Tiggo 7 Sport: saiba tudo antes de comprar

SUV da Caoa Chery é rival direto de Compass, Corolla Cross e Taos, mas encara também SUVs compactos por conta do preço

  1. Home
  2. Seu bolso
  3. Tiggo 7 Sport: saiba tudo antes de comprar
Marcelo Monegato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O Tiggo 7 é uma das surpresas positivas do mercado brasileiro em 2024. O modelo se tornou o SUV mais vendido da Caoa Chery no país, superando o Tiggo 5X, e atualmente briga mensalmente com medalhões do mercado, como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.

E a grande responsável por este “boom” de emplacamentos é a versão de entrada Sport, lançada em fevereiro deste ano (2024) com um preço extremamente competitivo: R$ 134.990. No entanto, após dois aumentos de R$ 5 mil (setembro e outubro), o SUV médio não sai atualmente por menos de R$ 144.990 – um valor ainda muito interessante, vamos combinar.

Caso esteja pensando em comprar um Caoa Chery Tiggo 7 Sport, o WM1, portal de notícias da Webmotors, listou pontos importantes que você precisa saber antes de ir a uma concessionária e fechar o negócio. Leia, considere as informações, e faça sua escolha. Nossa missão aqui é ajudar você a fazer o melhor negócio.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Tiggo 7 Sport: tudo o que você precisa saber antes de comprar

Pontos positivos

1. Preço

O Tiggo 7 Sport custa R$ 144.990. O preço, definitivamente, é o seu ponto positivo mais relevante. Apesar do porte de SUV médio, seu valor é de versões de entrada de SUVs compactos, como Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta e Chevrolet Tracker.

Tiggo 7 Sport parte de R$ 144.990
Crédito: Reprodução/Webmotors
toggle button

2. Espaço interno

O Caoa Chery Tiggo 7 Sport tem excelente espaço interno, e porta-malas amplo. É o maior, mais largo e mais alto em relação a seus concorrentes diretos com 4,50 metros de comprimento, 1,82 metro de largura e 1,70 metro de altura. A distância entre os eixos é de 2,67 metros, ficando atrás 1 centímetro somente do Volkswagen Taos, que tem 2,68 metros e é o maior da categoria.

O porta-malas também é o melhor, com 525 litros. Apesar como forma de comparação, Taos oferece 498 litros, Corolla Cross 440 litros, e Compass 410 litros.

Porta-malas do Tiggo 7 Sport é o maior entre seus concorrentes diretos: 525 litros
Crédito: Reprodução/Webmotors
toggle button

3. Lista de equipamentos

A lista de equipamentos de série com foco em conforto e comodidade é bem interessante, podendo se encaixar entre os pontos positivos. Ficam faltando alguns itens, mas vamos destacar mais adiante quando detalharmos que pode ser melhorado no Tiggo 7 Sport.

Os principais itens são:

  • Direção com assistência elétrica
  • Volante multifuncional
  • Ajustes de altura e profundidade da coluna de direção
  • Piloto automático (controlador de velocidade)
  • Painel de instrumentos digital com tela de 12,3 polegadas
  • Central multimídia com tela de 10,25 polegadas sensível ao toque
  • Pareamento com Android Auto e Apple CarPlay
  • Câmera de ré
  • Freio de estacionamento eletrônico
  • Sistema Auto-Hold
  • Chave presencial
  • Assistente de partida em rampa
  • Assistente de descida
  • Carregamento do celular por indução (wireless charger)
  • Seis airbags
  • Freios a disco nas quatro rodas
  • Sensor de chuva
  • Retrovisor interno eletrocrômico
  • Faróis e lanternas de LED
  • Rodas de liga leve de 18 polegadas
  • Ar-condicionado
  • Pontos negativos

    1. Fila de espera

    O Tiggo 7 Sport é um sucesso de vendas, sendo responsável por 90% dos emplacamentos do Tiggo 7. Por isso, a fila de espera é longa, e atualmente está em 90 dias (aproximadamente) – situação causada pela alta demanda e a capacidade produtiva da fábrica de Anápolis (GO), que não está dando conta.

