Em busca de carros elétricos baratos para dar o seu primeiro passo no universo dos automóveis a bateria? A boa notícia é que esse mercado está cada vez mais aquecido, e não faltam novidades. Além disso, os preços têm mostrado tendência de queda.
Depois de a Peugeot anunciar o e-2008 por menos de R$ 200.000, e a Seres baixar o preço do SUV "3", a JAC resolveu mexer mais uma vez no preço do seu subcompacto E-JS1. Confira a seguir quais são - e o que oferecem - os modelos a bateria mais acessíveis no Brasil.
Subcompacto, o Fiat 500e se diferencia pelo visual sofisticado e pela lista de equipamentos
Com porte de subcompacto, o icônico modelo da marca italiana retornou ao mercado brasileiro em 2021 apenas na variação elétrica 500e, que atualmente é comercializada por R$ 214.990.
Tem motor de 118 cv, que permite ao 500e acelerar de zero a 100km/h em nove segundos, e uma bateria de 42 kWh, que garante ao modelo uma autonomia de até 227 quilômetros com uma carga (padrão PBEV).
A Peugeot decidiu se mexer (mais uma vez) com a chegada de novos concorrentes e reajustou o preço do SUV compacto Peugeot e-2008, que agora sai por R$ 199.990 e é o modelo elétrico mais acessível da marca francesa.
Com 4,30 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,55 m de altura e 2,61 m de entre-eixos, o e-2008 é maior que o Peugeot 2008 de primeira geração. Tem motor de 136 cv, acelera de zero a 100 km/h em 9,9 segundos e roda até 234 quilômetros com uma carga de bateria (padrão PBEV)
Lançado há alguns meses por R$ 220.000, o SUV elétrico Seres 3 também ficou mais barato e já está disponível por R$ 199.990.
Com porte compacto, o modelo tem 4,38 m de comprimento e 2,65 m de entre-eixos e um motor de 163 cv. A autonomia, pelo padrão PBEV do Inmetro, é de 209 quilômetros.
O BYD Dolphin Plus (R$ 179.800) é a versão bombada do Dolphin. Com a mesma carroceria, que mistura linhas de hatch compacto com minivan, se diferencia do carro mais barato pelo conjunto mecânico mais poderoso.
O motor, de 204 cv e 31,7 kgf.m de torque, é o mesmo do SUV Yuan Plus. Com uma bateria de 60,5 kWh, tem 330 quilômetros de autonomia segundo o ciclo PBEV.
Maior que o Dolphin, mas ainda com dimensões de hatch compacto, o modelo tem um motor de 171 cv e torque de 25,5 kgf.m. Chega a 160 km/h de velocidade máxima e acelera de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos. Roda até 300 quilômetros com uma carga (padrão WLTP).
A chinesa BYD surpreendeu ao lançar no mercado brasileiro o hatch Dolphin por R$ 149.800, já que o modelo é bem equipado e tem porte de compacto com seus 4,13 m de comprimento, 1,71 m de largura, 1,57 m de altura e 2,70 m de entre-eixos.
Além das dimensões avantajadas frente às dos concorrentes da mesma faixa de preços, tem motor dianteiro de 95 cv e vai de zero a 100 km/h em 10,9 segundos. Com sua bateria de 44,9 kWh, roda até 291 quilômetros com uma carga (padrão PBEV).
Comercializado por R$ 126.900, o JAC E-JS1ficou com a segunda posição na lista dos carros elétricos mais baratos do mercado brasileiro. Subcompacto, tem 3,65 m de comprimento, 1,67 m de largura, 1,54 m de altura e 2,39 m de entre-eixos.
Já o conjunto mecânico é composto por um motor dianteiro de 62 cv. Alimentado por uma bateria de 30 kWh, o carro pode rodar até 161 quilômetros, apontam os números oficiais do PBEV.
Variação elétrica do subcompacto nacional da Renault, Kwid E-Tech é importado da China e oferecido por R$ 123.490. Tem motor dianteiro de 65 cv e vai de zero a 100 km/h em 14,6 segundos. Com sua bateria de 26,8 kWh, roda até 185 quilômetros com uma carga.
O seu destaque frente ao concorrente da Caoa Chery é o tamanho: com 3,73 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,50 m de altura e entre-eixos de 2,42 m, oferece mais espaço para os ocupantes do banco traseiro.
O subcompacto Caoa Chery iCar é vendido por R$ 119.990 e é o líder do ranking de elétricos mais baratos. Tem motor traseiro de 61 cv e acelera de zero a 100 km/h em 12,9 segundos. Com uma bateria de 30,8 kWh, pode rodar até 197 quilômetros com uma carga.
Diminuto, leva - na teoria - até quatro passageiros. Mas os 3,20 m de comprimento, 1,67 m de largura, 1,59 m de altura e o entre-eixos de 2,15 m mostram que o iCar funciona bem melhor como um veículo urbano para, no máximo, dois ocupantes.
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