Lançado no final de 2023 por R$ 278.990, o Volkswagen Tiguan Allspace R-Line ficou mais caro e agora custa a partir de R$ 284.590.
O reajuste não mexeu na posição de mercado do SUV médio de sete lugares da Volkswagen. O modelo, que é importado do México, continua mais caro que o híbrido Caoa Chery Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid (R$ 239.990) e mais barato que o Jeep Commander Overland T270 (R$ 289.990).
Depois de alguns anos longe do mercado brasileiro, o Tiguan Allspace R-Line retornou ao país com visual atualizado e lista de equipamentos mais completa. Mas, vale destacar, está uma geração atrás do carro que foi revelado recentemente na China.
O "novo" R-Line também ficou menos nervoso que o "antigo", já que o motor 2.0 turbo foi recalibrado para despejar 186 cv, enquanto o câmbio DSG foi trocado por um automático de oito marchas. O carro também perdeu a tração integral, já que agora o conjunto motriz traciona apenas as rodas dianteiras.
Nós aqui do WM1 já pudemos guiar esse "novo" Tiguan e podemos garantir que ainda é um SUV de sete lugares bem competente, mesmo sem aquele desempenho esportivo do R-Line de 220 cv. E você? Ainda acha que o Tiguan Allspace é uma boa opção de carro para a família?
Enquanto ainda temos o Allspace de primeira geração no mercado brasileiro, o sucessor já começou a dar as caras no exterior.
Com dimensões quase idênticas às do carro atual, o modelo que será produzido na China se diferencia pela carroceria de visual mais próximo ao dos elétricos Volkswagen ID. e pela adoção de novos equipamentos e tecnologias.
Um dos itens que estreiam no SUV para o país asiático é um airbag central, uma bolsa inflável que - como o nome deixa claro - se abre entre os bancos dianteiros para evitar o choque entre os ocupantes em uma colisão lateral.
Já se sabe também que esse Tiguan Allspace de nova geração será vendido na China com o admirado conjunto que une motor de 220 cv cpm tração nas quatro rodas.