A cada dia que passa, o câmbio manual é item cada vez mais raro nos carros vendidos no Brasil. No fim de outubro, a Citroën tirou de vez das suas revendas o C4 equipado com esse tipo de transmissão. Agora é a vez da Toyota de ceifar as versões do Yaris que ainda não haviam aposentado o pedal da embreagem.
O Yaris manual já não é encontrado no configurador do site da Toyota. Na página, a primeira versão ofertada é a XL Live, equipada com motor 1.3 de 101 cv de potência e 12,9 kgf.m de torque quando abastecido com etanol. A transmissão é a automática do tipo CVT.
A decisão da Toyota não é de se estranhar. Encontrar um Yaris manual nas concessionárias era tarefa ingrata já havia algum tempo. A reportagem do WM1 entrou em contato com revendas de São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Todas disseram que tinham somente o modelo equipado com transmissão automática. Além disso, confirmaram que não havia demanda para o Yaris manual.
O Yaris sedã, vale frisar, também perdeu a opção. Vendido sempre com o motor 1.5 de 110 cv de potência e 14,9 kgf.m de torque com etanol, o três volumes não tem mais câmbio manual para a versão XL Live.
Além de ter deixado de vender o Yaris manual, a Toyota também reajustou os preços do modelo. O veículo parte de R$ 69.990 tanto na carroceria hatchback quanto na sedã.
Veja os preços do Toyota Yaris e do Toyota Yaris sedã: