Três híbridos esquecidos, mas que são bons de jogo

O Hyundai Kona e os Kia Niro e Stonic entregam conjuntos interessantes e têm preços atraentes. Conheça os detalhes

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Lucas Cardoso
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Cada vez mais os híbridos fazem parte da realidade no mercado brasileiro de automóveis. Esses modelos têm consumo de combustível menor que os dos carros a combustão e, por outro lado, não deixam o usuário tão dependente de pontos de recarga de energia como os elétricos.

Hoje já existem muitos híbridos para o consumidor escolher. E, dentre essas várias opções, há três menos conhecidos, que são difíceis de se ver rodando pelas ruas, mas que oferecem conjuntos interessantes com preços competitivos. São eles a dupla Niro e Stonic, da Kia, e o Hyundai Kona. Conheça melhor esses três modelos e veja se seriam opções interessantes para a sua garagem.

Quantos custam os híbridos?

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Os três são importados e têm muita tecnologia embarcada. Apesar disso, não custam pequenas fortunas. No caso do Hyundai Kona, que na opção híbrida só é oferecido em uma versão, a pedida é de R$ 169 mil. Já o Kia Niro custa R$ 199 mil iniciais. Ambos custam menos que alguns rivais com a mesma proposta, como o Toyota Corolla Cross Hybrid que parte de R$ 202 mil. Já o Kia Stonic não tem concorrentes diretos e é o mais barato do trio: a única versão disponível do hatch custa R$ 129.990.

Kia Niro F1
Com design modernoso, o Kia Niro entrega 141 cv e é vendido em duas versões - EX e SX Prestige
Crédito: Divulgação
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Kia Niro

Importado da Coreia do Sul e vendido por aqui desde 2022, o Kia Niro emplacou menos de 600 unidades nos seus dois primeiros anos de venda no Brasil. Neste ano, até o momento, foram modestas 240 unidades emplacadas das duas versões: a EX e a SX Prestige.

Ambas são equipadas com sistema híbrido-leve, que tem um motor quatro cilindros 1.6 a gasolina, de 105 cv de potência, associado a uma unidade elétrica de 44 cv. Juntos, os motores rendem ao utilitário esportivo compacto a potência combinada de 141 cv. Já o torque alcança 27 kgf.m.

Com seu sistema híbrido, o Niro promete uma autonomia de até 800 quilômetros com um tanque cheio. O consumo médio na estrada é de 17,7 km/l e na cidade, de 19,8 km/l.

A cabine do Kia Niro tem central multimídia e painel de instrumentos conectados
Crédito: Divulgação
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Em tecnologia e segurança, o SUV da Kia entrega um conjunto interessante. O modelo tem faróis full-LED, sete airbags (frontais, laterais, cortina e joelho para o motorista) e todo pacote ADAS, que inclui controle de velocidade adaptativo, assistente de manutenção em faixa e alertas de colisão frontal e de ponto cego.

O espaço interno é o suficiente para qualquer família grande. São 4,42 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,54 m de altura e 2,72 m de entre-eixos. O porta-malas tem 425 litros de capacidade.

O Stonic é o outro modelo híbrido vendido pela Kia no Brasil. Com sistema híbrido-leve, fornece 120 cv
Crédito: Divulgação
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Kia Stonic

Outro modelo da Kia, o conterrâneo Stonic também tem motorização híbrida. Diferentemente do Niro, o hatch compacto usa um motor três cilindros 1.0 turbo T-GDI a gasolina, com 120 cv de potência, associado a um sistema híbrido-leve de 48 Volts.

Em vez de movimentar o carro, essa tecnologia apenas serve de suporte para o motor a combustão em situações de maior demanda, reduzindo também as emissões. Com o conjunto, o Stonic consegue médias de consumo de 13,7 km/l na cidade e de 13,8 km/l na estrada.

O Kia Stonic consegue médias de consumo de 13,7 km/l na cidade e de 13,8 km/l na estrada.
Crédito: Divulgação
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Vendido por aqui desde 2021, o modelo é oferecido pela Kia em versão única: a SX 1.0. Nessa configuração, o Stonic tem central multimídia de oito polegadas, ar-condicionado digital, chave presencial com partida por botão, seis airbags e controles de estabilidade, tração e assistente de partida em rampa.

O Hyundai Kona usa o mesmo conjunto motriz do Niro, com 141 cv. O design é mais diferentão
Crédito: Divulgação
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Hyundai Kona

Igualmente sul-coreano, o Hyundai Kona HEV também não é um dos carros mais fáceis de se ver rodando por aí. Vendido em versão única, o SUV usa o mesmo conjunto mecânico do "primo" Niro, com o motor 1.6 a gasolina associado a uma unidade elétrica.

Combinados, os dois rendem 141 cv de potência e 27 kgf.m de torque. A transmissão usada no modelo é automatizada de dupla embreagem e seis marchas. A mecânica rende quase a mesma eficiência prometida no Niro - consumo de até 17,4 km/l na estrada e de 19,6 km/l na cidade.

O espaço interno no SUV da Hyundai, contudo, é menor. O modelo tem 4,20 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 1,66 m de altura e 2,60 m de entre-eixos. A capacidade do porta-malas também é menor no Kona: 374 litros.

Com painel digital e tela multimídia flutuante, o interior do Hyundai Kona é mais convencional
Crédito: Divulgação
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Assim como o modelo da Kia, o SUV da Hyundai é bem equipado. Tem painel e central multimídia com tela de 10,25 polegadas, head-up display, ar-condicionado digital, bancos dianteiros com ajuste elétrico e carregador por indução.

Em segurança, são seis airbags e o pacote ADAS, que inclui controle de velocidade adaptativo, assistente de manutenção de faixa com alerta, e monitor de ponto cego, entre outros.

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