A Spin foi lançada no Brasil em 2012 para assumir um lugar deixado por outros dois modelos no portfólio da Chevrolet. Sucessora de Meriva e Zafira, a minivan sempre foi muito bem avaliada por seu espaço interno, pela alternativa de sete lugares e por sua relação interessante de custo-benefício.
Uma dessas opções bem avaliadas, pelo que entregava, embora só tivesse cinco lugares (até a linha 2019), era a versão aventureira Activ. Equipada com o mesmo motor 1.8 Familia I das demais versões, o modelo apostava em um visual mais ousado, de estilo aventureiro, para dar uma pitada de graça em um carro considerado quase sempre racional demais.
Lançada em 2014, a configuração tinha como diferencial os adesivos, as proteções de plástico fosco nos para-choques, as saias laterais e nas caixas de roda e o polêmico estepe preso na tampa do porta-malas.
Era um conjunto de modificações bacanas que, associado a algumas mexidas mecânicas, como no caso das suspensões, que eram elevadas em 8 mm, davam à Spin um aspecto mais robusto. Embora sua capacidade verdadeiramente aventureira fosse limitada, ela cumpria seu papel ao se distanciar das outras versões.
Não no desempenho, é claro. Como dito acima, o motor da versão era o mesmo quatro cilindros aspirado 1.8 Familia I das demais configurações - aliás esse propulsor é o mesmo e único oferecido até hoje na minivan. Rendia 108 cv de potência e até 17,1 kgf.m de torque, o mesmo das outras configurações.
A transmissão podia ser manual de cinco marchas ou automática de seis velocidades, mas a primeira só estava presente nas versões de cinco lugares.
O espaço interno nessas primeiras linhas da Activ era outro ponto forte. Embora o entre-eixos de 2,62 metros fosse igual ao das demais versões, o porta-malas da Activ tinha latifundiários 710 litros. Nas outras configurações, a capacidade era reduzida pela presença do estepe na posição convencional, dentro do compartimento.
A lista de equipamentos da minivan também era interessante. O modelo tinha central multimídia MyLink de série, volante com comandos, ar-condicionado, vidros e retrovisores elétricos, airbag duplo, câmera de ré e direção com assistência elétrica. Os bancos tinham acabamento exclusivo, com detalhes em preto e cinza.
Até a linha 2018, a linha Activ da Spin era uma boa alternativa para quem buscava um carro familiar, com bom espaço interno para até cinco pessoas, capacidade de bagagens e mais estilosa que as demais versões da minivan. Visual esse, inclusive, que segue bacana até os dias atuais.
De quebra, o design exclusivo da minivan também a afastava do mercado dos motoristas profissionais - pelo menos em teoria. Isso, na prática, torna mais fácil a busca por unidades com baixa quilometragem e bom estado de conservação. No estoque da Webmotors, há mais de 40 unidades da linha Activ nessas condições. Confira as três opções que selecionamos:
Uma dessas alternativas é uma unidade ano 2016, anunciada em Nova Iguaçu (RJ). A versão com câmbio automático tem ótimo estado de conservação e pouco mais de 60 mil quilômetros rodados, segundo o anúncio. Mesmo com a baixa quilometragem, o proprietário pede R$ 55.920, que é cerca de R$ 9 mil abaixo da Fipe. O modelo tem kit GNV instalado.
A outra Spin Activ encontrada também é da linha 2016, mas tem quilometragem bem menor, na casa dos 28 mil rodados, segundo anúncio. Equipado com bancos de couro, o modelo é oferecido por um proprietário de Carapicuíba (SP) pelo valor de R$ 65 mil. O preço está acima do indicado na tabela Fipe, mas se justifica pela baixa quilometragem.
Por último, listamos uma unidade ano 2018, anunciada por um proprietário de São Paulo (SP). O modelo, que também tem câmbio automático, tem apenas 54 mil quilômetros anotados no painel de instrumentos e já é equipado com controles automáticos de velocidade e limitador. Para se desfazer do modelo, que aparenta ter ótimas condições, o dono pede R$ 67.599.