O dinheiro está curto e a vontade de ter um SUV é grande? Temos uma sugestão para você: que tal investir em um carro usado automático altinho por menos de R$ 40 mil? Caso tenha gostado da ideia, a melhor opção pode ser o Renault Sandero Stepway.
Apesar de ser um hatch (longe de ser um SUV legítimo, vamos deixar claro), o Stepway tem medidas interessantes – como um porta-malas de 320 litros –, conjunto mecânico confiável, boa altura em relação ao solo e posição elevada ao volante (um dos maiores benefícios dos SUVs).
Aqui, a escolha também é focada no custo-benefício. Por isso, optamos por unidades do Sandero Stepway 1.6 16V Flex Automático fabricadas entre os anos de 2012 e 2014. Sendo assim, a design ainda é da primeira geração comercializada no Brasil.
Entre 2012 e 2014, os exemplares do Renault Sandero Stepway têm 4,09 metros de comprimento, 2,58 m de distância entre os eixos (Volkswagen Nivus, por exemplo, tem 2,56 m), 1,75 m de largura e 1,64 m de altura. O porta-malas, como já mencionamos, tem 320 litros de capacidade, o que é excelente para um hatchback.
A medida mais interessante aqui, no entanto, é a altura em relação ao solo de 190 milímetros, 10 milímetros a mais que o Sandero normal. Diferença pouca, mas que já ajuda muito a encarar os buracos do asfalto ruim das grandes cidades.
A versão Stepway até R$ 40 mil era equipada com motor 1.6 16V aspirado, flex, de 112 cv (etanol)/107 cv (gasolina) de potência a 5.750 rpm e torque de 15,5 (e)/15,1 (g) a 3.750 rpm. O câmbio é automático de apenas quatro velocidade. Trata-se de um conjunto reconhecidamente robusto.
Em termos de consumo de combustível, de acordo com a própria Renault o Stepway faz 6,5 km/l (e)/8,7 km/l (g) na cidade e 8,5 km/l (e)/10,5 km/l (g) na estrada. A velocidade máxima é de 171 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h demora 11,7 segundos.
O hatch altinho da marca francesa tem uma lista de equipamentos de série com tudo o que o básico exige. Estamos falando de duplo airbag frontal, ar-condicionado, freios com ABS (antitravamento), direção assistida, travas elétricas, vidros dianteiros elétricos, ajuste elétrico dos espelhos retrovisores externos, rádio CD player original de fábrica, banco do motorista com ajuste de altura, coluna da direção com regulagem de altura (sem profundidade), entre outros.
Em algumas unidades, o revestimento dos bancos é em couro - opcional de fábrica oferecido na época.