Venda de veículos para PCD bate recorde no Brasil

Segundo Abridef, somente no 1º semestre foram comercializadas mais de 187 mil unidades zero-km com isenções de impostos

  1. Home
  2. Seu bolso
  3. Venda de veículos para PCD bate recorde no Brasil
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O mercado de veículos zero-quilômetro que podem ser adquiridos com isenção de impostos, para clientes PCD (pessoas com deficiência) está em franca expansão no Brasil. De acordo com a Abridef Associação Brasileira da Indústria, Comércio e Serviços de Tecnologia Assistiva, que representa o setor, as vendas atingiram recorde no primeiro semestre deste ano, com mais de 187 mil unidades comercializadas - volume correspondente ao total registrado durante todo o ano de 2017. Em 2016, foram 139 mil.

Segundo a entidade, antes de 2013, quando o número de pessoas elegíveis ao benefício foi ampliado, as vendas eram cerca de 40% menores que as registradas atualmente. Desde então, vem crescendo ano a ano. Em 2013, familiares de pessoas com deficiências severas que impossibilitem a condução também têm direito à compra com isenções de IPI, IPVA, IOF e ICMS , mais vaga especial de estacionamento (o cartão DEFIS) - a isenção total, no entanto, vale apenas para veículos com preço de até R$ 70 mil.

Dianteira de Gol e Voyage 2019 agora é idêntica à da Saveiro, atualizada em 2016
Novos <strong><a href="https://www.webmotors.com.br/wm1/lancamentos/gol-e-voyage-ganham-cambio-automatico-pela-1a-vez">Gol (foto) e Voyage 2019 automáticos</a></strong> são modelos abaixo de R$ 70 mil que podem ser adquiridos com desconto por pessoas com deficiência
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

O desconto sobre o preço final, aplicadas todas as isenções possíveis, fica entre 20% e 30%.

A Abridef estima que s pessoas com deficiência, baseada em dados do censo de 2010 do IBGE, passam de 46 milhões, incluindo os familiares que também têm direito a isenção. A demanda tem sido tão grande que é preciso, dependendo do modelo escolhido, aguardar meses em fila de espera, fora o tempo necessário para encaminhar a documentação solicitada.

"Hoje tem montadoras que não conseguem entregar os carros para PCD com menos de 180 ou até mesmo mais de 200 dias", destaca Rodrigo Rosso, o presidente da Abridef. Ele destaca que, apesar de considerar insuficiente a divulgação das informações à população sobre a possibilidade de compra com a isenção, outros mecanismos têm levado o conhecimento às pessoas interessadas.

"Nos últimos anos, com as informações via redes sociais e com a profissionalização maior dos despachantes que atuam nessas isenções. Com eventos específicos para esse fim, a população vem se conscientizando e cada dia mais usufrui das isenções", diz o executivo, sem deixar de citar "o gargalo muito grande" de órgãos governamentais para dar encaminhamento aos trâmites legais.

"O número de funcionários e a estrutura dos órgãos competentes e envolvidos é o mesmo, e o volume de processos aumenta todo dia, isso causa a demora. Tanto que parte dos processos hoje, já é feita online para acelerar e desburocratizar. Os prazos dos processos hoje são menores, mas a espera pelos carros está sendo grande", conclui.

A Abridef realiza a feira Mobility & Show, cuja edição mais recente foi realizada de 27 a 29 de julho, no Rio de Janeiro. Mais informações pelo telefone 0800-772-661.

Comentários