Confira como vender o seu carro rápido

Siga nossas dicas para fazer um anúncio perfeito e atrair as melhores propostas

  1. Home
  2. Seu bolso
  3. Confira como vender o seu carro rápido
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Você anunciou o seu veículo e a prioridade é vendê-lo rapidamente, mas sem jogar o preço lá embaixo. Para fazer o seu anúncio bombar, aumentar o número de potenciais compradores e colocar logo o dinheiro no bolso, alguns detalhes fazem toda a diferença.

Com a ajuda do especialista Ilídio dos Santos, presidente da Fenauto (Federação Nacional das Associações de Veículos Automotores), selecionamos cinco dicas para você atingir o seu objetivo. Como o WM1 já destacou esta semana, investir tempo para publicar um anúncio bem detalhado, com fotos de qualidade, é o primeiro passo.

Oferecer um automóvel em bom estado, sem pendências com débitos nem documentos, é outro fator que ajuda a fechar negócio com mais agilidade. Confira as dicas.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Quanto tempo demora pra vender um carro?

Vender um carro depende de vários fatores, especialmente da forma como o veículo está sendo anunciado. A maneira mais rápida, sem dúvida, é anunciar em sites especializados da Internet, como a Webmotors, o maior ecossistema automotivo do Brasil. Aqui, milhões de pessoas entram mensalmente atrás de um carro. Então, para ser notado e vender rapidamente o veículo, basta seguir algumas dicas para montar um anúncio perfeito. Boas fotos, descrição correta, preço adequado, entre outros pontos.

1. Faça um anúncio detalhado

Coloque fotos de boa qualidade, tiradas com boa iluminação e exibindo detalhes, como estado dos pneus, quilometragem no painel de instrumentos e condições gerais da carroceria. Valorize o que o seu carro tem de bom e fotografe itens de série e eventuais acessórios. "Não deixe de informar a quilometragem atualizada nem se o carro ainda é coberto por garantia de fábrica, todo mundo tem interesse em saber isso", aponta Santos. Além das imagens, coloque as informações relevantes no campo de descrição, incluindo a documentação. Carros sem pendências vendem mais rapidamente.

2. Tire ótimas fotos

As fotos são fundamentais para chamar a atenção e seduzir possíveis compradores. Por isso, faça imagens do carro limpo e um lugar claro; evite fotos fechadas de elementos comuns do veículo; destaque nas imagens os diferenciais do seu veículo, como uma central multimídia ou a baixa quilometragem no painel de instrumentos; não tenha vergonha de mostrar os defeitos do carro; e mão faça tratamentos das imagens (quanto mais realistas, melhor).

Mostre o carro por completo nas fotos; e não esconda os defeitos
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

3. Manutenção em dia

Para vender o carro com rapidez é preciso ter a manutenção em dia. Por isso, destaque no anúncio o fato de o carro, por exemplo, ter feito todas as revisões periódicas na concessionárias, pois além de transmitir ao futuro comprar a segurança de um carro em perfeito estado de conservação, a garantia de fábrica do veículo é mantida (caso ainda esteja dentro do prazo).

Mas caso seu carro precise de alguns retoques e um tapa na mecânica, faça os serviços antes de anunciar o carro. E aqui vai uma dica muito valiosa: acesse a Webmotors Serviços e deixe seu carro usado como zero-quilômetro gastando pouco e sem ter que atravessar a cidade.

4. Coloque um preço justo

Fato: preço justo ajuda a vender o carro mais rápido! Por isso, saiba como precificar seu carro. Para isso, é fundamental que a Tabela Fipe seja consultada. E para ser ainda mais correto no valor do anúncio, veja o preço médio Webmotors dos carros iguais ao seu anunciados no maior portal automotivo do Brasil.

5. Deixe a documentação organizada

Estar com a documentação do carro em dia é simplesmente fundamental. Não estar com este ponto em perfeito estado transmite uma sensação ruim para o comprador, que pode optar por não fechar negócio. Agora, se tudo estiver certinho, com todos os tributos pagos (Licenciamento, IPVA e multas), a compra além de muito mais segura e fácil, será extremamente mais rápida. Pode ter certeza!

Para vender de maneira muita rápida o veículo é preciso ter toda a documentação em dia
Crédito: iStock
toggle button

6. Responda com rapidez e seja transparente

Esclareça com agilidade e gentileza as perguntas de potenciais compradores. "Como bom vendedor, atenda muito bem o seu cliente, isso é um fator bastante valorizado e aumenta as chances de vender logo o veículo", destaca o presidente da Fenauto. Lembre que uma pessoa interessada está conferindo outros anúncios e o acesso rápido e preciso às informações desejadas é um fator de decisão.

7. Saiba negociar

Durante a venda de um carro, algo vai acontecer com 100% de certeza: o comprador vai dar a famosa "choradinha". Faz parte! Por isso, tenha os argumentos corretos para manter o preço sugerido, especialmente se o carro estiver em excelente estado de conservação, com todas as revisões em dia, com o visual sem detalhes, e com equipamentos que realmente valorizem o carro.

No entanto, esteja aberto a uma rápida conversa. E não deixe de ouvir a proposta do comprador. De repente, o pedido de desconto é baixo e interessante para que o negócio seja fechado mais rápido.

8. Ofereça boas opções de financiamento

Anunciar na Webmotors traz uma série de facilidades tanto para quem vende quanto para quem compra. Uma delas é o simulador de financiamento: basta informar se o veículo desejado é um carro ou uma moto; se é particular ou de uma loja/concessionária; marca; modelo; ano; e valor do bem desejado. É preciso fazer um cadastro.

Tudo de forma simples, rápida e extremamente segura.

9. Invista em mais visibilidade

Ao fazer o anúncio na Webmotors, você pode escolher entre diferentes modalidades, com relação de preços e descrição do que elas oferecem. Se a prioridade for vender rápido, invista um pouco mais e faça o anúncio do seu automóvel aparecer com destaque, nas primeiras posições, nas listas de busca.

10. Garantia extra e benefícios antes e depois da venda

Se você é lojista e está anunciando na Webmotors, sabe que por lei tem de oferecer os 90 dias de garantia obrigatórios. Mas ofertar mais que o exigido pode ajudar a vender logo o veículo. "Tem lojas que oferecem como diferencial garantia de seis meses e até de um ano. Outras firmam convênio com seguradoras e disponibilizam serviços como assistência 24 horas por determinado período. Isso passa confiança ao cliente e agiliza a venda", diz Santos. A Webmotors oferece a potenciais compradores um simulador de seguro, uma verdadeira mão na roda para quem está comprando um veículo.

Comentários
Wid badge