Os SUVs médios são belas opções para quem quer um carro para viajar com a família. Não ocupam tanto espaço quanto os grandes, mas são mais versáteis que os compactos.
Mas alguns médios são mais adequados que outros na tarefa de levar passageiros e bagagem. Confira a seguir quais são os 10 SUVs médios mais compridos e espaçosos à venda no Brasil. Consideramos os modelos com preços até R$ 300 mil.
Apesar de parecer bem maior que modelos como o Toyota Corolla Cross, o Caoa Chery Tiggo 7 é um carro relativamente pequeno - tem 4,50 metros de comprimento. Mas oferece uma cabine mais ampla. O porta-malas, por exemplo, tem bons 525 litros de capacidade na versão de entrada Sport.
Nesta configuração mais básica, o Tiggo 7 sai por R$ 134.990 e tem motor 1.5 turbo de 150 cv, combinado com um câmbio automático CVT. A linha inclui ainda as versões Pro Max Drive e a híbrida-leve Pro Hybrid Max Drive.
Com uma carroceria de linhas ousadas por dentro e por fora, o Kia Sportage é uma opção para quem busca um SUV completão e eletrificado, já que é vendido no Brasil apenas com o conjunto motriz híbrido-leve, centrado em um propulsor 1.6 turbo a gasolina, com 180 cv de potência.
Com 4,52 metros de comprimento e entre-eixos de 2,68 m, tem cabine espaçosa e porta-malas também amplo, com 562 litros de capacidade. Parte de R$ 274.990.
O Mitsubishi Eclipse Cross é outro SUV médio que parece ser menor do que realmente é. Mas, com 4,55 metros de comprimento e 2,61 m de entre-eixos, é um carro com espaço bem satisfatório na cabine, principalmente no banco traseiro. O porta-malas tem 561 litros de capacidade.
Em todas as versões, o motor é o 1.5 turbo com 165 cv de potência, sempre combinado a um câmbio automático CVT. As versões de entrada tem tração dianteira, mas é possível ter também o Eclipse Cross com tração integral. Parte de R$ 164.990.
O Honda ZR-V pode não ter encantado tanto o público brasileiro. Mas é um carro que tem suas qualidades: é feito sobre a mesma plataforma do Civic de 11ª geração e é equipado com um motor 2.0 com 161 cv de potência.
Mas, apesar dos 4,57 metros de comprimento e do entre-eixos de 2,66 m, o ZR-V não tem um porta-malas dos mais amplos: são apenas razoáveis 389 litros de capacidade. Volume menor do que o suportado por alguns SUVs compactos. Parte de R$ 214.500.
O Chevrolet Equinox é um típico SUV americano. Apesar do visual, que já está ficando datado, é completo e bem equipado. Tem 4,65 metros de comprimento e 2,73 m de entre-eixos, e oferece mais espaço para os passageiros do que para bagagem, já que o porta-malas leva 468 litros de capacidade.
Embora não tenha mais a opção do potente motor 2.0 turbo, o Equinox é oferecido no Brasil com um 1.5 turbo de saudáveis 172 cv de potência, casado com um câmbio automático de seis marchas. E há ainda a opção da tração integral. Parte de R$ 225.710.
O GWM Haval H6 é um SUV médio que parece maior do que realmente é. Mesmo assim, as medidas são bem generosas: 4,68 metros de comprimento e entre-eixos de 2,74 m.
O ponto forte desse SUV é o custo-benefício: parte de R$ 214 mil na versão autocarregável HEV2, que além da cabine ampla e do porta-malas de 560 litros, é bem equipado e tem um conjunto motriz com 243 cv de potência.
O Caoa Chery Tiggo 8 é um SUV de sete lugares com 4,70 metros de comprimento e entre-eixos 2,71 m de entre-eixos. Com todos os assentos ocupados, sobra um espaço de carga de módicos 193 litros. Mas esse volume sobe para ótimos 889 litros com a última fileira rebatida.
Além da versão de entrada Max Drive, que é equipada com um motor 1.6 turbo com 187 cv de potência, a linha tem ainda uma opção híbrida plug-in, com um conjunto motriz de 317 cv. Parte de R$ 179.990.
Pouco maior que o concorrente direto Haval H6, o BYD Song Plus tem 4,71 metros de comprimento e entre-eixos de 2,77 m. Espaço interno é o forte deste SUV, que tem porta-malas de 574 litros.
Com um conjunto motriz híbrido plug-in com 235 cv de potência, o Song Plus acelera de zero a 100 km/h em 8,3 segundos, mas é pensado também para agradar quem curte longa autonomia. Roda até 68 quilômetros no modo 100% elétrico e tem alcance de cerca de 1.200 quilômetros.
O Volkswagen Tiguan de segunda geração retornou recentemente ao mercado brasileiro. Apesar do conjunto motriz mais manso (186 cv de potência) e da ausência da tração integral, ainda é um SUV bem agradável de guiar.
Com 4,73 metros de comprimento e entre-eixos de 2,79 m, é espaçoso e bem acabado, e leva sete pessoas de maneira bem satisfatória. Com todos os assentos ocupados, a capacidade do porta-malas é de 221 litros. Sai por R$ 284.590.
O Jeep Commander é uma boa opção para quem quer levar sete pessoas com relativo conforto ou cinco passageiros com toda a bagagem do mundo. São 4,77 metros de comprimento e entre-eixos de ótimos 2,79 m.
Na versão de entrada Longitude, de cinco lugares, o porta-malas tem capacidade para 661 litros. Esse volume cai para 233 litros nas configurações de sete lugares. Tem três opções de motorização: 2.0 diesel com potência de 170 cv, 1.3 flex de 185 cv e 2.0 a gasolina de 272 cv. Parte de R$ 217.290.