Você sabe quais são os carros da Caoa Chery vendidos no Brasil? A fabricante chinesa Chery chegou ao Brasil em 2009 trazendo da Argentina o SUV Tiggo. Com uma estratégia de preços agressiva, a marca buscava a consolidação no mercado brasileiro, o e foi bem-sucedida nos primeiros anos. Diante dos resultados, a marca se instalou oficialmente no Brasil em 2014, construindo sua primeira linha de produção fora da China - em Jacareí (SP).
Em 2017, o Grupo Caoa adquiriu oficialmente 50% da operação da Chery no país, mudando assim o nome da marca por aqui para Caoa Chery. Nesses mais de seis anos, a parceria entre as duas empresas rendeu uma série de modelos bem-sucedidos, sendo a família de SUVs Tiggo a mais reconhecida.
O mais recente lançamento foi o Tiggo 7 Sport, de sete lugares, que começou a ser vendido no fim do mês passado e vem roubando clientes de SUVs concorrentes. Além do utilitário, a Caoa Chery ainda vende outros quatro modelos.
São três versões, duas a combustão (Sport e Pro) e uma híbrida (Pro Hybrid Max Drive). Os preços do modelo partem de R$ 114.990 e podem chegar aos R$ 144.990 na versão mais eletrificada.
O modelo tem 4,31 metros de comprimento, 1,83 metro de largura, 1,67 metro de altura e 2,61 metros de entre-eixos. O porta-malas pode levar até 340 litros de bagagens.
A mecânica nas versões a combustão é formada pelo motor turbo 1.5 TCI Flex, de 147 cv e 21,4 kgf.m de torque. A transmissão é automática do tipo CVT nas duas variantes. O modelo híbrido combina o mesmo motor 1.5 a um sistema de 48 Volts. A junção resulta em uma potência de 160 cv e torque de 25,5 kgf.m.
Em um segmento acima, o Tiggo 7 oferece mais espaço e preço competitivo para quem busca um SUV com porte médio. Assim como o irmão menor, o modelo tem três versões, senodo duas a combustão (Sport e Pro Max Drive) e uma híbrida (Pro Hybrid Max Drive).
A tabela de preços começa com R$ 134.990 da versão Sport e chega em R$ 169.990 na Pro Max Drive e também na Pro Hybrid Max Drive.
O modelo tem 4,50 metros de comprimento, 1,84 metro de largura, 1,70 metro de altura e 2,67 metros de entre-eixos. A capacidade do porta-malas é de 528 litros.
O motor da versão Sport é o mesmo turbo 1.5 TCI Flex, de 147 cv e 21,4 kgf.m de torque, usado no Tiggo 5x. Assim como a transmissão é automática do tipo CVT de nove velocidades.
A versão Pro Max Drive, por outro lado, usa um motor turbo 1.6 TGDI flex, de 187 cv e 28 kgf.m de torque. A transmissão também é diferente. O modelo usa um câmbio automatizado de dupla embreagem com sete marchas.
O sistema híbrido do Tiggo 7 tem o turbo 1.5 combinado a um sistema de 48 Volts. Juntos, despejam potência de 160 cv e torque de 25,5 kgf.m - mesmo conjunto do Tiggo 5x. Nessa configuração, o porta-malas cai para 475 litros.
O Tiggo 8 é a alternativa de sete lugares oferecida pela Chery. São duas versões, a Max Drive, de R$ 179.990, e a Pro Plug-in Hybrid, de R$ 239.990.
Na configuração a combustão, o SUV médio usa o mesmo motor turbo 1.6 TGDI flex, de 187 cv e 28 kgf.m do Tiggo 7. A transmissão de dupla embreagem e sete marchas também é igual.
Essa versão tem 4,70 de comprimento, 1,86 metro de largura, 1,70 metro de altura e 2,71 metros de entre-eixos. O porta-malas, quando configurado para sete lugares, leva até 193 litros - e, com a terceira fileira rebatida, sobe para 889 litros.
Já a versão híbrida tem design mais atualizado e um conjunto mecânico mais potente. O sistema plug-in combina o motor 1.5 turbo de 147 cv com duas unidades elétricas de 170 cv (85 cv cada). Dessa forma, o desempenho combinado chega a 317 cv e o torque fica em 56,6 kgf.m. A transmissão de dupla embreagem desta configuração tem 11 marchas.
As dimensões são as mesmas da versão a combustão, exceto pelo comprimento 2 cm maior no modelo eletrificado. A autonomia do Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid no modo 100% elétrico é de até 54 quilômetros.
O Arrizo 6 é o sedã híbrido mais barato à venda no Brasil. Oferecido em apenas uma versão chamada de Pro Hybrid, o modelo é negociado por R$ 139.990 e chama atenção pela boa lista de equipamentos. O conjunto inclui seis airbags, monitores de ponto cego e câmera 360°.
O três volumes tem 4,64 metros de comprimento, 1,81 metro de largura, 1,49 metro de altura e 2,65 metros de entre-eixos. O porta-malas pode levar até 405 litros.
A parte mecânica é feita pelo mesmo conjunto híbrido to Tiggo 5x, com motor turbo 1.5 TCI, de 160 cv, associado a um sistema de 48 Volts. O sistema não move o carro, mas auxilia em situações de maior demanda, reduzindo o consumo de combustível e melhorando o desempenho.
Único elétrico da Chery até o momento, o minicarro iCar é vendido por aqui em versão única. O modelo custa R$ 119 mil e entrega uma autonomia bacana para os centros urbanos. A bateria rende até 198 quilômetros, segundo dados do Inmetro.
O modelo é empurrado por uma unidade elétrica instalada no eixo dianteiro, que rende 61 cv e 15,3 kgf.m de torque. A bateria tem 30,8 kWh e pode ser recarregada em até 5 horas numa tomada 220 Volts.
O iCar mede 3,20 metros de comprimento, 1,67 metro de largura e 1,59 metro de altura, com 2,15 metros de comprimento. A capacidade é para até quatro pessoas e o porta-malas comporta 100 litros.
VÍDEO RELACIONADO