A Chevrolet vai botar o novo Bolt EUV à prova logo no seu lançamento oficial no mercado brasileiro. A ideia da fabricante é promover um desafio para estabelecer o SUV elétrico como recordista em autonomia.
Chamado de Bolt EUV Range Challenge, o desafio será realizado na pista do Campo de Provas da Chevrolet em Indaiatuba (SP), já nas próximas semanas.
A marca não deu mais detalhes sobre o evento, mas é esperado que o elétrico ultrapasse a própria autonomia declarada de 456 quilômetros com apenas uma carga, no ciclo WLTP.
Para superar essa meta, a marca deve explorar a técnica de otimização da carga da bateria e da eficiência energética, conhecida como "hypermiling". O método de economia envolve práticas como o controle da aceleração e a redução do peso de carga carregada, entre outras.
O Bolt EUV é o segundo carro elétrico da Chevrolet no Brasil. Assim como seu antecessor, o Bolt tradicional, que é vendido desde 2019, o EUV usa um motor elétrico, que entrega 203 cv de potência e torque de 36,7 kgf.m.
As baterias do SUV são de 66 kWh e podem ser abastecidas em pontos de recarga rápida. Nessas tomadas, o modelo recupera até 161 quilômetros de autonomia com apenas 30 minutos.
Um exemplo de desafio de "hypermiling" foi feito em 2018, quando dois americanos conseguiram rodar 975 quilômetros com um Tesla Model 3. O modelo, contudo, era limitado a algo entre 354 e 498 quilômetros. O feito foi registrado, inclusive, em uma live nas redes sociais dos autores.