Vale a pena comprar um carro que saiu de linha?

Ano de 2021 foi marcado por muitas despedidas. Veja quando a aquisição de um veículo descontinuado pode ser bom negócio

  1. Home
  2. Seu bolso
  3. Vale a pena comprar um carro que saiu de linha?
Fernando Miragaya
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O Volkswagen Fox foi o último modelo a sair de linha - por enquanto - em 2021, ano marcado por despedidas de muitos carros - alguns deles, bastante consagrados. Mesmo assim, ainda há unidades modelo 2022 do Fox nos estoques, por preços médios entre R$ 65 mil e R$ 70 mil. Mas será que vale a pena comprar um carro que saiu de linha?

Sim, a tendência é que o carro que saiu de linha desvalorize mais nesse primeiro momento. Isso quer dizer que não devo comprar? Depende de vários fatores, desde o retrospecto de vendas do modelo em questão, até a oportunidade de negócio e também por quanto tempo pretende-se ficar com o carro que saiu de linha.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Negocie

O primeiro passo é negociar o valor. O vendedor já vai te apresentar o carro com desconto, mas você pode pechinchar um pouco com o argumento, justamente, da desvalorização extra como barganha. Lembre-se: o vendedor também não quer ficar com aquele automóvel parado por muito tempo.

Os especialistas apontam que se você pretende ficar ao menos três anos com o modelo, pode ser uma boa pedida. A desvalorização "extra" - se houver - será diluída nos anos junto com a depreciação normal do carro. Somado esse fator ao desconto na hora da compra, pode ser um bom negócio.

Por outro lado, se você pretende trocar rapidamente de automóvel - um ou dois anos -, não será um bom negócio. Por mais que você consiga uma boa oferta na hora de comprar, o que é comum em carro que saiu de linha.

Reputação

A história de vendas e de comportamento do carro que saiu de linha também são fatores importantes. Modelos que venderam bem e tem boa reputação de pós-venda e mecânica, tendem a perder pouco valor se comparados aos concorrentes que ainda estão em linha mas não tem esses predicados. Veículos de marcas mais consolidadas e com ampla rede de concessionárias também depreciam menos, mesmo que tenham saído de linha.

O próprio Fox pode ser um bom exemplo. Ao longo de 18 anos, vendeu cerca de 1,8 milhão de unidades. Além disso, sempre usou conjunto mecânicos pares da linha Gol, o que resulta em uma mecânica simples, conhecida e com ainda boa oferta de peças.

Volkswagen Fox foi produzido por 18 anos e teve mais de 1,8 milhão de unidades vendidas
Crédito: Divulgação
toggle button

E vale lembrar a alta nos preços de 0 km e seminovos. Ou seja, a tendência de desvalorização, neste momento, também pode ser mínima. Basta pegar um levantamento da consultoria KBB Brasil só com a variação de preço de alguns modelos 0 km um pouco antes de saírem de linha em comparação com agosto de 2021.

O Toyota Etios, que se despediu em abril, por exemplo, teve valorização de 5% no período. A do Volkswagen Up! - que também deixou de ser feito em abril - foi ainda mais expressiva: superior a 8% de valorização. Mesmo com os modelos da Ford, que registraram depreciação após a produção encerrada em janeiro, a perda foi pequena: -3,6% para o Ka hatch e -0,5% para o EcoSport.

Toyota Etios teve valorização de 5% desde que saiu de linha no Brasil, em abril
Crédito: Divulgação/Malagrine
toggle button

Atenção com as peças

Se vai comprar um seminovo ou mesmo novo que saiu de linha, tente contato com proprietários do modelo para ter noção de como é o atendimento das lojas e, até mesmo, a facilidade de peças. Modelos como Fox, Etios, Up!, Ka e EcoSport certamente têm mais oferta de componentes do que um importado que vendeu pouco por aqui, por exemplo.

Comentários