    A Caoa Chery chegou a tomar algumas atitudes para diminuir a espera, que surtiram efeitos, pois a fila atingiu impressionantes 150 dias. Uma das ações foi interromper as vendas do modelo para clientes PcD (Pessoas com Deficiência). Outra foi aumentar o preço em R$ 5 mil em setembro e, em outubro, mais R$ 5 mil. O valor do SUV saltou de R$ 134.990 para R$ 144.990 em apenas dois meses.

    Fila de espera do Tiggo 7 Sport é grande - média de 90 dias
    Crédito: Reprodução/Webmotors
    toggle button

    2. Conjunto mecânico

    É importante destacar que não chega ser um grande ponto negativo, no entanto o conjunto mecânico acaba ficando um pouco atrás em comparação a seus concorrentes em temos de potência e consumo de combustível, também.

    O Tiggo 7 Sport é equipado com motor 1.5 turbo de quatro cilindros, flex, que desenvolve potência de 150 cv (álcool)/147 cv (gasolina) e torque de 21,4 kgf.m (álcool/gasolina). O câmbio é automático CVT (continuamente variável) que simula nove marchas.

    Como forma de comparação, o Compass, com seu motor 1.3 turbo de quatro cilindros, flex também, entrega até 185 cv (álcool)/180 cv (gasolina) e torque de 27,5 kgf.m (álcool/gasolina).

    O consumo também é o pior em relação aos seus concorrentes diretos – falando de Taos, Corolla Cross e Compass. O Tiggo 7 Sport faz na cidade 6,9 km/l (álcool)/10 km/l (gasolina), e na estrada 8,3 km/l (álcool)/11,7 km/l (gasolina).

    Neste ponto, a referência é o modelo da Toyota. O Corolla Cross crava no perímetro urbano 8,2 km/l (álcool)/11,6 km/l (gasolina). Já nas rodovias os números saltam para 9,3 km/l (álcool)/13,3 km/l (gasolina).

    Ficha Técnica

    Porta-malas
    525 litros
    Altura
    1,70 metro
    Largura
    1,84 metro
    Distância entre-eixos
    2,67 metros
    Comprimento
    4,50 metros
    Motor
    1.5 turbo, quatro cilindros, flex
    Potência
    147 cv (álcool)/150 cv (gasolina)
    Torque
    21,4 kgf.m (álcool/gasolina)
    Câmbio
    Automático CVT
    Velocidade máxima
    180 km/h
    Aceleração 0 a 100 km/h
    10,7 segundos
    Consumo urbano
    6,9 km/l (álcool)/10 km/h (gasolina)
    Consumo rodoviário
    (8,3 km/l (álcool)/11,7 km/l (gasolina)

     

    Lista de equipamentos de série é bom, mas fica devendo tecnologias de assistência ao motorista
    Crédito: Reprodução/Webmotors
    toggle button

    3. Tecnologias de assistência ao motorista

    Não existe mágica. Para ter um preço competitivo e um mínimo de lucratividade, não é possível ter tudo. No caso do Tiggo 7 Sport, a Caoa Chery optou por não ter equipamentos de assistência ao motorista, como alerta de frenagem de emergência, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa, assistente de centralização de faixa, piloto automático adaptativo (ACC), entre outros.

    Seus concorrentes acabam oferecendo alguns itens e outros não. Em alguns casos, os equipamentos são ofertados como opcionais.

    Para comparar o Tiggo 7 Sport com seus rivais diretos você pode acessar o Comparador Webmotors.

     Tiggo 7 Sport tem porte de SUV médio, mas o preço é de versões de entrada de SUVs compactos
    Tiggo 7 Sport 04
    Legenda: Tiggo 7 Sport tem porte de SUV médio, mas o preço é de versões de entrada de SUVs compactos
    Crédito: Reprodução/Webmotors
    toggle button

    Comentários