Veja 10 dicas sobre como economizar combustível

WM1 traz sugestões valiosas para o dia a dia que farão o seu carro gastar menos etanol ou gasolina. Confira!

  1. Home
  2. Seu bolso
  3. Veja 10 dicas sobre como economizar combustível
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O que todos nós queremos é conseguir poupar dinheiro no fim do mês, concorda? Mas quando temos carro, muitos gastos entram no orçamento. Para te ajudar, o WM1 separou 10 dicas rápidas sobre como economizar combustível do seu veículo, em situações cotidianas mesmo.

As dicas que trazemos aqui vão desde adotar simples rotinas na condução do veículo até pequenos ajustes na manutenção, alguns que você mesmo pode fazer. Confira.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Como economiza combustível

1. Dirigir só quando necessário

Já ouviu aquele ditado de que o melhor desconto é não comprar? Ele também se aplica quando pensamos em como economizar combustível. Depois de comprar o carro, muitas pessoas ficam acomodadas e utilizam o automóvel para quaisquer distâncias, mesmo as mais próximas.

Porém, se você pretende gastar menos, a nossa primeira dica é dirigir somente quando for necessário. Em trechos mais curtas, procure fazer uma caminhada ou utilizar outro transporte, como bicicletas. Além de economizar, você ainda pratica um exercício físico para o bem do seu próprio corpo.

Aplicativos já calculam o preço de combustíveis para ajudar a economizar na hora de abastecer
Crédito: iStock
toggle button

2. Manutenção sempre em dia

Não só com relação ao combustível, mas realizar todas as manutenções do seu carro regularmente evita um maior consumo - e, se possível, de modo preventivo. Isso poupa você de outros gastos futuros com possíveis problemas que o veículo venha a ter.

Portanto faça as revisões em uma concessionária autorizada, ou tenha um mecânico de confiança para verificar todas as necessidades do automóvel. E, claro, evite andar com componentes e peças danificadas.

3. Saiba abastecer

Infelizmente, muitos postos oferecem preços baixos de combustível, mas entregam um produto inferior e de baixa qualidade. A prática mais comum é a da "gasolina adulterada", que contém componentes como alta porcentagem de álcool e água.

Abastecer com esse tipo de produto prejudica o funcionamento do seu veículo e, consequentemente, consome mais — pois é de baixa qualidade. No fim das contas, além de precisar ir ao posto mais vezes, você pode ter outros gastos de manutenção no futuro.

Vá sempre a postos de marcas conhecidas e procure verificar a qualidade dos combustíveis
Crédito: Reprodução
toggle button

O ideal é sempre ter alguns postos de confiança. Ou seja, próximo ao seu trabalho ou da sua casa, saber em quais locais você pode abastecer de forma segura e tranquila.

Para escapar de postos com combustível de qualidade duvidosa, verifique se o preço está muito abaixo e evite aqueles de bandeiras totalmente desconhecidas. Fique atento para ver se o carro também apresenta falhas que não tinha logo após abastecer.

4. Mantenha alinhamento e balanceamento feitos

Você já viu aqui no WM1 a importância do alinhamento e balanceamento nos pneus e rodas do seu veículo. Quando não são feitos no momento certo, o carro começa a rodar com certa dificuldade e isso resulta em maior consumo, pois os pneus começam a puxar e forçar mais.

De forma bem resumida, o alinhamento está diretamente ligado à direção do carro. É necessário fazê-lo quando você perceber que o volante começou a puxar para um lado ou outro.

Já o balanceamento é a diferença entre pneu e roda — ambos precisam estar sempre no mesmo ângulo, para evitar o desgaste. É possível identificar ao notar uma trepidação excessiva do volante enquanto dirige, por exemplo.

5. Mantenha os pneus calibrados

Junto com o alinhamento e balanceamento, outro importante cuidado com os pneus do veículo é a calibragem. Quando estão murchos ou uns mais cheios que os outros, o carro fica em desequilíbrio e, ao mesmo tempo, o consumo de combustível aumenta.

