Os SUVs estão (e continuarão por um bom tempo) em alta. De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), os utilitários esportivos representam 47,99% dos carros novos emplacados no Brasil em 2024.
No entanto, o alto preço das unidades zero-quilômetro acaba fazendo com que muitas pessoas olhem para o mercado de SUVs usados em busca de um modelo que atenda às necessidades – normalmente de mais espaço interno, porta-malas grande, segurança e comodidade.
Só que existe uma categoria de SUVs - vamos chamar assim - que, com o passar do tempo, foi sendo deixada de lado e hoje é pouco considerada na hora da compra. Estamos falando dos SUVs usados com câmbio manual.
Em um passado não muito distante, os SUVs compactos tinham transmissão manual em suas configurações de entrada. Mas, aos poucos, o mercado foi mostrando que este tipo de caixa já não tinha mais saída a partir dos SUVs compactos. E, naturalmente, as marcas deixaram de produzir.
É preciso pontuar, porém, que os SUVs de entrada ainda existem com este tipo de transmissão - como Fiat Pulse, Renault Kardian e Citroën Basalt.
Pensado então nesses SUVs esquecidos, fizemos uma lista de cinco modelos usados com câmbio manual, e que custam menos de R$ 100 mil, para aquelas pessoas cada vez mais raras que não fazem questão de um utilitário esportivo automático. E o interessante é que de todos os listados aqui, três têm motor turbo, o que deixa a condução pelo menos mais divertida...
A lista começa com o SUV mais vendido do Brasil atualmente, o Volkswagen T-Cross. O modelo, que passou por reestilização recentemente, teve uma configuração de entrada manual. Aqui na Webmotors é possível encontrar unidades por menos de R$ 100 mil dos anos de 2020 a 2021.
A transmissão de seis marchas está atrelada ao já conhecido motor 200 TSI, também conhecido como 1.0 turbo de três cilindros, flex, que desenvolve 128 cv (etanol)/116 cv (gasolina) de potência máxima e torque de 20,4 kgf.m (etanol/gasolina).
Consumo urbano – 8,5 km/l (etanol)/12,2 km/l (gasolina)
Consumo rodoviário – 10,1 km/l (etanol)/14,5 km/l (gasolina)
Quando foi lançada, em 2020, a atual geração do Chevrolet Tracker chegou com uma versão de entrada manual. Aqui na Webmotors é possível encontrar unidades abaixo de R$ 100 mil - dos anos 2020, 2021 e 2022.
O Tracker manual ua uma caixa de seis velocidades, assim como o T-Cross. E, também como o rival, o motor é 1.0 turbo de três cilindros, flex, que desenvolve 116 cv (etanol/gasolina) de potência máxima e torque de 16,8 kgf.m (etanol)/16,3 kgf.m (gasolina).
Consumo urbano – 9 km/l (etanol)/13 km/l (gasolina)
Consumo rodoviário – 10,4 km/l (etanol)/14,8 km/l (gasolina)
Um dos únicos SUVs com câmbio manual não turbo da nossa lista é o HR-V. Quando chegou ao mercado brasileiro, a estratégia da Honda foi a mesma das demais marcas: ter uma versão manual para ter um preço inicial mais baixo e atrair o consumidor. Se funcionou, não sabemos. Fato é que o HR-V manual foi extinto.
As unidades do HR-V manual por menos de R$ 100 mil são da versão LX e todas têm motor 1.0 aspirado de quatro cilindros, flex, que desenvolve 140 cv (etanol)/138 cv (gasolina) e torque de 17,4 kgf.m (etanol)/17,3 kgf.m (gasolina). O câmbio é manual de seis marchas.
Detalhe: trata-se do mesmo (ótimo) conjunto mecânico do Civic G10 manual.
Consumo urbano – 6,7 km/l (etanol)/10 km/l (gasolina)
Consumo rodoviário – 8,6 km/l (etanol)/12,5 km/l (gasolina)
De todos os carros dessa lista, o Peugeot 2008 Griffe é um dos mais divertidos de dirigir. E isso não somente pelo conjunto mecânico (do qual falaremos adiante), mas por ser um SUV com porte mais similar ao de uma perua (station wagon).
Aqui, o 2008 Griffe é equipado com o famoso motor THP 1.6 turbo de quatro cilindros, flex, que gera excelentes 173 cv (etanol)/165 cv (gasolina) de potência máxima e 24,5 kgf.m (etanol/gasolina) de torque. O câmbio é manual de seis marchas.
Consumo urbano – 7,1 km/l (etanol)/10,7 km/l (gasolina)
Consumo rodoviário – 8,5 km/l (etanol)/12,4 km/l (gasolina)
Fechando a lista um dos SUVs mais buscados da Webmotors, mesmo após sua aposentadoria em 2021, aparece o Ford Ecosport na versão Freestyle. O modelo é encontrado na Webmotors por (bem menos) de R$ 100 mil - dos anos de 2018 a 2021.
No caso deste SUV que marcou época no Brasil, sendo um pioneiro no segmento em nosso mercado, o motor é 1.5 aspirado, flex, de apenas três cilindros, que proporciona potência máxima de 137 cv (etanol)/130 cv (gasolina) e torque de 16,2 kgf.m (etanol)/15,6 kgf.m (gasolina). A transmissão é manual de seis velocidades.
Consumo urbano – 6,8 km/l (etanol)/9,8 km/l (gasolina)
Consumo rodoviário – 8,2 km/l (etanol)/11,6 km/l (gasolina)