Usado Novo: Renault Sandero é espaçoso e robusto

Quase fora de linha, mas eficiente e com manutenção barata, modelo ainda é boa compra entre os hatches compactos usados

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Lucas Cardoso
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O Sandero não faz mais parte dos planos futuros da Renault para o Brasil. Lançado em 2007 por aqui, o hatch compacto sempre foi uma alternativa conhecida por sua robustez, pelo bom espaço interno e pela mecânica confiável, mas agora sobrevive apenas através do aventureiro Stepway - que um dia foi versão e, depois, abandonou  o primeiro nome.

No início, a história era outra. Quando chegou ao nosso mercado, o modelo preenchia um espaço disputado por rivais de peso em um segmento pujante. A briga era com concorrentes importantes como Volkswagen Gol e os Fiat Palio e Punto - todos também já se despediram do mercado.

O Sandero sempre agradou por unir bom espaço com desempenho honesto e visual simpático
Crédito: Divulgação
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Era uma missão difícil para o hatch francês criado, na verdade, pela "sucursal" romena Dacia. Mas o modelo se valia dos atributos mencionados acima para vender bem.

Melhor no espaço

O espaço interno é uma das virtudes do Sandero. Nesse quesito, o Renault era o melhor de todos. Seus 4,02 m de comprimento e os 2,59 m de entre-eixos nem eram tão fenomenais, mas os 1,74 m de largura e os 1,52 m de altura dão sensação de amplitude para os ocupantes. Os porta-malas para 320 litros também não é um latifúndio como o do irmão sedã Logan, mas resolve bem no dia a dia.

O modelo padrão deixou de ser vendido no Brasil no último mês de abril - restou apenas o Stepway
Crédito: Divulgação
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O visual era outro ponto forte do modelo: agradava pelas linhas simpáticas, embora não tão modernosas. O design levemente arredondado era bem diferente do visto no irmão de plataforma Logan, e por isso o hatch tinha mais aceitação pelos consumidores.

Mecânica robusta

A mecânica na primeira linha era feita por três opções de motores. O primeiro era o quatro cilindros 1.0 de 16V usado nas versões de entrada, que rendia até 77 cv de potência e 10,1 kgf.m de torque. Seu desempenho era apenas razoável.

Já o 1.6 de 8V, que entregava até 95 cv e torque de 14,1 kgf.m, dava ao carro um desempenho urbano bem agradável, pois trabalhava "cheio" o tempo todo. E ainda havia o 1.6 16V de 107 cv de potência e 15,5 kgf.m, que era moerno em baixos giros mas bem desenvolto em pistas livres e estradas. Enfim, havia opções para todos os gostos - nos três o câmbio era manual de cinco marchas e a direção, hidráulica.

Nas linhas mais recentes, a motorização do Sandero é feita pelos motores da linha SCe
Crédito: Divulgação
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A opção mecânica passou por poucas mudanças ao longo dos seus mais de 15 anos de trajetória. Uma delas foi a inclusão da popular versão R.S.,  que trazia um motor 2.0 de 150 cv e 20,9 kgf.m. Essa saudosa configuração dava ao hatch seu melhor desempenho: o zero a 100 km/h era feito em 8 segundos!

Outra mexida importante no conjunto aconteceu em 2017, já na segunda geração do hatch  - lançada em 2014. A partir dessa linha, todos os modelos Sandero passaram a sair com os motores atualizados da família SCe. Os novos propulsores tinham melhores números de potência e eficiência energética.

O Sandero recebeu uma reestilização na linha 2019 com ajuste nas lanternas e nas assinaturas de LED
Crédito: Divulgação
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Linha de corte

É nas versões a partir deste ano que apostamos como melhor escolha entre os usados. Nessas linhas, além da mecânica melhorada, o Sandero passa a oferecer equipamentos mais interessantes como a central multimídia em mais versões, direção elétrica e outros recursos de segurança.

Somados aos já citados pontos positivos de espaço interno, mecânica confiável e visual, os ganhos faziam e fazem do Sandero uma boa compra para quem busca um hatch. Mais racional do que emocional, mas uma boa opção.

Algumas versões do Sandero passaram a ter central multimídia a partir da linha 2014
Crédito: Divulgação
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É preciso estar sempre atento às condições do veículo. Assim como os demais carros indicados aqui no Usado Novo, optamos sempre por modelos com até 60 mil quilômetros marcados no hodômetro e com bom aspecto visual. Encontramos vários modelos nessas condições nos estoques da Webmotors.

O primeiro que listamos aqui é de um proprietário do Rio de Janeiro (RJ), ano 2018, na versão 1.0 12V SCe Authentique. Equipado com câmbio manual de cinco marchas, o modelo é anunciado pelo dono por R$ 38.900 (cerca de R$ 4 mil abaixo da Fipe). O Sandero, na cor branca, parece estar em ótimo estado de conservação, é o único dono e tem pouco mais de 52 mil quilômetros rodados.

Em Curitiba (PR), um modelo ano 2019, com o mesmo motor 1.0 12V SCe, mas na versão Expression é anunciado por R$ 39.900. A unidade tem pouco mais de 44 mil quilômetros rodados e uma lista de equipamentos que adiciona central multimídia, sensores de estacionamento traseiros. Vale conferir essa oportunidade!

A última unidade que encontramos, dessa vez na versão Stepway e com motor 1.6 SCe 16V, está anunciada por um proprietário de São Gonçalo (RJ) a R$ 45 mil. O modelo, ano 2017, tem boa condição e pouco mais de 50 mil quilômetros registrados no hodômetro conforme anúncio.

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