Após um tempo considerável de espera, o novo Honda Civic foi finalmente lançado no Brasil. Um dos carros mais importantes da história da marca, o modelo chega à 11ª geração em versão única, importado da Tailândia e híbrido.
O principal concorrente do Civic 2023 é o Corolla Altis Hybrid Premium, versão topo de linha do sedã da Toyota. Aqui vamos comparar as cinco diferenças entre o novo Civic e o Corolla Altis Hybrid Premium.
O Honda Civic 2023 está equipado com a tecnologia e:HEV de motorização híbrida. Então, o carro é movido por um conjunto que tem um motor a combustão e outro elétrico, com torque instantâneo. Esse conjunto eletrificado, chamado de e-CVT, tem dois motores e uma engrenagem. Mas os motores não atuam juntos, embora rendam muita energia graças a um seletor de modo de condução, que permite escolher entre econômico, normal ou esportivo.
Já o Toyota Corolla Altis Hybrid Premium tem o sistema híbrido flex, o primeiro do mundo nesse formato. Foi lançado em 2019 e tem um motor a combustão e dois motores elétricos (MG1 e MG2), com transmissão Hybrid Transaxle CVT que simula 10 marchas.
O novo Civic cresceu e ficou com o visual mais sério e menos agressivo. Agora são 4,68 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,43 m de altura e 2,74 m de entre-eixos. A décima geração do Honda Civic tinha 4,64 m, 1,80 m, 1,43 m e 2,70 m, respectivamente. Ou seja, comprimento e entre-eixos aumentaram.
O Toyota Corolla Altis Hybrid Premium é pouca coisa menor que o lançamento da Honda. Tem 4,63 m de comprimento, 1,78 m de largura (sem considerar os espelhos retrovisores externos), 1,45 m de altura e 2,70 m de entre-eixos.
Depois da motorização, é aqui que está a principal diferença entre o novo Civic e o Toyota Corolla Altis Hybrid Premium. O Honda Civic 2023 foi lançado com o preço inicial sugerido de R$ 244.900, enquanto o rival híbrido topo de linha da Toyota custa a partir de R$ 190.590 - praticamente R$ 55 mil a mais.
Aqui a superioridade do novo Civic sobressai. Com a motorização híbrida e:HEV, a usina de força do Honda Civic tem um motor 2.0 a combustão com injeção direta, 143 cv e 19,1 kgf.m de torque, e outro elétrico, com 184 cv e 32,1 kgf.m de torque instantâneo, com respostas que impressionam. Trata-se de uma evolução da tecnologia híbrida que estreou no Honda Accord. Já o câmbio é igual ao de carros elétricos convencionais: uma marcha à frente e uma para trás. A tração é dianteira.
O Toyota Corolla Altis Hybrid Premium está equipado com um motor a combustão 1.8L VVT-i 16V DOHC flex com potência de 101 cv com etanol (98 cv com gasolina) e os motores elétricos de 72 cv. A potência combinada é de 122 cv. Já o torque é de 14,5 kgf.m no motor a combustão e 16,6 kgf.m no sistema elétrico, mas o torque final combinado não é divulgado pela Toyota. A transmissão CVT que simula 10 marchas tem os modos de condução normal, ECO, power e EV (Electric Vehicle).
No design interno do novo Civic, destaca-se o painel horizontal, com posicionamento baixo e estilo clean. Ou seja, a cabine é limpa e moderna, com materiais nobres e muito bem construídos. Apesar de o carro ter ficado maior, é importante mencionar que o volume do porta-malas caiu de 517 litros para 495 litros.
Já o interior do Corolla Altis Hybrid Premium é sofisticado, com ar de luxo, mas bastante sóbrio, e agrada quem está dentro do carro. Porém, o visual não é tão moderno assim. O espaço do porta-malas também é menor que no rival da Honda: capacidade para 470 litros.