O SUV de luxo BYD Yangwang U8 foi mostrado no Salão de Xangai em abril deste ano e foi confirmado pela marca no Brasil. O jipão, que até foi comparado com o Land Rover Defender pela robustez e sofisticação, tem mais de 1.000 cv de potência, pode rodar a 120 km/h com o pneu furado e até flutua.
Vamos por partes. O Yangwang U8 tem quatro motores elétricos com um sistema de tração único e até agora exclusivo em um SUV de grand porte - são 5,30 m de comprimento e 3,05 m de entre-eixos.
Cada roda tem um motor elétrico com 220 kW de potência. No total, são 880 kW, ou algo em torno de 1.195 cv e um torque máximo de 130,5 kgf.m, Além disso, o carro é equipado com um motor a combustão 2.0 turbo de 272 cv, que é usado como gerador de energia para a bateria, sem tracionar as quatro rodas. Com esse conjunto, o carro acelera de zero a 100 km/h em 3,6 segundos e tem velocidade máxima de 200 km/h. Para completar, a capacidade de reboque é de 2.500 quilos.
Os motores elétricos são alimentados por uma bateria de 49 kWh, que também proporciona ao BYD Yangwang U8 uma autonomia de 180 quilômetros (no padrão chinês). Porém, com os 75 litros do tanque de combustível para o motor a combustão, o alcance combinado divulgado é de 1.000 quilômetros. A bateria do SUV pode ser carregada de 30% a 80% em incríveis cinco minutos.
Por causa do sistema de tração integral e individual em cada roda, devido aos motores elétricos, o BYD Yangwang U8 pode rodar a uma velocidade de 120 km/h com o pneu furado. Isso porque, em caso de furo, o pneu avariado deixa de ser tracionado. Segundo a marca, o grande SUV de luxo chinês também é capaz de girar em torno do próprio eixo, já que o ângulo de esterçamento das rodas dianteiras é muito grande.
A comparação com o Land Rover Defender não é apenas marketing. O SUV de luxo Yangwang U8 também é capaz de enfrentar aventuras no fora de estrada sem passar sufoco.
O destaque fica para a carroceria, que é à prova d'água e pode flutuar até o SUV entrar em contato novamente com o solo. Além disso, o carro é equipado com um sistema de suspensão de alta tecnologia chamado DiSus-X, que monitora e controla ativamente carroceria e suspensão, permitindo que o U8 ultrapasse obstáculos sem dificuldade.
Achou pouco? O carro também tem 38 sensores, incluindo três lidares (tecnologia óptica de detecção remota), 19 radares (sendo cinco de reconhecimento aéreo e marítimo e 14 ultrassônicos) e 16 câmeras. E também em comunicação por satélite a bordo, permitindo que os motoristas permaneçam conectados com o mundo exterior mesmo em áreas remotas sem sinais de telefone. Uma estação de ancoragem de drone opcional também está disponível.
Por dentro, o carro é luxuoso, com muito couro e equipado com três telas no console central e um sistema de informação e entretenimento AR-HUD. O Yangwang U8 é vendido em configurações de cinco ou sete assentos.
O preço do BYD Yangwang U8 para o Brasil e a data de lançamento, não foram divulgados. Mas o carro foi lançado na China por 1.098.000 yuans, cerca de R$ 775 mil em conversão direta, e se tornou o carro de produção chinês mais caro disponível no mercado. Aqui, podemos esperar um valor na casa do milhão e meio, pelo menos.
Quer saber todos os detalhes do carro que você vai comprar? Consulte o Catálogo Webmotors!