Usado Novo: Primeiras Spin Activ são bom negócio

Lançada em 2012, verão aventureira da minivan da Chevrolet tem bons preços, ótimo porta-malas e motor confiável

  1. Home
  2. Seu bolso
  3. Usado Novo: Primeiras Spin Activ são bom negócio
Lucas Cardoso
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Spin foi lançada no Brasil em 2012 para assumir um lugar deixado por outros dois modelos no portfólio da Chevrolet. Sucessora de Meriva e Zafira, a minivan sempre foi muito bem avaliada por seu espaço interno, pela alternativa de sete lugares e por sua relação interessante de custo-benefício.

Uma dessas opções bem avaliadas, pelo que entregava, embora só tivesse cinco lugares (até a linha 2019), era a versão aventureira Activ. Equipada com o mesmo motor 1.8 Familia I das demais versões, o modelo apostava em um visual mais ousado, de estilo aventureiro, para dar uma pitada de graça em um carro considerado quase sempre racional demais.

Spin Activ Destaque
O modelo tinha detalhes em plástico fosco no para-choque dianteiro, nas saias laterais e nas caixas de roda
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Diferenciais

Lançada em 2014, a configuração tinha como diferencial os adesivos, as proteções de plástico fosco nos para-choques, as saias laterais e nas caixas de roda e o polêmico estepe preso na tampa do porta-malas.

Era um conjunto de modificações bacanas que, associado a algumas mexidas mecânicas, como no caso das suspensões, que eram elevadas em 8 mm, davam à Spin um aspecto mais robusto. Embora sua capacidade verdadeiramente aventureira fosse limitada, ela cumpria seu papel ao se distanciar das outras versões.

Tendência na época, estepe posicionado na tampa do porta-malas seguiu em linha na versão até 2019
Crédito: Divulgação
toggle button

Motor valente

Não no desempenho, é claro. Como dito acima, o motor da versão era o mesmo quatro cilindros aspirado 1.8 Familia I das demais configurações - aliás esse propulsor é o mesmo e único oferecido até hoje na minivan. Rendia 108 cv de potência e até 17,1 kgf.m de torque, o mesmo das outras configurações.

A transmissão podia ser manual de cinco marchas ou automática de seis velocidades, mas a primeira só estava presente nas versões de cinco lugares.

O acabamento interno da Spin Activ tinha revestimento dos bancos em dois tons
Crédito: Divulgação
toggle button

Porta-malas gigante

O espaço interno nessas primeiras linhas da Activ era outro ponto forte. Embora o entre-eixos de 2,62 metros fosse igual ao das demais versões, o porta-malas da Activ tinha latifundiários 710 litros. Nas outras configurações, a capacidade era reduzida pela presença do estepe na posição convencional, dentro do compartimento.

A lista de equipamentos da minivan também era interessante. O modelo tinha central multimídia MyLink de série, volante com comandos, ar-condicionado, vidros e retrovisores elétricos, airbag duplo, câmera de ré e direção com assistência elétrica. Os bancos tinham acabamento exclusivo, com detalhes em preto e cinza.

O porta-malas da versão aventureira acomodava até 710 litros
Crédito: Divulgação
toggle button

Bom para família

Até a linha 2018, a linha Activ da Spin era uma boa alternativa para quem buscava um carro familiar, com bom espaço interno para até cinco pessoas, capacidade de bagagens e mais estilosa que as demais versões da minivan. Visual esse, inclusive, que segue bacana até os dias atuais.

De quebra, o design exclusivo da minivan também a afastava do mercado dos motoristas profissionais - pelo menos em teoria. Isso, na prática, torna mais fácil a busca por unidades com baixa quilometragem e bom estado de conservação. No estoque da Webmotors, há mais de 40 unidades da linha Activ nessas condições. Confira as três opções que selecionamos:

O motor usado na Spin era o aspirado 1.8 de 108 cv de potência e 17,1 kgf.m de torque
Crédito: Divulgação
toggle button

Tem negócio

Uma dessas alternativas é uma unidade ano 2016, anunciada em Nova Iguaçu (RJ). A versão com câmbio automático tem ótimo estado de conservação e pouco mais de 60 mil quilômetros rodados, segundo o anúncio. Mesmo com a baixa quilometragem, o proprietário pede R$ 55.920, que é cerca de R$ 9 mil abaixo da Fipe. O modelo tem kit GNV instalado.

A outra Spin Activ encontrada também é da linha 2016, mas tem quilometragem bem menor, na casa dos 28 mil rodados, segundo anúncio. Equipado com bancos de couro, o modelo é oferecido por um proprietário de Carapicuíba (SP) pelo valor de R$ 65 mil. O preço está acima do indicado na tabela Fipe, mas se justifica pela baixa quilometragem.

Por último, listamos uma unidade ano 2018, anunciada por um proprietário de São Paulo (SP). O modelo, que também tem câmbio automático, tem apenas 54 mil quilômetros anotados no painel de instrumentos e já é equipado com controles automáticos de velocidade e limitador. Para se desfazer do modelo, que aparenta ter ótimas condições, o dono pede R$ 67.599.

Comentários