O mercado automotivo brasileiro tem sofrido muita oscilação desde o início da pandemia do coronavírus. Mas, de forma geral, os carros que formam o top 5 dos mais baratos do país são basicamente os mesmos, mas contam com alterações de posicionamento dentro do ranking.
Porém, antes de analisarmos quais são os cinco carros mais em conta do país e as principais características de cada um deles, é preciso entender o real cenário atual. Entre 2020 e 2021, durante a pandemia de covid-19, a linha de produção das montadoras foi reduzida e até mesmo paralisada em várias oportunidades, o que afetou o estoque das marcas.
Além disso, com o retorno das atividades, muitas montadoras – quase todas – enfrentaram dificuldades em adquirir insumos para a produção dos automóveis, o que também afetou a produção.
Dessa forma, a lei da oferta e procura entrou em ação. Tendo em vista a baixa nos estoques, bem como os longos prazos para a entrega de um veículo, e a alta demanda, há oscilação nos preços. Além disso, houve aumento de preços de produtos e materiais usados na fabricação dos veículos. Somente o aço teve alta de 61% no primeiro trimestre de 2021, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Cabe salientar, ainda, que o consumidor brasileiro hoje está muito mais exigente, principalmente em relação à equipamentos de segurança e até de comodidade. Conforme exemplifica uma recente pesquisa realizada pelo Webmotors Autoinsights, dos 5.480 entrevistados em âmbito nacional, 72% revelaram a intenção de investir mais por um carro que ofereça itens de conectividade a fim de ter mais comodidade e segurança.
Esse tipo de exigência é sentida pelo mercado. A Renault é um exemplo disso ao extinguir a versão de entrada do Kwid após a última atualização. De acordo com a marca, a antiga configuração Life representava um percentual mínimo de vendas no comparativo com as demais versões.
Mesmo com o último reajuste feito ainda esse mês, onde as versões do Renault Kwid ficaram entre R$ 1 mil e R$ 2 mil mais caras, a versão Zen do subcompacto ainda representa o carro mais barato do país, com preço de R$ 61.090.
O carro conta com motor 1.0 lSCE, que gera 71/68 cv (álcool/gasolina) de potência com gasolina e etanol, respectivamente, e torque de 10,0/9,4.
Como item de série, conta com 4 airbags, controle eletrônico de estabilidade (ESP), assistente de partida em rampa (HSA), alerta visual e sonoro de não utilização do cinto de segurança de todos os ocupantes, sistema Start & Stop, sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), luzes de circulação diurna (DRL) em LED, painel de instrumentos com mostradores em LED e indicador de temperatura externa.
Além disso, possui computador de bordo, tacômetro, direção elétrica, ar-condicionado, rádio Continental 2DIN (Bluetooth, USB, AUX) com dois alto-falantes e vidros e travas elétricas.
O Fiat Mobi é o principal concorrente do "SUV dos compactos" - que é como a Renault "vende" o Kwid - e também sempre está entre os carros mais baratos do país. O modelo da montadora italiana pode ser comprado por R$ 61.990 na versão de entrada, Like.
A linha 2023 do Mobi tem motor 1.0 de 74/71 cv de potência (álcool/gasolina) e torque de 9,7/9,3 kgf.m.
Como equipamento de série, conta com ar-condicionado, direção assistida, travas e vidros elétricos dianteiros, sensor de pressão dos pneus, airbag duplo e freios ABS com EBD.
O Hyundai HB20 foi o carro de passeio mais vendido do Brasil em 2021 e assim permanece no ranking do primeiro trimestre de 2022. E um dos fatores que ajudaram a impulsionar o bom posicionamento foi o fato de contar com uma versão mais acessível no comparativo com os seus principais concorrentes, como o Chevrolet Onix e o Fiat Argo.
A versão Sense do hatch é ofertada por um preço sugerido de R$ 71.490 e assim entra para a lista dos carros mais baratos do país. O modelo tem embaixo do capô o motor 1.0 Kappa que atua em conjunto com a transmissão manual de cinco marchas. A potência é de 80/75 cv (álcool/gasolina) e o torque é de 10,2/9,4 kgf.m.
No conjunto de equipamentos, destaque para o painel de instrumentos Supervision Cluster, ar-condicionado, rádio BlueAudio com conexão Bluetooth, direção elétrica progressiva, vidros e travas elétricas, computador de bordo com 7 funções, acionamento intermitente do indicador de direção e travamento automático das portas e do porta-malas a 20 km/h.
No aspecto de segurança o carro conta com airbag frontal duplo, airbag lateral de tórax, freios ABS com EBD, fixação ISOFIX, controle de estabilidade ESP, controle de tração (TCS), sinalização de frenagem de emergência (ESS) e assistente de partida em rampa (HAC).
Por muitos anos o Volkswagen Gol foi o carro mais vendido no país. E o sucesso do modelo ainda permanece no segmento de seminovos e usados, sempre no topo do ranking dos mais vendidos.
A versão de entrada do modelo pode ser comprada por R$ 72.690. O carro possui o motor 1.0 de 84/75 cv de potência (álcool/gasolina) e 10,4/9,7 kgf.m de torque.
Como itens de série, o hatch da Volkswagen conta com ABS e EBD, sistema de partida a frio sem reservatório adicional de gasolina, alerta de frenagem de emergência , dois airbags, alerta sonoro e visual para não utilização do cinto de segurança do motorista , ar-condicionado e chave tipo canivete sem controle remoto.
O carro também possui desembaçador do vidro traseiro, direção hidráulica, faróis simples com máscara escurecida, limpador do para-brisa com temporizador, preparação para sistema de som com fiação, suporte para celular, tomada 12V no console central, travamento elétrico das portas sem controle remoto e vidros dianteiros elétricos.
Por fim, o quinto da lista dos carros mais baratos do país é o Fiat Argo. Até pouco tempo atrás, o modelo estava em quarto lugar, porém, após reajuste de R$ 2.513, o hatch da Fiat perdeu posição para o Gol. Agora é vendido por R$ 72.990.
O motor 1.0 gera 77/72 cv de potência (álcool/gasolina) e 10,9/10,4 kgf.m de torque que trabalha em conjunto com transmissão manual de cinco marchas.
Para completar, o carro tem limpador e lavador dos vidros dianteiro e traseiro com intermitência, retrovisores externos manuais com setas de direção integradas, direção elétrica progressiva e tomada 12V.
O carro também conta com ISOFIX, desembaçador do vidro traseiro temporizado, volante com regulagem de altura, controle eletrônico da aceleração, airbag duplo, freios ABS com EBD, chave canivete com telecomando para abertura das portas, ar-condicionado e alertas de limite de velocidade e manutenção programada.
Quadro de instrumentos 3,5" multifuncional, vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, follow me home, retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas, sistema de partida a frio sem tanque auxiliar de gasolina, sinalização de frenagem de emergência e computador de bordo, completam a versão.