordo com as tabelas oficiais de preços e considerar somente os que são fabricados e vendidos para o público em geral, sem promoções ou isenções específicas. Os valores mencionados serão sempre os menores possíveis, sem o acréscimo de opcionais ou acessórios e cobrança de taxas ou frete.
O hatch pequenino da Renault chamado por muitos de "SUV dos compactos" segue com o título de carro mais barato do Brasil. A versão de entrada, Life, vale atualmente R$ 42.690 (quando foi lançada, em julho de 2017, custava R$ 29.990) e vem só com sistema de abertura interna do porta-malas, pré-disposição para som, ar-quente e desembaçador do vidro traseiro. O carro também tem quatro portas, importante destacar. Para ter ar-condicionado e mais alguns mimos, o preço sobe para R$ 49.690.
No quesito segurança, o Renault Kwid Life vem com os obrigatórios ABS e airbag duplo, e cintos de segurança traseiros de três pontos e apoios de cabeça para cinco ocupantes, além do sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis. O motor 1.0 flex tem três cilindros, 70 cv e 9,8 kgf.m de torque com etanol (66 cv e 9,4 kgf.m com gasolina) e recebe comandos de uma caixa de câmbio manual de cinco marchas.
Por um valor um pouco maior que o Renault Kwid você encontra a versão de entrada do Fiat Mobi, seu rival direto em proposta e porte (também com quatro portas e sem ar-condicionado). Para ter climatização da cabine, o modelo mais barato custa R$ 52.126. O subcompacto da marca italiana é feito sobre a mesma plataforma do Uno, mas com traseira encurtada e algumas diferenças visuais.
É movido por um motor 1.0 flex de quatro cilindros de 75 cv e 9,9 kgf.m de torque com etanol (73 cv e 9,5 kgf.m com gasolina) e caixa de câmbio manual de cinco marchas. Entre os itens de série, oferece freios ABS e airbag duplo, banco traseiro bipartido e rebatível e termômetro da água do motor.
A FCA emplaca mais um modelo nessa lista de carros mais baratos do Brasil: o Fiat Uno, terceiro colocado. Feito lado a lado com o Mobi, o carrinho é produzido sobre a mesma plataforma desde 2010, mas mecanicamente utiliza o motor tricilíndrico Firefly de 77 cv e 10,9 kgf.m de torque com etanol (72 cv e 10,4 kgf.m com gasolina) e câmbio manual de cinco marchas.
Entre os equipamentos, tem os obrigatórios freios ABS, airbag duplo, cintos traseiros de três pontos e apoio de cabeça para cinco ocupantes, mas por ser maior e mais caro que o Mobi, agrega alguns itens como travamento central das portas, desembaçador do vidro traseiro, repetidores laterais de seta, coluna de direção ajustável, vidros elétricos dianteiros, direção hidráulica, conta-giros no painel e até ar-condicionado.
Muita gente nem lembra dele, mas o Volkswagen Fox é o quarto carro 0 km mais barato vendido no Brasil. Disponível apenas em duas versões, o modelo tem preços a partir de R$ 58.770 e já vem completinho de fábrica.
O motor é um 1.6 de quatro cilindros, flex, que rende até 104 cv e 15,6 kgf.m de torque. O câmbio, assim como dos outros modelos mencionados, é manual de cinco marchas.
Você pode até estranhar o nome Joy, mas o quinto carro mais barato do Brasil é pra lá de conhecido. Trata-se do bom e velho Onix, da geração passada, que ainda é vendido juntamente com o novo modelo. Com preço a partir de R$ 59.460, colocamos um asterisco (*) ao lado do preço por conta do valor diferenciado para alguns estados relativo a tributação local.
Debaixo do capô, o Joy usa um motor 1.0 de quatro cilindros, flex, que rende até 80 cv e 9,8 kgf.m de torque. O câmbio é sempre manual de seis marchas.