Volvo XC60: 3 razões para comprar e 3 para não ter

O SUV híbrido agrada pelo visual ousado, pelo desempenho e bom espaço interno. Mas pode não agradar a todos os perfis...

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Evandro Enoshita
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Será que vale a pena comprar um Volvo XC60? Em sua versão topo de linha Polestar, o SUV da marca sueca oferece uma inusitada combinação de visual esportivo com a eficiência e bom desempenho de um conjunto mecânico híbrido plug-in.

O resultado dessa combinação de boas características faz com que o Volvo XC60 seja o modelo mais emplacado da marca no Brasil mesmo sem ser o mais acessível. São 1.461 unidades no acumulado de janeiro a outubro deste ano.

Mas, naturalmente, o XC60 Polestar pode não ser a opção mais interessante se você valoriza determinados aspectos de um veículo. Para te ajudar na escolha, reunimos a seguir três razões para comprar e três para "passar" o SUV médio da marca premium. Confira abaixo também o vídeo do nosso teste com o Volvo XC60 Polestar.

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Razões para comprar um Volvo XC60 Polestar:

Visual e "pegada" esportiva

Não é só no visual que o Volvo XC60 Polestar esbanja esportividade. Essa versão topo de linha do SUV intermediário da marca sueca tem também um conjunto mecânico que é voltado para agradar aos fãs dos SUVs com bom desempenho.

Além dos freios preparados, a suspensão tem amortecedores esportivos reguláveis, que permitem ao motorista escolher entre ajustes firme ou mais firme ainda.

Híbrido plug-in, o XC60 tem um motor elétrico e outro a combustão, que desenvolvem a potência combinada de 462 cv e permitem ao modelo acelerar de zero a 100 km/h em 4,8 segundos.

O espaço traseiro do XC60 permite levar dois passageiros adultos com bastante conforto
Crédito: Ricardo Rollo
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Espaço e equipamentos

A não ser que você realmente precise de um SUV de sete lugares, um modelo médio como do XC60 supre muito bem as necessidades de espaço no banco traseiro e para o transporte de bagagens.

Mesmo dois adultos de boa estatura conseguem viajar com conforto no banco traseiro, e aproveitam ainda o conforto das saídas de ventilação dedicadas. O porta-malas tem 468 litros - capacidade que fica na média do segmento.

Já em equipamentos, o modelo tem sistema de direção semiautônomo, head-up display, ar-condicionado automático de duas zonas, som premium Harman Kardon, bancos dianteiros elétricos e com aquecimento, volante aquecido e multimídia com sistema operacional do Google.

Com autonomia elétrica de 78 quilômetros, o XC60 pode se comportar como um carro elétrico nos deslocamentos urbanos
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Quero um elétrico para viajar

Quer usufruir da "parte boa" de ter um carro elétrico, mas não quer ficar refém dos carregadores em viagens rodoviárias? Pois o XC60 garante ao motorista o melhor desses dois mundos.

A autonomia elétrica do SUV é de 78 quilômetros, e é possível configurar ainda o modo One Pedal Drive, que permite guiar o veículo apenas variando a pressão sobre o pedal do acelerador.

Já na estrada, a combinação do motor elétrico com o propulsor a gasolina garante excelentes médias de consumo de até 24,3 km/h, segundo os dados oficiais do Inmetro.

Razões para não comprar um Volvo XC60 Polestar:

 

O conjunto motriz híbrido plug-in é uma escolha mais interessante se a ideia for pegar a estrada com o XC60
Crédito: Ricardo Rollo
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Se for circular só na cidade

Se a ideia for comprar um carro para rodar apenas na cidade, o XC60 não é a opção mais interessante da Volvo.

Neste caso, eu partiria para o 100% elétrico XC40. O SUV custa mais barato, mas oferece menos espaço interno. Por outro lado, é um carro muito bom de guiar, com acelerações empolgantes e autonomia de até 418 quilômetros com uma carga.

Conforto

O espírito esportivo cobra o seu preço no XC60 Polestar. Para os que valorizam o conforto e a maciez típica dos SUVs de maior porte, vale a pena economizar e escolher as versões mais acessíveis do modelo da Volvo.

É que, apesar do visual mais careta, estas outras são equipadas com sistema de suspensão a ar. Muito mais confortável do que o sistema com amortecedores convencionais esportivos do Polestar.

As rodas de 22 polegadas e a suspensão com amortecedores esportivos sacrificam o conforto em rodagem
Crédito: Ricardo Rollo
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Garantia

A Volvo oferece uma garantia total de 24 meses e de cinco anos ou 100 mil quilômetros para a bateria do conjunto motriz de seus carros híbridos.

Esse prazo é menor que o oferecido por concorrentes como a Mercedes-Benz (36 meses), por exemplo. Já a Audi oferece os mesmos 24 meses de garantia total, mas com proteção de oito anos ou 160 mil quilômetros para a bateria motriz.

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