Não tem discussão: o Volkswagen Gol é um dos carros mais icônicos e populares do mercado brasileiro. Em sua longa história, que começou em 1980, o hatch compacto teve algumas gerações e várias reestilizações, que acabaram contando como gerações.
Aqui vamos falar da penúltima, a G7. Lançada em 2016 e vendida até 2019, a virada de geração do Gol deixou o visual do modelo mais robusto e alinhado à então identidade da marca alemã - inclusive bem parecido com o Fox.
A nova linha também agregava ao dois volumes mais conectividade e itens de tecnologia. Era um salto importante, ainda mais considerando a evolução dos rivais que, há algum tempo, já haviam deixado o Gol para trás.
Apesar do atraso nesses quesitos, o Volkswagen continuava bem avaliado por ser um robusto, de mecânica barata e descomplicada. Nesses quesitos, o Gol sempre foi exemplar e é isso que faz dele uma boa opção no mercado de usados. Especialmente se você procura um primeiro carro, mas não quer investir os quase R$ 80 mil pedidos atualmente pelos hatches zero.
Na época de lançamento, lá em 2016, essa primeira linha do Gol G7 era oferecida em versões com o então atualizado motor EA-211, de três cilindros, 1.0 litro e 12 válvulas, que rendia até 82 cv de potência e 10,6 kgf.m de torque - 6 cv a mais que o antecessor, o motor EA-111.
Outra opção era o conhecido motor quatro cilindros 1.6 MSI, de 106 cv e 15,6 kgf.m. A transmissão do hatch podia ser manual de cinco marchas ou automatizada i-Motion, que tinha cinco velocidades. A eficiência energética dos motores do Gol também era algo a se pontuar. Na versão 1.0, por exemplo, o modelo fazia até 14,5 km/l abastecido com gasolina e 10,3 km/l com etanol (dados do Inmetro).
A lista de equipamentos de série da versão Trendline de entrada direção hidráulica, travas e vidros dianteiros elétricos e rodas de ferro com aro 14 e calotas. Na época, o ar-condicionado ainda era opcional. Então, se estiver interessado nessa versão, é importante conferir. O modelo também podia ser equipado com central multimídia.
Já nas versões intermediárias Comfortline, o Gol tinha os já citados itens, além de chave-canivete, faróis de neblina, rodas aro 15 ainda com calotas e porta-malas com abertura elétrica. Com pacote opcional, adicionava rodas de liga, sensor de ré, computador de bordo e uma central multimídia mais completa.
Nas versões Highline, a lista de equipamentos do hatch tinha ainda retrovisores elétricos, volante multifuncional e sensor de ré de série. Os opcionais incluíam as rodas de liga aro 16, bancos de couro, piloto automático, entre outros.
Em espaço interno, o hatch sempre teve o suficiente para quatro pessoas, mas sem esbanjar conforto. São 3,89 metros de comprimento, 1,65 m de largura, 1,46 m de altura e 2,46 m de entre-eixos. Já o porta-malas tem 285 litros, que é meio que o padrão do segmento.
A primeira linha G7 tinha preços partindo de R$ 34.890. Nas mais completas, o valor chegava a R$ 58 mil. Atualmente, o hatch pode ser encontrado com preços partindo de R$ 30 mil, o que ainda faz do modelo uma boa opção no segmento dos hatches.
No estoque da Webmotors, há unidades do Gol G7 1.0 12V a partir de R$ 31.500. As versões com motor 1.6 podem ser encontradas na faixa dos R$ 40 mil. Se você busca um Volkswagen Gol, confira aqui a lista com unidades em boas condições que separamos!
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