O Chery QQ foi um dos últimos carros vendidos no Brasil abaixo dos R$ 30 mil. Em 2019, quando ainda estava em linha, o subcompacto da marca chinesa era anunciado com preços a partir de R$ 28.740 e surpreendia no consumo de combustível.
Esse sempre foi o principal elogio feito pelos compradores do pequenino que, em seus últimos anos, era equipado com motor três cilindros 1.0 flex. No QQ, o propulsor rendia 75 cv e 10,1 kgf.m de torque, sempre casado com uma transmissão manual de cinco marchas.
Dado o baixo peso de 940 quilos do subcompacto, o trabalho do motor era facilitado. Com isso, a relação peso/potência do QQ garantia um desempenho satisfatório para um carro com motor 1.0.
Mas era no consumo de combustível que o modelo sobressaía. De acordo com dados do Inmetro, o QQ faz 12,9 km/l em perímetro urbano e 14,4 km/l em trechos rodoviários quando abastecido com gasolina.
Mas há quem diga que esses números são até modestos, se comparado ao que o modelo realmente rende na prática. Com etanol no tanque, os números oficiais são menores, só que ainda bastante bons: 8,9 km/l (urbano) e 9,9 km/l (rodoviário).
A eficiência no consumo parece alinhada com a proposta do carro de ser um modelo feito para circular em ambientes urbanos e, ao nosso ver, indicado para deslocamentos curtos. Seria o caso de idas para o trabalho, faculdade e mercado - ou seja, é a alternativa para quem não costuma andar com o carro cheio.
Isso porque o QQ tem 3,56 metros de comprimento, 1,62 m de largura, 2,34 m de entre-eixo e 1,52 m de altura. O porta-malas acomoda somente 160 litros de bagagens.
Se compararmos com o Fiat Mobi, o modelo tem uma cabine mais espaçosa, mas perde no porta-malas. O Chery tem 4 cm a mais de entre-eixos e é 3 cm mais alto. Fica atrás no comprimento (3 cm), na largura (4 cm) e no porta-malas (40 litros).
Na configuração de entrada, o QQ tem computador de bordo, rádio com entrada USB, vidros dianteiros, airbag duplo, ABS, faróis com ajuste elétrico do faixo e ar-quente.
A versão fica devendo ar-condicionado, direção hidráulica e ajuste elétrico dos retrovisores. Os itens só entram na lista de série a partir da versão intermediária Look. Na versão Act, o modelo ainda ganha rodas de liga 14 polegadas e sensores de estacionamento traseiros.
É nessas duas versões mais equipadas que enxergamos no QQ uma boa alternativa aos carros zero-quilômetro de mesma proposta. Pode ser a saída para quem busca um carrinho simples e honesto para o dia a dia na cidade, mas não quer pagar os preços que são pedidos nos carros zero de entrada.
Pelo contrário, no estoque da Webmotors é possível encontrar o subcompacto da Chery na casa dos R$ 30 mil. É o caso dessa unidade, ano 2018, na versão Act, a mais completa do QQ. Confira essa oportunidade aqui.
Na cor branca, o modelo aparenta ótimo estado para os seus pouco mais de 62 mil quilômetros rodados. A pedida do proprietário, de Salvador (BA), é de R$ 30.900.
Como essa unidade, é possível encontrar dezenas de outras em boas condições e com preços nessa faixa. Se você busca um subcompacto, vale dar uma conferida aqui nessa lista de anúncios que preparamos.