E a Volvo lançou o EX30 no Brasil. Posicionado na gama abaixo do XC40, é um modelo de porte compacto, que estreia um visual - interior e exterior - bem diferente e mais futurista que o dos irmãos maiores.
Equipado com um motor traseiro de 272 cv, está disponível em duas configurações de bateria: 51 kWh ou 69 kWh. Um dos trunfos do novo carro é justamente o preço: são quatro versões, com valores entre R$ 229.950 e R$ 293.950. Faixa de preços não era explorada pela Volvo com os seus SUVs.
Isso bota o Volvo EX30 em confronto direto com vários SUVs híbridos, elétricos e até a combustão de marcas generalistas. Confira a seguir cinco utilitários esportivos que são concorrentes diretos do EX30.
Versão híbrida topo de linha do recém-atualizado Toyota Corolla Cross 2025, a XRX Hybrid parte de R$ 210.990. De porte médio, o SUV da marca japonesa é bem maior que o EX30: tem 4,46 m de comprimento, ou 23 cm a mais que o Volvo - que mede 4,23 m de uma ponta a outra.
O Corolla Cross tem um conjunto motriz híbrido autocarregável composto por um motor 1.8 flex e um propulsor elétrico. Juntos, desenvolvem 122 cv de potência combinada.
Com preços entre R$ 214.000 e R$ 279.000, o Haval H6 compete diretamente com o EX30 tanto nas suas versões híbridas autocarregáveis quanto nas híbridas plug-in.
Assim como os outros modelos desta lista, o H6 também tem um porte mais avantajado que o do SUV sueco: são 4,68 m de comprimento, ante os 4,23 m do EX30. Em sua versão topo de linha, a PHEV34, o H6 tem um conjunto motriz de 243 cv.
Chinês como o Volvo, o elétrico BYD Yuan Plus sai por R$ 229.800. Um empate técnico com o EX30 de entrada, o Core com bateria de 51 kWh, que tem o mesmo motor de 272 cv das versões mais caras, mas com autonomia de 250 quilômetros (ciclo Inmetro).
O SUV da BYD é maior (4,46 m de comprimento) e tem uma bateria de 49,92 kWh que permite ao Yuan Plus rodar até 294 quilômetros (ciclo Inmetro). Mas com um motor de 204 cv, seu desempenho é menos empolgante: acelera de zero a 100 km/h em 7,3 segundos.
O Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid é outro carro dessa lista que parece bem diferente do EX30: é um SUV médio grandalhão (4,72 m de comprimento) e de sete lugares , equipado com um conjunto motriz híbrido de 317 cv de potência. Vai de zero a 100 km/h em 7,05 segundos e roda até 54 quilômetros no modo 100% elétrico.
Mas custa R$ 239.990. Preço intermediário entre o EX30 Core de 51 kWh (R$ 229.950) ou o Core com a bateria de 69 kWh (R$ 249.950). Obviamente, são produtos com propostas bem diferentes. Só que eu aposto que vai ter gente em dúvida entre o levar o SUV da Volvo ou optar pelo custo-benefício.
O SUV médio da Jeep tem quatro configurações na mesma faixa de preços do novo EX30. Uma delas é a recém lançada Blackhawk, equipada com o motor 2.0 turbo Hurricane com 272 cv de potência e vendida por R$ 279.990.
É praticamente o mesmo preço do EX30 Plus, que sai por R$ R$ 277.950 e combina um motor elétrico de 272 cv de potência com a bateria de 69 kWh, que promete uma autonomia de até 338 quilômetros (ciclo Inmetro).