A Fiat Strada não perdeu - e nem foi ameaçada de perder - a medalha de ouro neste primeiro mês de vendas de 2022. Segundo dados da Fenabrave (associação dos concessionários) divulgados em seu relatório mais recente, a picape foi o automóvel (e comercial leve) mais vendido de janeiro, seguida por Hyundai HB20 e Chevrolet Onix, que fecham o pódio geral.
De acordo com a entidade, no entanto, o volume de vendas caiu 28,3% em relação a janeiro do ano passado - foram 116.601 unidades emplacadas agora contra 162.531 em 2021. Por ser o primeiro mês ainda não existem, obviamente, dados de meses acumulados.
Abaixo, veja quais foram os líderes dos cinco principais segmentos do mercado: hatches, sedãs, SUVs, picapes e esportivos.
O Hyundai HB20 começou o ano com tudo. Por ter ficado à frente do Chevrolet Onix em janeiro, já pode ser considerado líder do segmento no acumulado do ano. No total, foram 5.634 emplacamentos, contra 5.205 do rival da GM, que terminou em segundo, e 3.435 do, veja só, Volkswagen Gol, o terceiro colocado entre todos os hatches.
Mesmo assim, vale lembrar que o Onix, líder do mercado entre 2015 e 2020, começa a retomar seu ritmo - a produção do compacto foi paralisada por alguns meses no ano passado, só foi retomada em agosto e com tudo isso o modelo ainda garantiu um quarto lugar entre os hatches.
Se entre os hatches a linha compacta da GM ainda não engatou de volta a primeira colocação, na categoria de sedãs, o Chevrolet Onix Plus já retomou a liderança desde o levantamento dos carros mais vendidos de setembro, segundo a Fenabrave. O três-volumes produzido no Rio Grande do Sul fechou o mês de janeiro com 3.431 unidades entregues.
O modelo superou neste começo de ano o Hyundai HB20S, que terminou na segunda colocação, com 2.391 registros. Este, por sua vez, foi seguido de perto pelo Toyota Corolla, que fecha o pódio de sedãs de janeiro com 2.142 emplacamentos.
O Jeep Renegade mostra mais uma vez que pretende continuar sendo o SUV mais vendido do Brasil, como ocorreu em 2019 e 2021 - mesmo um mês antes de passar por uma importante reformulação. Foram 4.999 emplacamentos no mês passado, seguido de perto pelo irmão Jeep Compass, que teve 4.905 unidades emplacadas, e também pelo renovado Hyundai Creta, que teve 4.175 registros, em terceiro.
Na sequência, em janeiro, vemos o Volkswagen T-Cross, em quarto, com 3.761 licenciamentos, e o novato Fiat Pulse, em quinto, com 3.192 veículos emplacados.
No segmento que a FCA (Fiat Chrysler Automóveis), do conglomerado Stellantis, "domina", o começo do ano mostra que 2022 deve seguir como foi 2021: com domínio da Fiat Strada, a picape - e o carro - mais emplacado do Brasil. Em janeiro, foi líder com folga, com 6.716 emplacamentos, mais de 1.000 unidades à frente do Hyundai HB20 e quase o dobro do que o segundo comercial leve da lista.
A segunda, como era de imaginar, foi a Fiat Toro (3.293 unidades) - e forma, outra vez, a dobradinha com a Strada na categoria, como já ocorreu em 2021 e durante vários meses de 2020. A Toyota Hilux foi a terceira, com 2.912 licenciamentos, seguida por Renault Oroch, com 1.447, e pelo veterano Fiat Fiorino, que teve 1.343 vendas registradas.
Reviravolta no segmento de esportivos, dominado de ponta a ponta há dois anos pelo Porsche 911. Em janeiro, o Ford Mustang vendeu mais que todos os concorrentes e registrou 48 unidades. O segundo colocado foi o Taycan, com 21 emplacamentos, e o 911 ficou com a terceira posição, com 16. Lembre-se que falamos de carros que custam pelo menos R$ 500 mil.
É importante a gente destacar que nessa categoria levamos em consideração somente modelos que são "nascidos" esportivos. Não consideramos, por exemplo, versões esportivas criadas sobre carros que já existem, como BMW M3, Renault Sandero RS ou Audi RS6, entre outros.