Para quem faz do corre diário uma aventura solitária, e não precisa de espaço para levar tudo e todos, pode achar alguns motivos para comprar um Suzuki Jimny Sierra, ou seja, o carro pode ser uma boa opção de compra.
Desenvolvido para encarar a vida off-road, o único modelo vendido atualmente pela marca no Brasil entrega uma mistura única no mercado nacional de robustez e praticidade - temperada com personalidade.
Se você está em busca de motivos para encontrar o seu Jimny na Webmotors, selecionamos cinco que poderão te ajudar nessa tomada de decisão. Então acompanhe a seguir cinco motivos para comprar um Suzuki Jimny Sierra.
Atualmente, o Suzuki é oferecido em três versões, com preços que partem de R$ 160.990 e chegam a R$ 183.990, e uma série especial, a 4Sport, que não sai por menos de R$ 185.990.
O fato de ser pequeno faz do Jimny um carro muito prático na cidade. É muito fácil estacionar em qualquer vaga, seja no supermercado, no shopping ou mesmo na rua. Aliás, nunca foi tão fácil fazer uma baliza. Vale destacar não apenas o fato de ser curtinho, mas também ligeiramente estreito, o que ajuda muito na abertura das portas (apenas duas). Vale destacar também o bom raio de giro de 4,9 metros.
O Jimny está entre os cinco menores carros do país, atualmente. Tem 3,64 m de comprimento, sendo 2,25 m de distância entre os eixos. Já a largura é de apenas 1,64 m – para se ter uma ideia, ele é apenas 1 cm mais largo que um Fiat Mobi. A altura é de 1,72 m e a capacidade do porta-malas é de módicos 85 litros (aqui a sugestão é adquirir um bagageiro de teto).
Clique aqui e confira todas as informações técnicas do Suzuki Jimny Sierra no Catálogo Webmotors.
O Jimny é um carro concebido para encarar trilhas. Por isso, além de excelentes ângulos de entrada, saída e central, e boa altura livre em relação ao solo, sua estrutura é reforçada para encarar as condições mais extremas que as encontradas nas grandes cidades, por mais que as ruas e avenidas brasileiras tenham pavimentos horríveis. E essa estrutura mais rígida é um dos motivos de o jipinho ter um preço elevado.
O ângulo de entrada do Suzuki é de 37°; o de saída é 49°, e o central é de 28°. Apenas como forma de comparação, o Jeep Renegade na versão Trailhawk 1.3 4x4 tem 30° de ângulo de entrada, 32° de saída e 22° de central. O Jimny ainda tem 21 cm de altura mínima em relação ao solo e capacidade de atravessar trechos alagados com até 60 cm de profundidade.
Todos esses números, mais uma estrutura extremamente reforçada (como mencionamos), fazem com que dirigir o Jimny na cidade seja algo muito mais tranquilo e prazeroso, pois não existe tanta preocupação de ficar desviado de buracos ou passando com extrema cautela em lombadas e valetas desproporcionais, assim como superar alagados.
Economia de combustível é algo que todos apreciam. E o Jimny bebe pouco. Equipado com motor 1.5 16V de quatro cilindros aspirado que funciona somente com gasolina, o Suzuki desenvolve 108 cv a 6.000 rpm e torque de 14,1 kgf.m a 4.000 giros. A transmissão é automática de quatro marchas, sem opção de trocas manuais.
De acordo com a fabricante, os números de consumo do Jimny são de 10,3 km/l na cidade e de 11 km/l na estrada. No entanto, rodando somente pela cidade por três semanas, atingimos interessantíssimos 11,6 km/l, o que realmente impressionou e evitou visitas frequentes aos postos de combustíveis, mesmo o tanque tendo capacidade para somente 40 litros - note que a autonomia aí gira em torno dos 400 quilômetros.
Essa boa eficiência se deve, em parte, ao fato de o Jimny pesar somente 1.060 kg. Mas não espere alta performance. A aceleração de zero a 100 km/h acontece em apenas 14 segundos e a velocidade máxima é de modestos 150 km/h.
O Jimny não é um carro focado no luxo, mas é equipado com os itens necessários,. Tem ar-condicionado, central multimídia com tela de sete polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay (via cabo), travas e vidros elétricos, câmera de ré, quatro airbags (frontais e laterais), assistente de partida em rampa e controle de descida. A direção tem assistência hidráulica.
Gosto não se discute: essa é uma das maiores verdades da humanidade. Por isso, dizer que o Jimny é bonito ou feio é uma mera questão de opinião. Mas o Suzuki, definitivamente, tem uma personalidade que chama a atenção. Mesmo com menos de 4 m de comprimento, o Sierra cativa as pessoas e desperta a curiosidade. É raro as pessoas torcerem o pescoço para ver o jipinho passar, ao mesmo tempo que é muito comum os mais atrevidos perguntarem sobre o simpático carrinho. “Qual é o motor?”; “bebe muito?”; “quanto custa?”; “está gostando?” foram apenas alguns questionamentos que respondemos várias vezes durante o período de testes.
E por não ter muitos nas ruas, é fácil se sentir especial pilotando um Jimny.
E aí, concorda com os motivos para comprar um Suzuki Jimny Sierra? É o carro ideal para você? Então clique aqui e encontre na Webmotors aquele que mais te agrada.