É bem possível que você já tenha se deparado com a expressão vitrificação do carro por aí. Está forma de tratamento estético da pintura automotiva é consideravelmente nova e faz bastante sucesso. Mas você sabe o que ela significa e se vale a pena? O WM1 te ajuda a entender.
O processo de vitrificação da pintura visa proteger as camadas de tinta do carro de ações do tempo. Um produto é aplicado na carroceria e cria uma espécie de película invisível, que protege e dá mais brilho ao automóvel.
Queridinha da estética automotiva, a vitrificação do carro ocupa o topo da linha de tratamentos para o veículo. É quase um botox automotivo, com a diferença de não alterar em nada a característica do automóvel.
Quando vitrificado, por exemplo, o carro demora mais tempo para ficar sujo. O motivo? A camada criada pelo produto repele a sujeira. Depois de sujo, o carro vitrificado também é lavado com muito mais facilidade.
O chamado vitrificador de pintura é um produto químico e pode ter diversas marcas. Ele cria um nano-revestimento de vidro flexível sobre a superfície do carro. Essa película invisível a olho nu deixa a carroceria protegida de diversas fatos cotidianos: fezes de aves, chuva ácida, seiva das árvores, entre outros.
Com várias etapas, o recomendado é que o processo de vitrificação seja feito por um profissional da área de estética automotiva. Ele envolve lavagem, descontaminação, polimento, entre outros processos para ser eficiente.
O procedimento pode ser feito em qualquer carro, desde que a pintura esteja apta a receber o produto.
Por se tratar de um procedimento estético, o preço da vitrificação do carro pode variar bastante. Encontramos valores que vão de R$ 800 a R$ 5 mil. Os custos mudam de acordo com o tamanho do carro e com a qualidade do vitrificador aplicado.
Como qualquer outro procedimento, a aplicação exige manutenção para durar mais tempo. É preciso levar o carro uma vez por ano ao estabelecimento que fez o serviço para inspeção da lataria e verificar se há necessidade de reaplicar a vitrificação em alguma área da pintura. Já o prazo de garantia varia entre três e cinco anos.