A gasolina a R$ 6 ou até R$7 o litro deixa a maioria de nós, mortais, aflita. Cada ida ao posto se tornou um momento de apreensão. Ao mesmo tempo, o mercado continua interessado em SUVs, modelos que - via de regra - consomem mais que os pacatos hatches e sedãs. Isso se dá seja pelo maior peso, ou pela própria característica aerodinâmica do veículo, mais alto e "quadradão". Resolvemos simplificar a sua vida e listamos os 5 SUVs mais econômicos do Brasil.
Para o ranking, consideramos preferencialmente as médias de consumo com gasolina na cidade dos SUVs compactos aferidas pelo Inmetro para o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) Selecionamos sempre a opção mais econômica de cada linha e não incluímos carros híbridos, elétricos, com motores diesel ou tração 4x4.
Pois é, o SUV da General Motors ganhou nova geração em 2020 e chegou como o utilitário esportivo mais eficiente do país. Com o motor 1.0 turbo de 116 cv e câmbio manual de seis marchas, o carro faz a ótima média de 13,0 km/l na cidade. Porém, corra que essa versão de entrada MT deve sair de linha no ano que vem.
Um detalhe: se considerássemos mais de uma versão por modelo, o Tracker 1.0 automático também se destacaria, com 11,9 km/l com gasolina no ciclo urbano. E o 1.2 turbo anota média na cidade 11,2 km/l.
O primeiro crossover compacto da marca italiana mal estreou e já figura entre os SUVs mais econômicos do país. Com motor Firefly de 107/98 cv e o novo câmbio automático do tipo CVT, o Pulse obteve média urbana de 12,9 km/l com gasolina pelo Inmetro.
Detalhe é que a versão automática é mais eficiente que a 1.3 manual, que registrou 12,6 km/l, e que a com novo motor turbo 1.0, que chegou apenas a 12,0 km/l.
Outro modelo em sua versão de entrada que consegue estar entre os SUVs mais econômicos do mercado. Com o motor 1.0 turbo TSI de 128/116 cv e câmbio manual de seis marchas, o T-Cross faz a média urbana de 12,2 km/l, segundo o Inmetro.
Já as variantes com a caixa automática de seis velocidades obtêm o mesmo desempenho energético. Tanto a com o motor 1.0 TSI, como a com o 1.4 TSI de 150 cv registram 11,0 km/l cravados no ciclo urbano.
Apesar do baixo volume de vendas do JAC T40, o modelo se destaca pelo excelente custo-benefício em relação ao consumo. O SUV compacto se sobressai a outros modelos chineses nesse quesito, como toda linha Caoa Chery Tiggo.
O T40 usa o motor 1.5 16V Jetflex com 127 cv de potência e câmbio manual de cinco marchas. Desta forma, faz bons 11,9 km/l no ciclo urbano com gasolina.
Tem gente que não o considera um SUV. Mas o Honda WR-V tem ângulos de ataque e saída e vão livre do solo mais de utilitário do que seu irmão maior, o HR-V. Fit bombado, monovolume parrudo, o que seja, o fato é que o WR-V fecha a lista dos SUVs mais econômicos do país.
Remodelado em 2020, e sempre com motor 1.5 16V de 116/115 cv com câmbio do tipo CVT, o crossover registra médias urbanas de 11,7 km/l, de acordo com as medições do Inmetro. É outro que está para sair de linha.
Para escolher a melhor opção para você, consulte as ofertas de carros novos, seminovos e usados da categoria aqui na Webmotors.