Você volta e meia lê sobre protetor de cárter. A peça fica abaixo do compartimento do motor e serve como escudo para o cárter, o local onde o óleo fica armazenado. Mas a peça é imprescindível?
O WM1 vai te explicar que a instalação pode ser importante, conforme o uso do veículo. E te mostrar quais automóveis saem de fábrica com o item e os preços do componente, modelo por modelo.
O protetor de cárter é feito geralmente de alumínio e instalado na área mais baixa do recipiente do óleo, de onde o produto é bombeado para todas as partes móveis do motor. O item, que era popular em veículos com apelo fora de estrada, também é encontrado ou oferecido em carros de passeio - porém, sua aplicação ainda é mais usual em SUVs e picapes.
Isso ocorre por motivos óbvios, pois são os tipos de automóveis mais sujeitos - teoricamente - a pedras, galhos e objetos que podem atingir o cárter. Porém, conforme o estado do asfalto de sua cidade, ou mesmo se você usa o seu hatch ou sedã na estrada maltratada de terra e repleta de pedrinhas com frequência, vale considerar o protetor.
“O cárter é uma peça que fica exposta, em uma posição relativamente vulnerável. Uma pedra pode arrancar o bujão do cárter e provocar vazamento de óleo. Para quem transita em vias ou cidades com ruas ruins e por trechos de terra, por questão preventiva, pode ser bom negócio ter o protetor”, observa Francisco Satkunas, conselheiro da Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil).
O protetor de cárter, quando não é item de série no carro, geralmente é oferecido como acessório de concessionária. O preço da peça varia conforme o modelo e a marca, e pode ir de R$ 220 a mais de R$ 1 mil - veja mais abaixo, marca por marca. Mas, nestes casos, é importante que seja colocado na revenda oficial.
Por que? Existe muito protetor de cárter não original vendido em sites e lojas de autopeças, mas isso pode representar um risco. A peça original é desenhada, projetada e testada pela própria montadora para aquele veículo. Um equipamento não original pode interferir em outros componentes do motor e causar dores de cabeça para o dono do veículo.
Isso porque o protetor de cárter tem, por exemplo, aberturas para manter a ventilação do conjunto, pontos de fixação específicos e até mesmo o peso correto para não sobrecarregar o sistema, nem aumentar o consumo de combustível. A peça errada pode até afetar o funcionamento de outros equipamentos, como os airbags.
“As fábricas fazem muitos testes de durabilidade, que incluem exercícios de arrefecimento, para saber se não afeta a parte de refrigeração do motor, e até dos parafusos de fixação, especiais e adequados, para não haver risco de perder pressão. Um protetor de cárter errado pode adulterar os parâmetros do carro e afetar desde a caixa de direção até o sensor de disparo dos airbags”, alerta Satkunas
Elaboramos uma relação com os principais modelos à venda no país e quais oferecem o item de série ou quais negociam o equipamento como opcional ou acessório. Consideramos o preço da peça sugerido - o valor pode variar de acordo com o estado e a concessionária - e não incluímos os fabricantes premium. Os valores são referentes a janeiro de 2022.
A Caoa Chery oferece o protetor de cárter como acessório para alguns modelos de sua linha no país.
Oferecido como acessório de concessionária para as linhas Onix, Onix Plus, Tracker e Spin. Preço médio: R$ 320 (sem instalação) - os valores variam de região para região e de modelo para modelo.
Nas linhas Cruze Sport6, Cruze, S10 e Trailblazer o protetor de cárter é de série.
A peça pode ser adquirida como acessório para o C4 Cactus por R$ 411,49 - preço público sugerido com base em São Paulo
A peça é opcional dentro do kit Pack Worker para a Strada Endurance cabine simples, que custa R$ 4.200 e inclui, ainda, alarme, vidros e travas elétricos, brake light, fechadura elétrica na caçamba, comando elétrico da tampa do combustível, ajuste de altura do banco do motorista e capota marítima. A partir da versão Freedom cabine simples o protetor de cárter passa a ser item de série.
Na Toro, o protetor de cárter é item de série nas versões com motor turbodiesel.
Os modelos da marca japonesa não têm o item, que é oferecido como acessório de concessionário. Preços sugeridos sem instalação:
Os veículos da linha têm sub-chassi.
Não é oferecido na linha da marca no país.
Renegade - Opcional nas versões STD, Sport, Longitude Flex e Limited Flex dentro do Pack Protection (protetor de cárter, para-barro dianteiro e traseiro, parafusos antifurto nas rodas e Badge Jeep Authentic Accessories): R$ 730
De série nas versões Longitude Diesel, Trailhawk e Moab
Acessório Mopar na versão STD: R$ 678
Compass e Commander - De série em todas as versões
Os veículos da linha têm sub-chassi. Desta forma, o cárter já fica protegido.
De série em toda a linha da marca japonesa no Brasil.
A Frontier é vendida com uma chapa que protege a parte inferior da picape e o cárter.
Para o Kicks e o novo Versa, a peça é oferecida como acessório de concessionária ao preço sugerido de R$ 529,22, sem a mão de obra.
A peça pode ser adquirida como acessório para o novo 208 por R$ 411,53 - preço público sugerido com base em São Paulo
De série em toda a linha vendida no Brasil.
Os carros da marca usam um sub-chassi que já protege a peça. A Volks não oferece protetor de cárter como opcional ou acessório e nem recomenda a instalação em seus veículos.
Até o fechamento desta reportagem, Ford, Renault e Toyota não responderam sobre condições e preços da peça.