O BYD Yuan Pro acaba de desembarcar no mercado brasileiro como primeiro SUV compacto elétrico da marca chinesa.
Com preço de R$ 182.800, chega para brigar diretamente contra os SUVs compactos a combustão, oferecendo - além do preço agressivo - atributos como a bela lista de equipamentos de conforto.
Por outro lado, outros atributos do novo SUV da BYD podem pesar contra a sua decisão de escolher esse carro para a sua família.
Quer saber quais? Então confira a seguir três boas razões para comprar o Yuan Pro e três motivos para você escolher outro SUV - eletrificado ou não - na mesma faixa de valor.
Ache você bonito ou feio, o BYD Yuan Pro é um carro que chama bastante a atenção pelo visual ousado e de linhas robustas. Ainda que mais contido que o dos modelos mas caros da marca.
Um ponto mais unânime é a cabine, que tem um nível de acabamento superior ao que estamos acostumados a ver em outros modelos do segmento dos SUVs compactos.
O Yuan Pro tem uma lista de equipamentos de conforto bem bacana para um SUV compacto.
O modelo tem bancos de couro com ajustes elétricos nos assentos dianteiros, seletor de modos de condução, ar-condicionado com controle automático de temperatura, carregador de celular por indução, além de painel digital de 8,8 polegadas e multimídia de 12,8" com espelhamento sem fio.
Mesmo com um acerto dinâmico mais voltado para o conforto, o Yuan Pro é um carro bem bacana de guiar. Até mais "no chão" que alguns modelos mais caros da BYD.
Com 177 cv e 29,6 kgf.m de torque, o conjunto mecânico permite ao Yuan Pro acelerar de zero a 100 km/h em baixos 7,9 s. Quer saber como é rodar com o modelo?
O espaço para passageiros no Yuan Pro fica dentro da média dos modelos maiores da categoria. Já o porta-malas é típico de um hatch compacto: apenas 265 litros de capacidade.
Um carro com bagageiro amplo na mesma faixa de valor é o Hyundai Creta N Line, que sai por R$ 182.090 e tem porta-malas de 422 litros.
Se a ideia é ter um SUV para viajar, o Yuan Pro não é um carro para você. Os 250 quilômetros de autonomia fazem desse modelo um veículo mais adequado para o uso urbano.
Sem sair da BYD, uma opção para quem quer ir mais longe é o híbrido plug-in Song Pro, um SUV maior, mais potente (223 cv) e um pouco mais caro (R$ 189.800) na versão GL.
Seu alcance é de 780 quilômetros.
Mesmo com uma boa lista de equipamentos, o BYD Yuan Pro fica devendo um pacote ADAS, aquele com assistentes tecnológicos de condução como controlador adaptativo de velocidade, frenagem autônoma ou assistente de manutenção em faixa.
Com o opcional Pacote ADAS, o Volkswagen T-Cross Highline sai por R$ 184.270 e tem controlador adaptativo de velocidade (ACC), frenagem autônoma, monitor de pontos cegos, assistente de manutenção em faixa e o assistente de estacionamento Park Assist.