Para saber a pressão indicada para os pneus do seu carro você pode consultar o manual ou verificar se a informação está fixada em alguma etiqueta na dobradiça da porta ou na parte interna do porta-luvas. O importante é sempre mantê-los com a calibragem correta.

Manter a correta calibragem dos pneus é uma das dicas sobre como economizar combustível
Crédito: Divulgação
toggle button

6. Não acelere nem freie de forma brusca

Você tem fama de ser aquele motorista com o pé pesado? Se sim, saiba que isso está diretamente ligado a um maior consumo de combustível. Em aceleradas e freadas bruscas, o motor consome mais gasolina ou etanol - sim, mesmo nas freadas.

Acelerar demais ao sair de um semáforo, sendo que a probabilidade de necessitar parar no seguinte é grande, também é desnecessário. O ideal, quando possível, é sempre diminuir a velocidade do veículo de maneira constante, sem frear de uma vez.

7. Ar-condicionado e vidros abertos

Muitos motoristas, ao entrarem no carro, já ligam o ar-condicionado e seguem todo o trajeto com ele assim. Se você tiver esse hábito, mas pensa em como economizar combustível, deixá-lo de lado é um bom pontapé inicial.

Procure utilizá-lo somente quando for necessário, como dias de chuva, muito frio, altas temperaturas ou enquanto estiver na estrada em velocidade mais alta. Em outros momentos, como enquanto dirige na cidade, prefira baixar um pouco o vidro.

Isso porque, quando o carro está em alta velocidade e os vidros estão abertos, a resistência aerodinâmica é maior. Ou seja: a resistência ao ar faz com que o carro se desloque com mais dificuldade - e, por isso, necessite de mais combustível.

Ar-condicionado é um dos maiores consumidores de combustível dentro de um automóvel
toggle button

8. Evite pesos em excesso

Sabe aquele monte de objetos esquecidos no porta-malas? Quanto menos forem, mais você economiza. O excesso de peso é um dos fatores que mais aumentam o gasto com gasolina ou etanol, já que quanto mais pesado estiver o carro, mais força ele vai precisar fazer para andar.

9. Evite ficar parado com o carro ligado

Foi buscar os filhos na escola? Espera alguém em um encontro? Ou tá parado em congestionamento? A dica é sempre desligar o motor ao perceber que vai demorar um certo tempo para voltar a andar.

Desta forma, você economiza combustível. Para acabar justamente com esse ponto, muitos dos carros novos são lançados com o sistema start-stop, que desliga e religa o veículo automaticamente em momentos como esses citados.

10. Escolha carros econômicos

Pouco adianta seguir todas as nossas dicas de como economizar combustível, mas ser dono de um carro que tenha fama de beberrão. Portanto, talvez seja necessário escolher um modelo que esteja dentro das suas condições.

Carros vendidos no Brasil saem com um selo de eficiência energética do Inmetro
Crédito: Divulgação
toggle button

Isso não significa necessariamente que você deva optar por um carro 1.0. Até porque, apesar de beber menos na cidade, esses modelos tendem a gastar mais combustível em velocidades superiores a 80 km/h. Conheça opções manuais ou automáticas e escolha a melhor!

Além disso, o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular fornece as médias de consumo dos carros vendidos no Brasil em todas as versões. Os testes são feitos pelo Inmetro, com etanol e gasolina, e simulam ciclos urbano e rodoviário.

O órgão classifica os consumos em uma tabela com notas de A (melhor) até E (pior), dentro da categoria e na comparação geral. Também destaca os modelos que receberam selo de eficiência energética pela maior eficiência do motor.

Como encontrar um carro econômico?

No catálogo da Webmotors, você encontra informações sobre os principais veículos comercializados no Brasil. Assim, você pode conferir se a opção desejada está dentro da sua realidade financeira. Já no nosso portal você encontra anúncios com diversas opções de veículos novos, seminovos e usados. Consulte!

Comentários
Wid badge