As opções de SUVs não param de surgir e a Renault, que não faz muito tempo só tinha um representante no segmento, agora já começou a pré-venda de seu terceiro utilitário esportivo. O Kardian chegará às concessionárias em março para ocupar a faixa intermediária na gama de opções, acima do Stepway e abaixo do Duster.
Mas como os três se diferenciam? Botamos o trio lado a lado em um comparativo virtual para responder a essa pergunta e, eventualmente, ajudar quem está de olho em um dos três.
A comparação entre os três, é claro, não pode ignorar o preço. O ainda resistente Stepway é vendido em três versões (Zen 1.0 manual, Zen 1.6 manual e Iconic 1.6 CVT), com preços de R$ 84.470 até R$ 117.690.
O Kardian foi anunciado também em três configurações. A de entrada, Evolution, por R$ 112.790. A intermediária Techno custa R$ 122.990 e a mais completa, a Premiere Edition, sai por R$ 132.790.
Já o Duster tem quatro versões, com tabela entre R$ 122.290 e R$ 153.890.
O antigo Sandero Stepway, hoje apenas Stepway foi "promovido" ao posto de SUV compacto em 2019, mas em quase nada mudou nas medidas que tinha quando ainda era apenas uma versão do hatch. Por isso, é o menor dos três, com 4,07 m de comprimento, 1,73 m de largura, 2,59 m entre-eixos e 320 litros de porta-malas.
Já o Kardian, que tem um projeto mais novo, aproveita melhor suas medidas. Tem 4 cm a mais de comprimento (4,11 m) e largura (1,77 m), resultando em 1 cm a mais no tamanho da cabine (2,60 m) e 38 litros extras de bagagem (358 litros).
O Duster, por outro lado, ainda que no papel seja um compacto, tem tamanho para ficar entre os médios. Em relação ao Kardian, o SUV é maior em tudo: 26 cm no comprimento (4,37 m), 6 cm em largura (1,83 m) e 7 cm no entre-eixos (2,67 m). E ainda tem 475 litros de porta-malas. É a melhor opção para quem busca um modelo espaçoso.
A mecânica dos modelos é mais interessante no recém-lançado Kardian - que, não por acaso, é o mais moderno do trio. O dois volumes é equipado com o novo motor turbo 1.0 TCe de três cilindros, capaz de entregar 125 cv de potência e 22,4 kgf.m de torque. A transmissão é do tipo automatizada, com dupla embreagem e sete marchas.
No caso do Stepway, a versão de entrada usa o motor três cilindros 1.0 SCe aspirado, de 82 cv e 10,5 kgf.m de torque, combinado com uma transmissão manual de cinco marchas. As demais configurações têm o quatro cilindros 1.6 SCe, também aspirado, de 118 cv e 16 kgf.m. Na Zen 1.6, o câmbio é manual de cinco marchas. Na Iconic, automático do tipo CVT.
O motor 1.6 do Stepway é o mesmo usado em três das quatro versões do Duster (Intense Plus, Intense Plus CVT e Iconic Plus CVT 1.6). A diferença é que, no SUV de maior porte, o propulsor entrega até 120 cv e 16,2 kgf.m de torque.
A melhora no desempenho é vista mesmo na versão topo que usa o motor turbo 1.3 TCe, que rende 170 cv e 27,5 kgf.m de torque. O câmbio é o mesmo automático CVT das demais versões.
O Stepway é o modelo com menos tecnologia embarcada dos três SUVs, o que até faz sentido se pensarmos que o modelo atualmente é a porta de entrada do segmento na marca.
Ainda assim, a lista de itens é bem razoável. Desde a versão de entrada, o altinho tem central multimídia com espelhamento do celular via cabo, quatro airbags (frontais e laterais), controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e luzes diurnas de LED.
O retrovisor ainda tem ajuste no pininho e as portas traseiras têm vidros com manivelas. Os itens estão presentes na versão intermediária, enquanto a topo, a Iconic 1.6 CVT, adiciona sensor de estacionamento, câmera de ré, sensor de chuva, farol automático e ar-condicionado digital.
O Duster de entrada tem seis airbags (frontais, laterais e de cortina), assistente de frenagem de emergência, todos os controles eletrônicos (estabilidade, tração e rampa), piloto automático com limitador, sistema start-stop, retrovisores elétricos, vidro nas quatro portas e central multimídia de oito polegadas com espelhamento wireless.
Nas mais completas, o Duster ainda adiciona carregador por indução, rodas de liga leve 17 polegadas, chave presencial, partida por botão, sensor de ponto cego, ar-condicionado digital e com quatro câmeras para facilitar manobras.
Mais completo dos três, o Kardian tem de série os seis airbags, rodas aro 16 com calotas, sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré, ar-condicionado automático e multimídia de oito polegadas com espelhamento sem fio.
Na versão mais completa, a Premiere Edition, o SUV supera os dois irmãos de segmento ao oferecer o controle adaptativo de velocidade e o sensor de estacionamento frontal. A lista tem ainda as quatro câmeras (multiview), sensor de ponto cego, rodas de liga aro 17 e carregador por indução.
O novo Kardian é a melhor opção para quem sempre busca modernidade. É o mais completo em equipamentos e o mais atual no aspecto mecânico. Já o Stepway entrega o básico por bem menos e é a melhor alternativa para quem busca preço.
E o Duster, por sua vez, destina-se a quem prioriza espaço e posição de dirigir mais alta, oferecendo ainda um custo/benefício bem atraente. A escolha por um dos três vai depender, mesmo, do que o comprador busca.
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