Depois de fechar maio na vice-liderança do mercado brasileiro, o Volkswagen Polo surpreendeu e encerrou junho como o carro mais vendido. Foram 9.949 emplacamentos no período, superando as 9.007 unidades da tradicional líder, a picape leve Fiat Strada.
Reflexo do programa de incentivo às vendas de carros populares do governo federal, que contribuiu para aquecer o setor em junho. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram 179.691 carros de passeio e comerciais leves emplacados no período.
Foi um volume inferior às 186.583 unidades de março, o melhor mês de 2023. Mas o suficiente para garantir uma alta de 8,02% nos emplacamentos em relação ao mês anterior. Já na comparação com junho de 2022, o crescimento foi de 8,61%. Confira a seguir quais foram os campeões em cada categoria.
O Volkswagen Polo ganhou impulso em junho e se tornou o carro mais vendido do país. Dentro do segmento de hatches, fechou o período com uma ampla vantagem para o segundo colocado, o Chevrolet Onix.
Mas, no acumulado do ano, o Onix segue na liderança, com 44.110 emplacamentos, ante as 37.722 unidades do rival da marca alemã. O Hyundai HB20 fechou o pódio com 34.002 unidades.
Pódio dos hatches em junho:
Um modelo que seguiu inabalado em junho foi o Chevrolet Onix Plus, que mais uma vez foi o sedã mais emplacado no mercado brasileiro. Desta vez, porém, a vice-liderança ficou com o Fiat Cronos.
No acumulado de janeiro a junho de 2023, o Onix Plus somou 35.726 carros emplacados. Uma bela folga em relação ao Toyota Corolla, que fechou o período com 19.852 emplacamentos. O terceiro posto ficou com o Fiat Cronos, com 19.195 unidades.
Pódio dos sedãs em junho:
O Volkswagen T-Cross não perdeu o fôlego em junho. Depois de surpreender em maio, o SUV compacto da marca alemã foi novamente o líder do segmento, com o Chevrolet Tracker na segunda colocação e o Honda HR-V fechando o "top 3".
Com o resultado, o T-Cross passa a liderar também o ranking dos SUVs mais emplacados no acumulado com ano, com 32.035 unidades. Fecham o pódio o Jeep Compass, com 30.350 emplacamentos, e o Hyundai Creta, com 29.948 licenciamentos.
Pódio dos SUVs em junho:
A Fiat Strada perdeu o título de carro mais vendido do Brasil em junho. Mas segue como líder incontestável entre as picapes. Quem surpreendeu foi a Volkswagen Saveiro, que roubou a vice-liderança no período.
No acumulado do ano até junho, a Fiat Strada somou 50.546 unidades, seguida pela Fiat Toro, com 25.286 emplacamentos, e pela Toyota Hilux com 21.524 registros.
Pódio das picapes em junho:
O Porsche 911 é a Fiat Strada dos esportivos. Há tempos a máquina da marca alemã é a mais emplacada em seu segmento no Brasil. Em junho, foram 67 unidades licenciadas, enquanto o Ford Mustang ficou com a segunda colocação.
Entre janeiro e junho de 2023, foram emplacadas 412 unidades do Porsche 911 no Brasil. Já o muscle car da Ford ficou com a segunda colocação no acumulado, com 218 emplacamentos. Fecha o pódio o BMW M3, com 168 licenciamentos.
Pódio dos esportivos em junho:
Quer saber mais informações sobre o carro que deseja comprar? Clique aqui e acesse o Catálogo da Webmotors.