O JAC e-JS1 "normal" é o carro elétrico de entrada da marca de origem chinesa e custa R$ 126.900. Já essa EXT - sigla para "Extreme" - é sua versão aventureira. Simpático, o JAC e-JS1 Extreme teve o preço reduzido de R$ 150 mil para R$ 138.900. O objetivo: esquentar a briga no cada vez mais concorrido segmento de elétricos "de entrada" do mercado brasileiro.
De diferente em relação ao modelo "comportado", o Extreme tem suspensão elevada em 5 cm com a adoção de novas molas e amortecedores, e de pneus de uso misto de medida 175/70 R14 - tudo para invocar uma teórica proposta off-road leve. Teórica mesmo, pois naturalmente é um carro urbano, ainda que a suspensão elevada ajude a passar por valetas, quebra-molas e buracos. É isso: o barato, aqui, é não raspar o fundo facilmente.
O visual também é um pouco diferenciado, com bonitas rodas exclusivas, barras longitudinais no teto e grafismos legais, como as faixas laterais e inscrição "E-JS1 EXT" na tampa traseira. No fim das contas, o Extreme é bem bonitinho.
Mas o carrinho vai muito além da beleza. As especificações mecânicas e o recheio também são interessantes para sua proposta urbana. O motor elétrico entrega 45 kWh de potência (equivalente a 62 cv) com torque de 15,3 kgf.m. Montado lá atrás, garante um zero a 100 km/h em 10,7 segundos. A velocidade máxima é de comportados 105 km/h.
A bateria de lítio-ferro-fosfato tem 30,2 kWh de capacidade, e proporciona uma autonomia oficial de 161 quilômetros - medição já pelo padrão PBEV do Inmetro -, mas que pode chegar a bem melhores 250 quilômetros. Segundo a JAC, a recarga de 20% a 100% demora oito horas em wallbox doméstico, uma hora e dez minutos em carregador rápido DC de 22 kW e 11 horas em tomada caseira (nesse caso, de 0% a 100%).
O JAC e-JS1 Extreme tem 3,60 m de comprimento, 2,39 m de entre-eixos, 1,67 m de largura e 1,59 m de altura. A distância livre do solo é de ótimos 21 cm. Tem capacidade para quatro pessoas, leva 121 litros no porta-malas e pesa 1.180 quilos em ordem de marcha. Outras especificações importantes do carrinho são as suspensões McPherson na frente e semi-independente atrás, e os quatro freios a disco com ABS, ESC e EBD.
A bordo, o Extreme tem multimídia com tela de TFT de 10,25 polegadas, chave presencial, Bluetooth, Mirror Link, painel de instrumentos de LED, central de comandos Touch Screen (multimídia e ar-condicionado automático digital), volante multifuncional em couro e com regulagem de altura, bancos em couro, entradas USB e 12 Volts no console dianteiro, airbag duplo dianteiro, freio de estacionamento elétrico e função Auto Hold.
Achou pouco? O pacote de fábrica também inclui direção elétrica, assistente de partida em subidas, monitoramento da pressão dos pneus, controles de tração e estabilidade, Isofix, luzes de rodagem diurnas (DRLs), piloto automático, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, faróis de LED com regulagem elétrica de altura, e faróis e lanternas de neblina. Caramba, como cabe tanta coisa em um carro tão pequeno?